Transição para negócios digitais: uma análise das rotinas dinâmicas em agências bancárias
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Positivo
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Administração
|
Departamento: |
Pós-Graduação
|
País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1963 |
Resumo: | O surgimento e aprimoramento das TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação – levou a uma transformação no modo de vida de grandes proporções, tanto nos hábitos das pessoas quanto nos processos produtivos. No ambiente de negócios a inovação se tornou fator determinante de geração de riqueza, sendo que no setor bancário brasileiro desencadeou o aumento concorrencial aos bancos múltiplos, com o surgimento das bancos digitais, fintechs e cooperativas de crédito. Em tal contexto, ocorrem reorganizações institucionais e reconfigurações do modelo de negócios. Assim, a presente pesquisa investigou tal cenário numa instituição bancária brasileira, que foi denominada Banco $, a luz dos constructos de modelo de negócios, rotinas e capacidades dinâmicas na estratégia organizacional. O objetivo geral da investigação consistiu em analisar as rotinas organizacionais presentes no atendimento presencial de clientes das agências do banco $, a partir da introdução dos processos digitais no modelo de negócios. Já os objetivos específicos buscaram contextualizar os aspectos marcantes na transição digital e na adoção do novo modelo de negócios no Banco $, identificar os elementos ostensivos e performativos das rotinas relacionados ao atendimento presencial e apontar soluções de inovação para a melhoria de processos com base nas capacidades dinâmicas da organização. Para tanto foi utilizado o método qualitativo, adotando-se a perspectiva interpretativista e a realização de estudo de caso, com caráter exploratório e abordagem longitudinal (2016-2019). A coleta de dados, ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e dados documentais, sendo realizada a triangulação entre tais fontes primárias e secundárias em conjunto com a literatura utilizada. A pesquisa revelou que muitas rotinas organizacionais foram reconfiguradas na medida em que ocorreu o aprofundamento do novo modelo de negócios e da mudança organizacional. Tais rotinas manifestam em seu aspecto ostensivo a predominância da prática negocial como meta para geração de receita e no aspecto performativo a interdependência de outras rotinas, bem como a agência (capacidade de agir) por parte dos funcionários. Quanto às capacidades dinâmicas do Banco $, evidenciou-se o seu potencial gerativo através da materialização de várias reorganizações da empresa, sob forma de rearranjos de recursos físicos e humanos no período pesquisado. |
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2021-04-27T21:48:06Z20202021-04-27T21:48:06Z2020https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1963O surgimento e aprimoramento das TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação – levou a uma transformação no modo de vida de grandes proporções, tanto nos hábitos das pessoas quanto nos processos produtivos. No ambiente de negócios a inovação se tornou fator determinante de geração de riqueza, sendo que no setor bancário brasileiro desencadeou o aumento concorrencial aos bancos múltiplos, com o surgimento das bancos digitais, fintechs e cooperativas de crédito. Em tal contexto, ocorrem reorganizações institucionais e reconfigurações do modelo de negócios. Assim, a presente pesquisa investigou tal cenário numa instituição bancária brasileira, que foi denominada Banco $, a luz dos constructos de modelo de negócios, rotinas e capacidades dinâmicas na estratégia organizacional. O objetivo geral da investigação consistiu em analisar as rotinas organizacionais presentes no atendimento presencial de clientes das agências do banco $, a partir da introdução dos processos digitais no modelo de negócios. Já os objetivos específicos buscaram contextualizar os aspectos marcantes na transição digital e na adoção do novo modelo de negócios no Banco $, identificar os elementos ostensivos e performativos das rotinas relacionados ao atendimento presencial e apontar soluções de inovação para a melhoria de processos com base nas capacidades dinâmicas da organização. Para tanto foi utilizado o método qualitativo, adotando-se a perspectiva interpretativista e a realização de estudo de caso, com caráter exploratório e abordagem longitudinal (2016-2019). A coleta de dados, ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e dados documentais, sendo realizada a triangulação entre tais fontes primárias e secundárias em conjunto com a literatura utilizada. A pesquisa revelou que muitas rotinas organizacionais foram reconfiguradas na medida em que ocorreu o aprofundamento do novo modelo de negócios e da mudança organizacional. Tais rotinas manifestam em seu aspecto ostensivo a predominância da prática negocial como meta para geração de receita e no aspecto performativo a interdependência de outras rotinas, bem como a agência (capacidade de agir) por parte dos funcionários. Quanto às capacidades dinâmicas do Banco $, evidenciou-se o seu potencial gerativo através da materialização de várias reorganizações da empresa, sob forma de rearranjos de recursos físicos e humanos no período pesquisado.The emergence and improvement of ICTs - Information and Communication Technologies - led to a transformation in the way of life of great proportions, both in people's habits and in the production processes. In the business environment, innovation has become a determining factor in the generation of wealth, and in the Brazilian banking sector it has triggered an increase in competition for multiple banks, with the emergence of digital banks, fintechs and credit unions. In such a context, institutional reorganizations and reconfigurations of the business model occur. Thus, this research investigated this scenario in a Brazilian banking institution, which was called Banco $, in light of the constructs of the business model, routines and dynamic capabilities in the organizational strategy. The general objective of the investigation was to analyze the organizational routines present in the face-to-face service of bank branch customers $, from the introduction of digital processes in the business model. The specific objectives sought to contextualize the striking aspects of the digital transition and the adoption of the new business model at Banco $, to identify the ostensive and performative elements of the routines related to face-to-face service and to point out innovative solutions for improving processes based on capacities. dynamics of the organization. For that, the qualitative method was used, adopting the interpretative perspective and carrying out a case study, with an exploratory character and a longitudinal approach (2016-2019). Data collection took place through semistructured interviews and documentary data, and triangulation between such primary and secondary sources was carried out in conjunction with the literature used. The survey revealed that many organizational routines were reconfigured as the new business model and organizational change deepened. Such routines manifest in their ostensible aspect the predominance of business practice as a goal for generating revenue and in the performative aspect the interdependence of other routines, as well as the agency (ability to act) by employees. As for the dynamic capabilities of Banco $, its generating potential was evidenced through the materialization of several reorganizations of the company, in the form of rearrangements of physical and human resources in the period surveyed.porUniversidade PositivoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUPBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAdministraçãoDesenvolvimento organizacionalNegócios - AdministraçãoInovações tecnológicasInstituições financeirasTransição para negócios digitais: uma análise das rotinas dinâmicas em agências bancáriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMariutti, Fabiana Gondimhttp://lattes.cnpq.br/7418547824053811http://lattes.cnpq.br/6311154963340712Hamerschmidt, Marisa Biehlinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALMARISA BIEHL HAMERSCHMIDT.pdfMARISA BIEHL HAMERSCHMIDT.pdfDissertaçãoapplication/pdf2341133http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1963/1/MARISA%20BIEHL%20HAMERSCHMIDT.pdfcf71df86f8fcba63b73ca7b67ec884a3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1963/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/19632021-05-20 17:48:15.922oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-05-20T20:48:15Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
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