Diretrizes para análise e desenvolvimento de identidade visual: contribuições para o design ergonômico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Silva, João Carlos Riccó Plácido [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/89750
Resumo: Atualmente, o excesso de informações visuais presentes em todos os meios de comunicação é constatado de forma veemente, por exemplo, nas mídias impressas, internet e interfaces utilizadas pela publicidade, em conjunto com o design informacional. Essas informações visuais têm grande influência ma vida dos seres humanos, uma vez que a visão desses indivíduos é o sentido mais empregado. As influências acontecem, principalmente, por meio da utilização desmedida de recursos informacionais pelas instituições. Estudos sobre identidade visual não têm explorado de forma satisfatória essa problemática, favorecendo, assim, o pouco desenvolvimento desse assunto em projetos da área. Por consequencia, nota-se a necessidade de definir diretrizes que possibilitem uma implementação desses projetos, tornando-se acessíveis à compreensão da maioria dos indivíduos - consumidores e, especialmente, usuários. O presente estudo tem por objetivo propor parâmetros para análise e desenvolvimento de identidades visuais, os quais serão balizados por meio dos conceitos de usabilidade visual, metodologias do design e a gestalt. Foram constatadas empresas de design especializadas em projetos de identidade visual, lugares onde foram realizadas entrevistas que possibilitaram recolher as marcas para análise. Ato contínuo, os resultados foram analisados e tabulados, permitindo a propositura de parâmetros para análise e desenvolvimento de identidades visuais
id UNSP_222efaab87502174191aec1bd03e4376
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89750
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Diretrizes para análise e desenvolvimento de identidade visual: contribuições para o design ergonômicoErgonomiaComunicação visualIdentidade visualErgonomicsVisual identitiesAtualmente, o excesso de informações visuais presentes em todos os meios de comunicação é constatado de forma veemente, por exemplo, nas mídias impressas, internet e interfaces utilizadas pela publicidade, em conjunto com o design informacional. Essas informações visuais têm grande influência ma vida dos seres humanos, uma vez que a visão desses indivíduos é o sentido mais empregado. As influências acontecem, principalmente, por meio da utilização desmedida de recursos informacionais pelas instituições. Estudos sobre identidade visual não têm explorado de forma satisfatória essa problemática, favorecendo, assim, o pouco desenvolvimento desse assunto em projetos da área. Por consequencia, nota-se a necessidade de definir diretrizes que possibilitem uma implementação desses projetos, tornando-se acessíveis à compreensão da maioria dos indivíduos - consumidores e, especialmente, usuários. O presente estudo tem por objetivo propor parâmetros para análise e desenvolvimento de identidades visuais, os quais serão balizados por meio dos conceitos de usabilidade visual, metodologias do design e a gestalt. Foram constatadas empresas de design especializadas em projetos de identidade visual, lugares onde foram realizadas entrevistas que possibilitaram recolher as marcas para análise. Ato contínuo, os resultados foram analisados e tabulados, permitindo a propositura de parâmetros para análise e desenvolvimento de identidades visuaisCurrently, the excess of visual information present in all the media is seen as forcefully, for exemple, in print media, internet and interfaces used by the publicity in conjunction with the design of information. This visual information has great influence in human lives, since the vision of these individuals is the most utilized sense. The influences occur mainly through the rampant use of information resources by the institutions. Studies on visual identify has not explored satisfactorily this issue, thus encouraging the low development of this subject in some projects in the area. Consequently, there is a need to define parameters that enable the implementation of these projects, making them accessible to the understanding of most individuals - consumers, and especially users. This study aims to propose parameters for analysis and development of visual identities, which will be market out through the visual identity projects were contacted, where interviews were realized that make it possible to collect the brands for analysis. The results were analyzed and tabulated, which allowed the parameters propose for analysis and development of visual identitiesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paschoarelli, Luis Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, João Carlos Riccó Plácido [UNESP]2014-06-11T19:24:10Z2014-06-11T19:24:10Z2012-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis170 f. :application/pdfSILVA, João Carlos Riccó Plácido. Diretrizes para análise e desenvolvimento de identidade visual: contribuições para o design ergonômico. 2012. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.http://hdl.handle.net/11449/89750000694469silva_jcrp_me_bauru.pdf33004056082P08521603444193259Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-27T06:06:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89750Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-27T06:06:56Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diretrizes para análise e desenvolvimento de identidade visual: contribuições para o design ergonômico
title Diretrizes para análise e desenvolvimento de identidade visual: contribuições para o design ergonômico
spellingShingle Diretrizes para análise e desenvolvimento de identidade visual: contribuições para o design ergonômico
Silva, João Carlos Riccó Plácido [UNESP]
Ergonomia
Comunicação visual
Identidade visual
Ergonomics
Visual identities
title_short Diretrizes para análise e desenvolvimento de identidade visual: contribuições para o design ergonômico
title_full Diretrizes para análise e desenvolvimento de identidade visual: contribuições para o design ergonômico
title_fullStr Diretrizes para análise e desenvolvimento de identidade visual: contribuições para o design ergonômico
title_full_unstemmed Diretrizes para análise e desenvolvimento de identidade visual: contribuições para o design ergonômico
title_sort Diretrizes para análise e desenvolvimento de identidade visual: contribuições para o design ergonômico
author Silva, João Carlos Riccó Plácido [UNESP]
author_facet Silva, João Carlos Riccó Plácido [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paschoarelli, Luis Carlos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Carlos Riccó Plácido [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ergonomia
Comunicação visual
Identidade visual
Ergonomics
Visual identities
topic Ergonomia
Comunicação visual
Identidade visual
Ergonomics
Visual identities
description Atualmente, o excesso de informações visuais presentes em todos os meios de comunicação é constatado de forma veemente, por exemplo, nas mídias impressas, internet e interfaces utilizadas pela publicidade, em conjunto com o design informacional. Essas informações visuais têm grande influência ma vida dos seres humanos, uma vez que a visão desses indivíduos é o sentido mais empregado. As influências acontecem, principalmente, por meio da utilização desmedida de recursos informacionais pelas instituições. Estudos sobre identidade visual não têm explorado de forma satisfatória essa problemática, favorecendo, assim, o pouco desenvolvimento desse assunto em projetos da área. Por consequencia, nota-se a necessidade de definir diretrizes que possibilitem uma implementação desses projetos, tornando-se acessíveis à compreensão da maioria dos indivíduos - consumidores e, especialmente, usuários. O presente estudo tem por objetivo propor parâmetros para análise e desenvolvimento de identidades visuais, os quais serão balizados por meio dos conceitos de usabilidade visual, metodologias do design e a gestalt. Foram constatadas empresas de design especializadas em projetos de identidade visual, lugares onde foram realizadas entrevistas que possibilitaram recolher as marcas para análise. Ato contínuo, os resultados foram analisados e tabulados, permitindo a propositura de parâmetros para análise e desenvolvimento de identidades visuais
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-23
2014-06-11T19:24:10Z
2014-06-11T19:24:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, João Carlos Riccó Plácido. Diretrizes para análise e desenvolvimento de identidade visual: contribuições para o design ergonômico. 2012. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/89750
000694469
silva_jcrp_me_bauru.pdf
33004056082P0
8521603444193259
identifier_str_mv SILVA, João Carlos Riccó Plácido. Diretrizes para análise e desenvolvimento de identidade visual: contribuições para o design ergonômico. 2012. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.
000694469
silva_jcrp_me_bauru.pdf
33004056082P0
8521603444193259
url http://hdl.handle.net/11449/89750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170 f. :
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965467757871104