Educação física como tecnologia política dos corpos. Governamentalidade biopolítica neoliberal no Brasil e na Colômbia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Muñoz, Jorge Andrés Jiménez [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/235931
Resumo: Assumindo a perspectiva analítica da governamentalidade, problematizamos a inserção da Educação Física como uma área de conhecimento nas “Ciências da Saúde” no Brasil e na Colômbia através das suas instituições gestoras de políticas científicas. Para além de dilemas epistemológicos, propomos algumas reflexões sobre qual tipo de racionalidade governamental rege essa locação nessa grande área e não na grande área das Ciências Humanas, a qual, localizada na Educação, encontraria uma inserção histórica e social mais significativa. Através de uma atitude problematizadora, analisamos os nexos de saber-poder que produzem as condições de implementação dessa racionalidade política e a sua efetivação tecnológica nos seguintes planos: a) Nas políticas científicas estabelecidas por instituições governamentais em ambos os países; b) Na Educação Física Escolar, compreendida no interior da discursividade de uma série de reformas governamentais. Desta forma, descrevemos como empiricamente vem se disseminando uma tendência de governamentalização biopolítica neoliberal por parte de diversos atores com interesses na educação, que investem a Educação Física como tecnologia de condução das condutas para ampliar seu campo de ação e atingir os corpos no campo escolar. Embora existam singularidades históricas e políticas em ambos os países que condicionam diversos mecanismos de captura e resistência, a racionalidade governamental consegue colonizar eficazmente relatórios, diagnósticos, projetos e políticas educacionais, bem como diversas concepções de avaliação e das aprendizagens, por meio de um discurso gerencialista que prescinde da discussão epistemológica da área, promovendo um empresariamento da vida.
id UNSP_4d5dd3023256c6c163771a17a61d4cbe
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235931
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Educação física como tecnologia política dos corpos. Governamentalidade biopolítica neoliberal no Brasil e na ColômbiaPhysical education as a political technology of bodies. Neoliberal biopolitical governmentality in Brazil and ColombiaEducação FísicaCampo científicoNeoliberalismoPolíticas públicasGovernamentalidadeGovernmentalityPhysical EducationScientific fieldNeoliberalismPublic policeAssumindo a perspectiva analítica da governamentalidade, problematizamos a inserção da Educação Física como uma área de conhecimento nas “Ciências da Saúde” no Brasil e na Colômbia através das suas instituições gestoras de políticas científicas. Para além de dilemas epistemológicos, propomos algumas reflexões sobre qual tipo de racionalidade governamental rege essa locação nessa grande área e não na grande área das Ciências Humanas, a qual, localizada na Educação, encontraria uma inserção histórica e social mais significativa. Através de uma atitude problematizadora, analisamos os nexos de saber-poder que produzem as condições de implementação dessa racionalidade política e a sua efetivação tecnológica nos seguintes planos: a) Nas políticas científicas estabelecidas por instituições governamentais em ambos os países; b) Na Educação Física Escolar, compreendida no interior da discursividade de uma série de reformas governamentais. Desta forma, descrevemos como empiricamente vem se disseminando uma tendência de governamentalização biopolítica neoliberal por parte de diversos atores com interesses na educação, que investem a Educação Física como tecnologia de condução das condutas para ampliar seu campo de ação e atingir os corpos no campo escolar. Embora existam singularidades históricas e políticas em ambos os países que condicionam diversos mecanismos de captura e resistência, a racionalidade governamental consegue colonizar eficazmente relatórios, diagnósticos, projetos e políticas educacionais, bem como diversas concepções de avaliação e das aprendizagens, por meio de um discurso gerencialista que prescinde da discussão epistemológica da área, promovendo um empresariamento da vida.Assuming the analytical perspective of government, we problematize the insertion of Physical Education as an area of knowledge in the “Science of Health” in Brazil and Colombia through their institutions that administer scientific policies. In addition to the epistemological dilemmas, we propose some reflections on what kind of governmental rationality governs this location in this area and in the area of Human Sciences, which, located in Education, would find a more significant historical and social insertion. Through a problematizing attitude, we analyzed the knowledge-power links that produce the conditions for the implementation of political rationality and its technological effectiveness in the following planes: a) The scientific policies established by the governmental institutions of both countries; b) In School Physical Education, understood outside the discourse of a series of governmental reforms. In this way, we believe how empirically we see a trend of neoliberal biopolitical governance being disseminated by several actors with interests in education, who invest in Physical Education as a technology to conduct behaviors to expand their field of action and reach bodies in the school field. There are now historical and political singularities in both countries that condition different mechanisms of capture and resistance, to the governmental rationality that manages to effectively colonize reports, diagnoses, projects and educational policies, as well as different conceptions of evaluation and learning, through a managerial discourse. that dispenses with the epistemological discussion of the area, promoting an entrepreneurship of life.