A relação família-escola: contexto da comunidade ribeirinha em uma escola pública estadual de um

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Carvalho, Goretti Cristina Neves Marques Ribeiro de, 1967-
Orientador(a): Santos, Roseli Albino dos, 1968-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5651
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santos
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spelling Carvalho, Goretti Cristina Neves Marques Ribeiro de, 1967-Giovinazzo-Júnior, Carlos AntonioÁvila, Maria Auxiliadora, 1952-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoSantos, Roseli Albino dos, 1968-2022-05-06T00:19:33Z2022-05-06T00:19:33Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5651Orientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos SantosDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017.Resumo: Objetivou-se, neste trabalho, investigar as formas de participação das famílias ribeirinhas na escola e na vida escolar de seus filhos e os significados dados a essa participação por professores, estudantes e suas famílias. As reflexões pautaram-se nos referenciais de Bernad Lahire (1997), Bernard Charlot (2000; 2001) e Pierre Bourdieu (1997; 2000; 2003). A pesquisa, do tipo etnográfico envolvendo estudo de caso, foi desenvolvida pelos caminhos da metodologia qualitativa de investigação, instrumentalizando-se em: entrevista semiestruturada com treze estudantes, onze mães e cinco professores; observação das mães na Reunião de Pais e na Reunião do Conselho de Escola e Associação Amigos da Escola (AAE); e, coleta de informações no documento Plano Gestor. A análise e a discussão dos resultados mostraram que a escola confirma a participação das famílias na vida escolar dos filhos limitada às suas condições socioeconômicas e culturais. Também revelam que os estudantes ribeirinhos têm dificuldades na aprendizagem. Para as famílias, a falta de participação na escola decorre das condições socioeconômicas que dificultam o deslocamento. Incentivam a vida escolar dos filhos por meio da verbalização sobre a importância da escola para um futuro melhor, incentivando-os a não faltar. Para a maioria das mães, os filhos aprendem na escola. Os estudantes dos anos iniciais gostam da escola e dos conteúdos, sentem-se culpados pelos desentendimentos entre os colegas e têm pouco hábito de leitura. Já para os estudantes dos anos finais e do Ensino Médio esse gosto pela escola sofre uma decadência, com sinais de evasão e de pouco envolvimento nas atividades pedagógicas e nas relações sociais. Ainda que a escola proponha atividades para tentar recuperar as dificuldades, as defasagens, a evasão dos estudantes e eventos que promovam a participação da família na escola, deve refletir sobre a necessidade de construção de um currículo que favoreça a inclusão e a diversidade cultural, além do sentimento de pertença dessas famílias na escola. Considera-se, que haja necessidade de políticas que atendam às necessidades socioeconômicas e culturais dos ribeirinhos, visando à aquisição do conhecimento e o desenvolvimento desses estudantes, assegurando à sua integridade e dignidade. Espera-se, com este estudo, ampliar a discussão sobre a participação das famílias de comunidades singulares na escola e suas implicações nos processos escolares de seus filhos.Abstract: The objective of this study was to investigate the ways in which riverside families participate in school and in the school life of their children and the meanings given to this participation by teachers, students and their families. The reflections were based on the references of Bernard Lahire (1997), Bernard Charlot (2000; 2001) and Pierre Bourdieu (1997; 2000; 2003). The ethnographic research involving the case study was developed by the qualitative research methodology of investigation, using as instrument the semi-structured interview with thirteen students, eleven mothers and five teachers; The observation of mothers at the parent-teacher conference and at the Meeting of the Board of School and Friends of the School Association (AAE); and the collection of information in the document in the Management Plan. The analysis and discussion of the results showed that the school confirms the participation of the families in the life school of children limitedly to their socioeconomic and cultural conditions. It also reveals that riverside students have learning difficulties. For the families, the lack of participation in the school is due to the socioeconomic conditions that hinds commuting. They encourage the life school of children by verbalizing on the importance of school for a better future, encouraging them not to to be absent. For most mothers, children learn at school. Students in the early years enjoy school and its contents, feel guilty for the misunderstandings among school mates and have little reading habit. Yet, the students of the final years and of the Secondary School, this taste for the school suffers a decadence with signs of school evasion and little engagement with pedagogical activities and social relations. Although the school proposes activities to try to recover these difficulties, the lags, the evasion of students and events that promote the participation of the family in the school, it must reflect on the need to build a curriculum that favors the inclusion and the cultural diversity, besides the feeling of belonging of those families at school. It is considered, therefore, that there is a need for policies that fulfills the socioeconomic and cultural needs of the riverside people, aiming the acquisition of knowledge and development of those students, ensuring their integrity and dignity. It is expected that this study will expand the discussion about the participation of the families of singular communities at school and their implications on the school processes of their children.Made available in DSpace on 2022-05-06T00:19:33Z (GMT). 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