Gestão democratica : perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza
Ano de defesa: | 2003 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597129 |
Resumo: | Orientador: Luis Enrique Aguilar |
id |
UNICAMP-30_c3fb012d8a197717e78f48b0bfcaa660 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::303633 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão democratica : perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula SouzaGestão educacionalDemocraciaEnsino técnicoEducação e EstadoEscolas públicas - Organização e administraçãoEducaçãoOrientador: Luis Enrique AguilarDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa visa ao estudo do exercício, das formas e das modalidades que assume a gestão democrática em escolas técnicas do Centro Paulo Souza, localizadas na região de Campinas, Estado de São Paulo. Desenvolvemos estes estudos em escolas que têm procurado implementar uma série de inovações educacionais com o objetivo de melhoria e aperfeiçoamento do ensino técnico oferecido aos jovens no Estado de São Paulo. O contexto normativo adota como ponto de partida a promulgação da LDB 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e o Decreto 2208/97 (que desvinculou o ensino médio do ensino técnico) e, com isso, a rede pública do Centro Paulo Souza passou por profundas e importantes reformas estruturais, levadas a cabo com a participação de representantes de segmentos de todo o corpo de educadores que compõe o quadro do Centro Paulo Souza, a saber, professores, coordenadores de área, supervisores, diretores e outros trabalhadores da educação, como auxiliares de instrução e encarregados de manutençãoAbstract: The present research aims for the study of the exercise of the forms and the modalities that assumes the democratic management in technical schools of Paula Souza Center, located in the region of Campinas, in São Paulo State. We develop these studies in schools that have looked for implementing a series of educational innovations with the objective of improvement of the technical education offered to the young in the State of São Paulo. The normative context adopts as starting point the promulgation of LDB (Law of Unes of directions and Bases of the National 9394/96 Education) and Decree (that separated Senior High School from technical education 2208/97) and with this, the public net of Paulo Souza Center passed for deep and important strutural reforms, carried out with the participation of representatives of segments of ali the teaching staff who composes the staff of Paulo Souza Center, such as teachers, coordinators of area, supervisors, principais and othersMestradoMestre em Educação[s.n.]Aguilar, Luis Enrique, 1958-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGoes, Moacir de20032003-05-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf113p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597129GOES, Moacir de. Gestão democratica: perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza. 2003. 113p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597129. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/303633porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T08:16:48Zoai::303633Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T08:16:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão democratica : perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza |
title |
Gestão democratica : perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza |
spellingShingle |
Gestão democratica : perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza Goes, Moacir de Gestão educacional Democracia Ensino técnico Educação e Estado Escolas públicas - Organização e administração Educação |
title_short |
Gestão democratica : perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza |
title_full |
Gestão democratica : perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza |
title_fullStr |
Gestão democratica : perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza |
title_full_unstemmed |
Gestão democratica : perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza |
title_sort |
Gestão democratica : perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza |
author |
Goes, Moacir de |
author_facet |
Goes, Moacir de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aguilar, Luis Enrique, 1958- Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goes, Moacir de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão educacional Democracia Ensino técnico Educação e Estado Escolas públicas - Organização e administração Educação |
topic |
Gestão educacional Democracia Ensino técnico Educação e Estado Escolas públicas - Organização e administração Educação |
description |
Orientador: Luis Enrique Aguilar |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003-05-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597129 GOES, Moacir de. Gestão democratica: perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza. 2003. 113p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597129. Acesso em: 25 abr. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) GOES, Moacir de. Gestão democratica: perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza. 2003. 113p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597129. Acesso em: 25 abr. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/303633 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 113p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1797405353342664704 |