Aprender para ensinar: a reflexão na formação inicial de professores de física

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Longhini, Marcos Daniel [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/90896
Resumo: Descreve-se aqui uma pesquisa com estudantes cursando a disciplina Prática de Ensino no último ano do Curso de Licenciatura em Física na Universidade Estadual Paulista - UNESP - Câmpus de Bauru, São Paulo. A pesquisa procurou avaliar a transformação de postura destes futuros docentes através da reflexão durante o processo, planejamento e aplicação em situações reais de sala de aula de uma sequência de atividades de ensino sobre o tema pressão atmosférica, levando em consideração resultados recentes de investigações na linha construtivista, tais como: respeito às concepções prévias dos estudantes, discussões sobre mudança conceitual e inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino. A pesquisa buscou especificamente responder às seguintes questões: a) as atividades desenvolvidas influenciaram diretamente no conhecimento do conteúdo específico sobre o tema abordado? b) como os futuros docentes transformaram o conteúdo específico em conteúdo pedagógico? Após discussões teóricas os planejamentos de ensino foram elaborados por cada um dos três grupos de licenciandos e as sequências de atividades foram aplicadas em turmas de ensino médio, sob supervisão do docente responsável pela disciplina. Nos intervalos entre as aplicações das atividades foram realizadas reuniões de reflexões sobre a prática realizada. Todas atividades foram cuidadosamente gravadas. A coleta de dados incluiu também questionários e entrevistas iniciais e finais. As conclusões mostram que: a) a reflexão sobre a prática apresenta-se como um aspecto positivo a ser considerado na formação iniciail, pois favoreceu a incorporação de elementos essenciais do referencial teórico estudado: b) o processo favoreceu uma melhoria significativa do conhecimento sobre conteúdos específicos de Física dos licenciandos; c) em relação a aspectos pedagógicos, nem sempre os futuros...
id UNSP_2960f94836825d320ef78385cf3bb558
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90896
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Aprender para ensinar: a reflexão na formação inicial de professores de físicaProfessores de física - FormaçãoPhysics teachingConstructivismTeaching practicumReflexive teacherContent knowledgePedagogical knowledgeDescreve-se aqui uma pesquisa com estudantes cursando a disciplina Prática de Ensino no último ano do Curso de Licenciatura em Física na Universidade Estadual Paulista - UNESP - Câmpus de Bauru, São Paulo. A pesquisa procurou avaliar a transformação de postura destes futuros docentes através da reflexão durante o processo, planejamento e aplicação em situações reais de sala de aula de uma sequência de atividades de ensino sobre o tema pressão atmosférica, levando em consideração resultados recentes de investigações na linha construtivista, tais como: respeito às concepções prévias dos estudantes, discussões sobre mudança conceitual e inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino. A pesquisa buscou especificamente responder às seguintes questões: a) as atividades desenvolvidas influenciaram diretamente no conhecimento do conteúdo específico sobre o tema abordado? b) como os futuros docentes transformaram o conteúdo específico em conteúdo pedagógico? Após discussões teóricas os planejamentos de ensino foram elaborados por cada um dos três grupos de licenciandos e as sequências de atividades foram aplicadas em turmas de ensino médio, sob supervisão do docente responsável pela disciplina. Nos intervalos entre as aplicações das atividades foram realizadas reuniões de reflexões sobre a prática realizada. Todas atividades foram cuidadosamente gravadas. A coleta de dados incluiu também questionários e entrevistas iniciais e finais. As conclusões mostram que: a) a reflexão sobre a prática apresenta-se como um aspecto positivo a ser considerado na formação iniciail, pois favoreceu a incorporação de elementos essenciais do referencial teórico estudado: b) o processo favoreceu uma melhoria significativa do conhecimento sobre conteúdos específicos de Física dos licenciandos; c) em relação a aspectos pedagógicos, nem sempre os futuros...It is described here a research undertaken among last year students of an undergraduate program designed to form High School Physics teachers (Licenciatura) held at Bauru campus of the Universidade Estadual Paulista - UNESP. The research aimed to evaluate the future teachers posture's change through the reflection made during the process of planning and applying a sequence of classes about atmosphere pressure in real classroom situations, taking into consideration outcomes of recent constructivist research such as: respect to the students' previous conceptions, discussions on conceptual change and insertion of History and Phylosophy of Science into teaching. The research sought specifically to answer to the following questions: a) Do the developed activities induced to improve future teacher's content knowledge on the subject taught? b) How do the future teachers turned the content knowledge into pedagogical knowledge? After theoretical discussions the teaching planning were elaborated for each one of the three groups of future teachers and the activities sequence were applied in High School classrooms, under the advising of the professor responsible for the course. During the intervals between the applications meeting were made in order to reflect on the teaching practice