Gestão escolar, poder local e formação cidadã : equação possível?
Ano de defesa: | 2006 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Salvador
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Administração
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Departamento: |
Administração
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/5 |
Resumo: | presente estudo teve por objetivo analisar a relação da instituição escolar pública, com as entidades representativas da sociedade, aqui representadas pelas Associações de Moradores. Do mesmo modo, procurou-se verificar se a cooptação, inerente ao modelo de gestão participativa, adotado pelo Estado, associada às distorções funcionais do poder local, típicas de comunidades distritais, constituiriam a desqualificação desta escola como agência de formação cidadã. Para tanto, foram consideradas as dimensões políticas, educacionais e gerenciais implícitas no referido processo. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um Estudo de Caso, tendo como campo o Distrito de Ilha de Maré, Salvador, Bahia. Como técnicas, foram utilizadas observação sistemática, entrevistas semi-estruturadas e Grupo Focal, junto a gestores escolares, docentes, líderes locais, pais e alunos das escolas. No referencial teórico, foram abordados tópicos como organização do Estado e sua relação com o poder local; a gestão participativa; a municipalização da educação e a sua relação com o Estado e as entidades que os representam. A maior contribuição desse estudo é a possível identificação do comprometimento da formação cidadã, importante objetivo das instituições educacionais do município, causado pelo enfraquecimento da ação do poder local nas comunidades distritais soteropolitanas, como efeito da ação governamental nas localidades suburbanas. |
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