Um hobbit a menos, um hobbit a mais, será que tanto faz?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Stainle, Stéfano [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/211015
Resumo: Com esta pesquisa pretende-se analisar o modo como se inter-relacionam, a partir de uma abordagem crítica sobre os hobbits, as narrativas de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion – principais componentes do universo ficcional que abarca a mitologia do legendarium tolkieniano – a fim de tentar compreender de que forma a ordem de publicação das obras de J. R. R. Tolkien influencia e modifica sua mitologia. A fim de esclarecer tal posicionamento, cabe ressaltar que todas as leituras serão pautadas pela análise das atuações dos hobbits nos desdobramentos da história da Terra-média, seja através de Bilbo, Gollum, Frodo, Sam, Merry ou Pippin – os principais responsáveis pela conexão entre o mundo dos hobbits (o Condado) e o restante da Terra-média (espaço ocupado pelas demais criaturas pertencentens aos Povos Livres). O entendimento da origem dos hobbits, seu papel na demanda do Anel, o espaço que ocupam diante da mitologia em questão, seus atributos enquanto personagens, sua relação com os demais povos e espaços circundantes, seu destino quando da dissolução do desequilíbrio instaurado ainda na cosmogonia – por influência de Melkor – e seu posicionamento central nessa dissolução são de grande importância para o mapeamento desse pequeno – em quantidade e estatura – povo ordeiro e de espírito não-aventureiro. Um fator indispensável para as reflexões propostas é a atuação da personagem Gandalf, seja pelo fato de ficar responsável pela conexão entre as três narrativas principais supracitadas, seja por servir de instrumento de composição narrativa quando utilizada pelo autor para suprir algumas conexões impossíveis entre tais narrativas quando considerados os problemas editoriais e cronológicos de suas publicações. Partindo do estudo da raça dos hobbits e de sua atuação na narrativa do legendarium, intenciona-se contribuir, em última instância, para uma melhor compreensão do universo ficcional criado pelo autor e um melhor entendimento dos recursos utilizados na composição de sua atuação, responsável por transformar O Senhor dos Anéis em uma amálgama do estilo épico de O Silmarillion e do prosaísmo de O Hobbit, aspecto que até o momento não foi abordado e analisado pela crítica especializada na obra do autor, seja em âmbito nacional ou internacional.
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A fim de esclarecer tal posicionamento, cabe ressaltar que todas as leituras serão pautadas pela análise das atuações dos hobbits nos desdobramentos da história da Terra-média, seja através de Bilbo, Gollum, Frodo, Sam, Merry ou Pippin – os principais responsáveis pela conexão entre o mundo dos hobbits (o Condado) e o restante da Terra-média (espaço ocupado pelas demais criaturas pertencentens aos Povos Livres). O entendimento da origem dos hobbits, seu papel na demanda do Anel, o espaço que ocupam diante da mitologia em questão, seus atributos enquanto personagens, sua relação com os demais povos e espaços circundantes, seu destino quando da dissolução do desequilíbrio instaurado ainda na cosmogonia – por influência de Melkor – e seu posicionamento central nessa dissolução são de grande importância para o mapeamento desse pequeno – em quantidade e estatura – povo ordeiro e de espírito não-aventureiro. Um fator indispensável para as reflexões propostas é a atuação da personagem Gandalf, seja pelo fato de ficar responsável pela conexão entre as três narrativas principais supracitadas, seja por servir de instrumento de composição narrativa quando utilizada pelo autor para suprir algumas conexões impossíveis entre tais narrativas quando considerados os problemas editoriais e cronológicos de suas publicações. Partindo do estudo da raça dos hobbits e de sua atuação na narrativa do legendarium, intenciona-se contribuir, em última instância, para uma melhor compreensão do universo ficcional criado pelo autor e um melhor entendimento dos recursos utilizados na composição de sua atuação, responsável por transformar O Senhor dos Anéis em uma amálgama do estilo épico de O Silmarillion e do prosaísmo de O Hobbit, aspecto que até o momento não foi abordado e analisado pela crítica especializada na obra do autor, seja em âmbito nacional ou internacional.This research aims to analyze how The Lord of the Rings, The Hobbit, and The Silmarillion are interconnected departing from a critical approach of the hobbits. These works are the main components of the fictional universe that embraces the mythology of the Tolkienian legendarium. It is our objective to understand how the order of publication of J. R. R. Tolkien’s works influenced and modified his mythology. To this end, all our readings will be guided by the analysis of the hobbits’ performances in the unfolding of the history of Middle-earth, namely Bilbo, Gollum, Frodo, Sam, Merry, and Pippin. They are the main characters responsible for the connection between the hobbits’ world (The Shire) and the rest of Middle-earth (territory in which live other creatures belonging to the Free Peoples). In mapping this small (in height and quantity), orderly, and unadventurous people, it is of great importance the comprehension of the hobbits’ origin, their role in the quest for the Ring, the space they occupy before the mythology in question, their attributes as characters, their relationship with other peoples and surrounding lands, their destiny in the dissolution of the imbalance (instability caused by influence of Melkor in the cosmogony), and their central position in such dissolution. An indispensable factor for the proposed reflections is the performance of Gandalf, for he is the one who connects the three above-mentioned narratives. He also serves as an instrument of narrative composition employed to supply some impossible connections between these works, considering the editorial and chronological problems of their publication. Based on the study of the race of the hobbits and their performance in the narrative of the legendarium, we intend, ultimately, to contribute to a better understanding of the fictional universe created by Tolkien and the resources used in order to compose the hobbits’ performance. Such performance is responsible for transforming The Lord of the Rings into an amalgamation of The Silmarillion’s epic style and The Hobbit’s prosaism, an aspect that has not been adequately addressed and analyzed by critics that are specialized in the author’s works so far, either nationally or internationally.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Aparecido Donizete [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Stainle, Stéfano [UNESP]2021-07-12T16:56:20Z2021-07-12T16:56:20Z2021-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21101533004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-07T06:18:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/211015Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-07T06:18:44Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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