Ambiente, interpretação e estratégia: um estudo na indústria brasileira de cosméticos
Ano de defesa: | 2008 |
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Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Positivo
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Administração
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Departamento: |
Pós-Graduação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2859 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo verificar de que maneira os esquemas interpretativos dos dirigentes das indústrias brasileiras de cosméticos atuaram como mediadores na definição das estratégias dessas organizações, tendo em vista o contexto ambiental no qual estão insertas. Ele foi conduzido com base no pressuposto de que as organizações desenvolvem mecanismos de respostas às pressões ambientais, sejam elas de ordem instrumental, social ou política, entendendo-se que as estratégias se vinculam à maneira pela qual os dirigentes organizacionais percebem e compreendem a estratégia, bem como percebem e interpretam o ambiente competitivo. Nesse sentido tal avaliação é influenciada pela cognição dos dirigentes. Sob os pressupostos da teoria institucional, procurou-se ampliar o foco de análise das influências ambientais que incidem sobre a definição estratégica, ao considerar não apenas as pressões ambientais de natureza instrumental (faceta técnica do ambiente), mas também, pressões de natureza social e política (faceta institucional). Procurou-se descrever o contexto ambiental do setor de cosméticos, as respectivas pressões competitivas, os esquemas interpretativos, as estratégias organizacionais; e finalmente explicar como tais variáveis se relacionam e afetam as escolhas das estratégias empresariais. Para tanto foi utilizado o delineamento de pesquisa do tipo levantamento com perspectiva de análise descritivo-quantitativa. A natureza do estudo é transversal e o setor examinado é a indústria brasileira de cosméticos. A pesquisa teve duas fases de coleta e análise de dados. A primeira, qualitativa, na qual se realizou a análise documental e de conteúdo de dados secundários; a segunda, quantitativa, foi realizada por meio de questionário de pesquisa enviado aos dirigentes das organizações. Em face dos resultados obtidos, as seguintes constatações são apontadas: primeiro, incidem sobre as organizações do setor de cosméticos tanto pressões instrumentais, quanto políticas e sociais. Segundo, os esquemas interpretativos dos dirigentes definem cognitivamente esferas de referência ambiental (internacional, nacional e regional). Terceiro, quanto mais amplo o contexto ambiental de referência, mais aptas as organizações são em absorver as pressões do ambiente no qual estão imersas. Quarto, quanto mais amplo o contexto ambiental de referência, mais claras e delineadas são as estratégias das organizações. Quinto, as distintas estruturas de valores dos dirigentes das organizações implicam diferentes comportamentos estratégicos; foram identificados três padrões de comportamento estratégico: empresas líderes, empresas seguidoras e empresas relutantes. Esses padrões representam o conjunto de estratégias adotadas em cada cluster. |
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Quinto, as distintas estruturas de valores dos dirigentes das organizações implicam diferentes comportamentos estratégicos; foram identificados três padrões de comportamento estratégico: empresas líderes, empresas seguidoras e empresas relutantes. Esses padrões representam o conjunto de estratégias adotadas em cada cluster.The object of this study was to verify how the interpretative schemes of the executives of the companies involved in the Brazilian cosmetic industry worked as mediators in those organizations strategies definition, bearing in mind the environmental context in which they are inserted. It was developed based upon the assumption that the organizations develop response mechanisms to environmental pressures, whether they have an instrumental, social, or political nature, understanding that the strategies are linked to the way through which the organizational leaders perceive and understand the strategy, as well as perceive and interpret the competitive environment. In this sense, such evaluation is influenced by the leaders' cognition. Under the institutional theory’s assumptions, it was sought to expand the focus of analysis of the environmental influences which affect the strategic definition, by considering not only the environmental pressures of an instrumental nature (technical aspect of the environment), but also social and political pressures (institutional aspect). An attempt was made to describe the environmental context of the cosmetics sector in its competitive pressures, interpretative schemes, organizational strategies; and, finally, to explain how such variables are related to each other and affect the choices of business strategies. For this, the delineation of survey-like research with descriptive-quantitative analysis perspective was used; the type of the study was a transversal one and the examined sector was the Brazilian cosmetics industry. The research had two phases of data collection and analysis. The first one, a qualitative phase, in which the documental and secondary data contents analysis was made; the second phase, a quantitative one, which was carried out through research questionnaires sent to the leaders of the organizations. In view of the results obtained, the following findings are indicated: first, that both instrumental and political pressures affect the cosmetics sector. Second, that the leaders' interpretative schemes cognitively define environmental reference spheres (international, national, and regional ones). Third, the broader the reference environmental context, the more capable the organizations are to absorb the pressures of the environment in which they are immersed. Fourth, the broader the reference environmental context, the clearer and more delineated are the organizations strategies. Fifth, the different value structures of the organizational leaders imply different strategic behaviors, and three patterns of strategic behavior were identified: leading companies, follower companies, and reluctant companies. These patterns represent the strategy set adopted in each cluster.porUniversidade PositivoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUPBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEstratégiaAmbiente, interpretação e estratégia: um estudo na indústria brasileira de cosméticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMachado-da-Silva, Clóvis L.-http://lattes.cnpq.br/9577638638516367Angonese, Rosângelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALRosangela Maria Angonese.pdfRosangela Maria Angonese.pdfDissertaçãoapplication/pdf2181165http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2859/1/Rosangela%20Maria%20Angonese.pdf82bc19fff441d2919c34440630e72bf1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2859/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/28592021-10-05 12:59:49.858oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/2859Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-10-05T15:59:49Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
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