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Carlos José [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muñoz, Jorge Andrés Jiménez [UNESP]2022-08-02T14:06:54Z2022-08-02T14:06:54Z2022-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23593133004137066P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-22T14:43:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235931Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-02-22T14:43:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física como tecnologia política dos corpos. Governamentalidade biopolítica neoliberal no Brasil e na Colômbia
Physical education as a political technology of bodies. Neoliberal biopolitical governmentality in Brazil and Colombia
title Educação física como tecnologia política dos corpos. Governamentalidade biopolítica neoliberal no Brasil e na Colômbia
spellingShingle Educação física como tecnologia política dos corpos. Governamentalidade biopolítica neoliberal no Brasil e na Colômbia
Muñoz, Jorge Andrés Jiménez [UNESP]
Educação Física
Campo científico
Neoliberalismo
Políticas públicas
Governamentalidade
Governmentality
Physical Education
Scientific field
Neoliberalism
Public police
title_short Educação física como tecnologia política dos corpos. Governamentalidade biopolítica neoliberal no Brasil e na Colômbia
title_full Educação física como tecnologia política dos corpos. Governamentalidade biopolítica neoliberal no Brasil e na Colômbia
title_fullStr Educação física como tecnologia política dos corpos. Governamentalidade biopolítica neoliberal no Brasil e na Colômbia
title_full_unstemmed Educação física como tecnologia política dos corpos. Governamentalidade biopolítica neoliberal no Brasil e na Colômbia
title_sort Educação física como tecnologia política dos corpos. Governamentalidade biopolítica neoliberal no Brasil e na Colômbia
author Muñoz, Jorge Andrés Jiménez [UNESP]
author_facet Muñoz, Jorge Andrés Jiménez [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Carlos José [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Muñoz, Jorge Andrés Jiménez [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Campo científico
Neoliberalismo
Políticas públicas
Governamentalidade
Governmentality
Physical Education
Scientific field
Neoliberalism
Public police
topic Educação Física
Campo científico
Neoliberalismo
Políticas públicas
Governamentalidade
Governmentality
Physical Education
Scientific field
Neoliberalism
Public police
description Assumindo a perspectiva analítica da governamentalidade, problematizamos a inserção da Educação Física como uma área de conhecimento nas “Ciências da Saúde” no Brasil e na Colômbia através das suas instituições gestoras de políticas científicas. Para além de dilemas epistemológicos, propomos algumas reflexões sobre qual tipo de racionalidade governamental rege essa locação nessa grande área e não na grande área das Ciências Humanas, a qual, localizada na Educação, encontraria uma inserção histórica e social mais significativa. Através de uma atitude problematizadora, analisamos os nexos de saber-poder que produzem as condições de implementação dessa racionalidade política e a sua efetivação tecnológica nos seguintes planos: a) Nas políticas científicas estabelecidas por instituições governamentais em ambos os países; b) Na Educação Física Escolar, compreendida no interior da discursividade de uma série de reformas governamentais. Desta forma, descrevemos como empiricamente vem se disseminando uma tendência de governamentalização biopolítica neoliberal por parte de diversos atores com interesses na educação, que investem a Educação Física como tecnologia de condução das condutas para ampliar seu campo de ação e atingir os corpos no campo escolar. Embora existam singularidades históricas e políticas em ambos os países que condicionam diversos mecanismos de captura e resistência, a racionalidade governamental consegue colonizar eficazmente relatórios, diagnósticos, projetos e políticas educacionais, bem como diversas concepções de avaliação e das aprendizagens, por meio de um discurso gerencialista que prescinde da discussão epistemológica da área, promovendo um empresariamento da vida.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-02T14:06:54Z
2022-08-02T14:06:54Z
2022-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235931
33004137066P5
url http://hdl.handle.net/11449/235931
identifier_str_mv 33004137066P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790697811607552