observed. All the activities done were recorded. Data collected include also questionnaires and initial and final interviews. Conclusions show that: a) the reflection on the teaching practice shows as a positive aspect to be considered during the initial formation of teachers since it favoured to incorporate essential elements of theoretical references studied before; b) the process helped to improve future teachers' content knowledge; c) in relation to pedagogical contents, classroom activities show that not always they assumed constructivist posture during the classes; mixing them with other traditional methodologies... (Complete abstract click electronic access below)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nardi, Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Longhini, Marcos Daniel [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2001-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis353 f. : il.application/pdfLONGHINI, Marcos Daniel. Aprender para ensinar: a reflexão na formação inicial de professores de física. 2001. 353 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2001.http://hdl.handle.net/11449/90896000153012longhini_md_me_bauru.pdf33004056079P04449947783474945Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-27T06:06:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90896Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-27T06:06:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender para ensinar: a reflexão na formação inicial de professores de física
title Aprender para ensinar: a reflexão na formação inicial de professores de física
spellingShingle Aprender para ensinar: a reflexão na formação inicial de professores de física
Longhini, Marcos Daniel [UNESP]
Professores de física - Formação
Physics teaching
Constructivism
Teaching practicum
Reflexive teacher
Content knowledge
Pedagogical knowledge
title_short Aprender para ensinar: a reflexão na formação inicial de professores de física
title_full Aprender para ensinar: a reflexão na formação inicial de professores de física
title_fullStr Aprender para ensinar: a reflexão na formação inicial de professores de física
title_full_unstemmed Aprender para ensinar: a reflexão na formação inicial de professores de física
title_sort Aprender para ensinar: a reflexão na formação inicial de professores de física
author Longhini, Marcos Daniel [UNESP]
author_facet Longhini, Marcos Daniel [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nardi, Roberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Longhini, Marcos Daniel [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de física - Formação
Physics teaching
Constructivism
Teaching practicum
Reflexive teacher
Content knowledge
Pedagogical knowledge
topic Professores de física - Formação
Physics teaching
Constructivism
Teaching practicum
Reflexive teacher
Content knowledge
Pedagogical knowledge
description Descreve-se aqui uma pesquisa com estudantes cursando a disciplina Prática de Ensino no último ano do Curso de Licenciatura em Física na Universidade Estadual Paulista - UNESP - Câmpus de Bauru, São Paulo. A pesquisa procurou avaliar a transformação de postura destes futuros docentes através da reflexão durante o processo, planejamento e aplicação em situações reais de sala de aula de uma sequência de atividades de ensino sobre o tema pressão atmosférica, levando em consideração resultados recentes de investigações na linha construtivista, tais como: respeito às concepções prévias dos estudantes, discussões sobre mudança conceitual e inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino. A pesquisa buscou especificamente responder às seguintes questões: a) as atividades desenvolvidas influenciaram diretamente no conhecimento do conteúdo específico sobre o tema abordado? b) como os futuros docentes transformaram o conteúdo específico em conteúdo pedagógico? Após discussões teóricas os planejamentos de ensino foram elaborados por cada um dos três grupos de licenciandos e as sequências de atividades foram aplicadas em turmas de ensino médio, sob supervisão do docente responsável pela disciplina. Nos intervalos entre as aplicações das atividades foram realizadas reuniões de reflexões sobre a prática realizada. Todas atividades foram cuidadosamente gravadas. A coleta de dados incluiu também questionários e entrevistas iniciais e finais. As conclusões mostram que: a) a reflexão sobre a prática apresenta-se como um aspecto positivo a ser considerado na formação iniciail, pois favoreceu a incorporação de elementos essenciais do referencial teórico estudado: b) o processo favoreceu uma melhoria significativa do conhecimento sobre conteúdos específicos de Física dos licenciandos; c) em relação a aspectos pedagógicos, nem sempre os futuros...
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-10-20
2014-06-11T19:24:49Z
2014-06-11T19:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LONGHINI, Marcos Daniel. Aprender para ensinar: a reflexão na formação inicial de professores de física. 2001. 353 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2001.
http://hdl.handle.net/11449/90896
000153012
longhini_md_me_bauru.pdf
33004056079P0
4449947783474945
identifier_str_mv LONGHINI, Marcos Daniel. Aprender para ensinar: a reflexão na formação inicial de professores de física. 2001. 353 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2001.
000153012
longhini_md_me_bauru.pdf
33004056079P0
4449947783474945
url http://hdl.handle.net/11449/90896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 353 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790808483561472