Gestão de pessoas por competências para o desenvolvimento organizacional: o caso Instituto Federal Farroupilha, câmpus Santo Augusto
Ano de defesa: | 2014 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Palavras-chave em Português: | |
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Resumo: | Na administração pública brasileira, os gestores da área de gestão de pessoas tradicionalmente utilizam o modelo burocrático. No entanto, desde o ano 2006, o governo federal tem estimulado a mudança para o modelo de gestão de pessoas por competências. A questão problema é: Como implementar um modelo de gestão de pessoas por competências em Institutos Federais de Educação. O objetivo desta dissertação é apresentar uma proposta para implementar a gestão de pessoas por competência nos Institutos Federais de Educação com base na aplicação no IF Farroupilha - Câmpus Santo Augusto. Especificamente descrevem-se e analisam-se a estrutura operacional, as práticas de gestão de pessoas e a política de gestão de pessoas, bem como mapeiam-se as competências organizacionais e individuais. Essas atividades foram determinantes para propor um modelo de aplicação nos Institutos Federais de Educação visando a transformação do modelo de administração de recursos humanos em um modelo de gestão de pessoas por competências. As mudanças em direção à humanização da gestão da área foram preconizadas internacionalmente por Jean F. Chanlat, na década de 1990, e abre espaço para debates sobre competências organizacionais e individuais como fonte de valor para o indivíduo e organização. Posteriormente, na década de 2000 e no contexto nacional, Maria Rita Gramigna apresenta um modelo de referência para implementação do modelo de gestão de pessoas por competências, enquanto que Hugo Pena Brandão apresenta os métodos e técnicas para mapeamento de competências. Os procedimentos metodológicos adotados para investigação empírica foram orientados pelo paradigma interpretativista, no nível de pesquisa exploratória e descritiva, do tipo estudo de caso e com abordagem qualitativa dos dados. O objeto de análise, IF Farroupilha - Câmpus Santo Augusto, pertence ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha e caracteriza-se por ser uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e com estrutura multicampi. O Câmpus Santo Augusto foi inaugurado em 2008, cuja estrutura organizacional é formada por quatro direções, além da direção geral do Câmpus. A área de gestão de pessoas segue o modelo burocrático, com critérios de recrutamento e seleção de pessoas (docentes e técnicos) e impressos em edital público e orientados pelos pressupostos da meritocracia que constam no regime jurídico único do servidor público. Para implementação do modelo de gestão de pessoas por competências, pode-se utilizar a proposta elaborada por Maria Rita Gramigna, desde que sejam contemplados os seguintes fatores contingenciais: (i) o grau de interesse e de iniciativa dos gestores dos câmpus e dos coordenadores da área de gestão de pessoas do IF Farroupilha; (ii) envolvimento e comprometimento de diretores e coordenadores com as ações desenvolvidas pelos coordenadores da área; (iii) valorização dos servidores públicos com base na avaliação de desempenho; (iv) os gestores dos Institutos Federais de Educação assumirem o papel de coordenadores do desenvolvimento das competências necessárias aos servidores. |
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Na administração pública brasileira, os gestores da área de gestão de pessoas tradicionalmente utilizam o modelo burocrático. No entanto, desde o ano 2006, o governo federal tem estimulado a mudança para o modelo de gestão de pessoas por competências. A questão problema é: Como implementar um modelo de gestão de pessoas por competências em Institutos Federais de Educação. O objetivo desta dissertação é apresentar uma proposta para implementar a gestão de pessoas por competência nos Institutos Federais de Educação com base na aplicação no IF Farroupilha - Câmpus Santo Augusto. Especificamente descrevem-se e analisam-se a estrutura operacional, as práticas de gestão de pessoas e a política de gestão de pessoas, bem como mapeiam-se as competências organizacionais e individuais. Essas atividades foram determinantes para propor um modelo de aplicação nos Institutos Federais de Educação visando a transformação do modelo de administração de recursos humanos em um modelo de gestão de pessoas por competências. As mudanças em direção à humanização da gestão da área foram preconizadas internacionalmente por Jean F. Chanlat, na década de 1990, e abre espaço para debates sobre competências organizacionais e individuais como fonte de valor para o indivíduo e organização. Posteriormente, na década de 2000 e no contexto nacional, Maria Rita Gramigna apresenta um modelo de referência para implementação do modelo de gestão de pessoas por competências, enquanto que Hugo Pena Brandão apresenta os métodos e técnicas para mapeamento de competências. Os procedimentos metodológicos adotados para investigação empírica foram orientados pelo paradigma interpretativista, no nível de pesquisa exploratória e descritiva, do tipo estudo de caso e com abordagem qualitativa dos dados. O objeto de análise, IF Farroupilha - Câmpus Santo Augusto, pertence ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha e caracteriza-se por ser uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e com estrutura multicampi. O Câmpus Santo Augusto foi inaugurado em 2008, cuja estrutura organizacional é formada por quatro direções, além da direção geral do Câmpus. A área de gestão de pessoas segue o modelo burocrático, com critérios de recrutamento e seleção de pessoas (docentes e técnicos) e impressos em edital público e orientados pelos pressupostos da meritocracia que constam no regime jurídico único do servidor público. Para implementação do modelo de gestão de pessoas por competências, pode-se utilizar a proposta elaborada por Maria Rita Gramigna, desde que sejam contemplados os seguintes fatores contingenciais: (i) o grau de interesse e de iniciativa dos gestores dos câmpus e dos coordenadores da área de gestão de pessoas do IF Farroupilha; (ii) envolvimento e comprometimento de diretores e coordenadores com as ações desenvolvidas pelos coordenadores da área; (iii) valorização dos servidores públicos com base na avaliação de desempenho; (iv) os gestores dos Institutos Federais de Educação assumirem o papel de coordenadores do desenvolvimento das competências necessárias aos servidores. |
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