Gestão democratica : perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Goes, Moacir de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597129
Resumo: Orientador: Luis Enrique Aguilar
id UNICAMP-30_c3fb012d8a197717e78f48b0bfcaa660
oai_identifier_str oai::303633
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Gestão democratica : perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula SouzaGestão educacionalDemocraciaEnsino técnicoEducação e EstadoEscolas públicas - Organização e administraçãoEducaçãoOrientador: Luis Enrique AguilarDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa visa ao estudo do exercício, das formas e das modalidades que assume a gestão democrática em escolas técnicas do Centro Paulo Souza, localizadas na região de Campinas, Estado de São Paulo. Desenvolvemos estes estudos em escolas que têm procurado implementar uma série de inovações educacionais com o objetivo de melhoria e aperfeiçoamento do ensino técnico oferecido aos jovens no Estado de São Paulo. O contexto normativo adota como ponto de partida a promulgação da LDB 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e o Decreto 2208/97 (que desvinculou o ensino médio do ensino técnico) e, com isso, a rede pública do Centro Paulo Souza passou por profundas e importantes reformas estruturais, levadas a cabo com a participação de representantes de segmentos de todo o corpo de educadores que compõe o quadro do Centro Paulo Souza, a saber, professores, coordenadores de área, supervisores, diretores e outros trabalhadores da educação, como auxiliares de instrução e encarregados de manutençãoAbstract: The present research aims for the study of the exercise of the forms and the modalities that assumes the democratic management in technical schools of Paula Souza Center, located in the region of Campinas, in São Paulo State. We develop these studies in schools that have looked for implementing a series of educational innovations with the objective of improvement of the technical education offered to the young in the State of São Paulo. The normative context adopts as starting point the promulgation of LDB (Law of Unes of directions and Bases of the National 9394/96 Education) and Decree (that separated Senior High School from technical education 2208/97) and with this, the public net of Paulo Souza Center passed for deep and important strutural reforms, carried out with the participation of representatives of segments of ali the teaching staff who composes the staff of Paulo Souza Center, such as teachers, coordinators of area, supervisors, principais and othersMestradoMestre em Educação[s.n.]Aguilar, Luis Enrique, 1958-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGoes, Moacir de20032003-05-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf113p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597129GOES, Moacir de. Gestão democratica: perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza. 2003. 113p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597129. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/303633porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T08:16:48Zoai::303633Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T08:16:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão democratica : perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza
title Gestão democratica : perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza
spellingShingle Gestão democratica : perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza
Goes, Moacir de
Gestão educacional
Democracia
Ensino técnico
Educação e Estado
Escolas públicas - Organização e administração
Educação
title_short Gestão democratica : perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza
title_full Gestão democratica : perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza
title_fullStr Gestão democratica : perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza
title_full_unstemmed Gestão democratica : perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza
title_sort Gestão democratica : perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza
author Goes, Moacir de
author_facet Goes, Moacir de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguilar, Luis Enrique, 1958-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Goes, Moacir de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão educacional
Democracia
Ensino técnico
Educação e Estado
Escolas públicas - Organização e administração
Educação
topic Gestão educacional
Democracia
Ensino técnico
Educação e Estado
Escolas públicas - Organização e administração
Educação
description Orientador: Luis Enrique Aguilar
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-05-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597129
GOES, Moacir de. Gestão democratica: perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza. 2003. 113p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597129. Acesso em: 25 abr. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GOES, Moacir de. Gestão democratica: perspectivas e desafios da escola publica do Centro Paula Souza. 2003. 113p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597129. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/303633
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
113p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405353342664704