A desolação de O Hobbit : a decepção dos fãs sobre a adaptação cinematográfica, no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Lucas, Henrique Denis
Orientador(a): Jacks, Nilda Aparecida
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/179163
Resumo: O objetivo deste estudo é encontrar a associação entre o engajamento emocional e participativo, as competências culturais e as decepções dos fãs brasileiros do universo tolkieniano na recepção da trilogia de O Hobbit, no cinema. Visa, ainda, encontrar os indícios da decepção como sentimento - pela via da espectatorialidade - ou emoção - pela via da recepção. Além disso, a pesquisa contribui para o campo dos estudos da experiência fílmica, relacionando emoção e sentimento às concepções de recepção cinematográfica e espectatorialidade fílmica. Para isso, traçamos um percurso teórico-metodológico nesse campo, abordando seus antecedentes e desdobramentos, propondo uma nova nomenclatura para a recepção e a espectatorialidade. Decepção é entendida em dois estados afetivos distintos: emoção, mais imediata, passageira e não durável; e sentimento, mais duradouro e profundo, que estrutura e define nossa subjetividade humana. Foram utilizados os dados brasileiros da pesquisa The Hobbit Project, compostos por questionários focados na recepção da trilogia. Baseado na adaptação da escala de engajamento participativo e produtivo, proposta por Lopes et al (2011), os respondentes dos questionários foram classificados em tipologias de fãs (Consumidores, Críticos, Produtores e Curadores) Os fãs constituem comunidades interpretativas, compartilhando sentidos e modos de organização, e comunidades emocionais, compartilhando emoções, pautas, interesses, valores, metas, símbolos e códigos afetivos e reforçando ensinamentos e pressuposições comuns. A pesquisa demonstrou que o percurso formativo da decepção parte do engajamento emocional e participativo, passa pelo desenvolvimento das competências culturais, as expectativas e é concluído no desapontamento. A competência Conhecimento da narrativa canônica do universo tolkieniano permeou todo o percurso, transformando-se na decepção Tratamento da narrativa. Como principais resultados, as maiores decepções com a narrativa foram encontradas na avaliação geral dos filmes, no tratamento narrativo da morte de um dos três guerreiros anões, na adaptação deturpada ou descaracterizada de determinados personagens e no romance inter-racial apresentado no filme.
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Decepção é entendida em dois estados afetivos distintos: emoção, mais imediata, passageira e não durável; e sentimento, mais duradouro e profundo, que estrutura e define nossa subjetividade humana. Foram utilizados os dados brasileiros da pesquisa The Hobbit Project, compostos por questionários focados na recepção da trilogia. Baseado na adaptação da escala de engajamento participativo e produtivo, proposta por Lopes et al (2011), os respondentes dos questionários foram classificados em tipologias de fãs (Consumidores, Críticos, Produtores e Curadores) Os fãs constituem comunidades interpretativas, compartilhando sentidos e modos de organização, e comunidades emocionais, compartilhando emoções, pautas, interesses, valores, metas, símbolos e códigos afetivos e reforçando ensinamentos e pressuposições comuns. A pesquisa demonstrou que o percurso formativo da decepção parte do engajamento emocional e participativo, passa pelo desenvolvimento das competências culturais, as expectativas e é concluído no desapontamento. A competência Conhecimento da narrativa canônica do universo tolkieniano permeou todo o percurso, transformando-se na decepção Tratamento da narrativa. Como principais resultados, as maiores decepções com a narrativa foram encontradas na avaliação geral dos filmes, no tratamento narrativo da morte de um dos três guerreiros anões, na adaptação deturpada ou descaracterizada de determinados personagens e no romance inter-racial apresentado no filme.This study aims to find the relation among the emotional and participatory engagements, the cultural competences and the deception of the Brazilian fans of the Tolkien universe in the reception of The Hobbit trilogy in movie theaters. It also aims to identify the marks of deception as a feeling – through spectatorship – or emotion – through reception. In addition to that, it contributes to film experience studies by relating emotion and feeling to the concepts of movies reception and film spectatorship. For that, we build a theoretical and methodological path in the field, and approach its previous and unfolding notions, in order to propose new terms for reception and spectatorship. Here, deception may be understood as two different states of affection: emotion, more immediate, temporary and short-lasting, and feeling, more long-lasting and profound, which structures and defines our human subjectivity. The research used the Brazilian data deriving from The Hobbit Project, comprising questionnaires focused on the reception of the trilogy. The respondents were classified into types of fans (namely Consumers, Critics, Producers and Curators) based on the adaptation scale of productive and participatory engagements proposed by Lopes et al (2011) Fans constitute interpretative communities, in which they share senses and forms of organization, and emotional communities, in which they share emotions, agenda, interests, values, aims, symbols and affective codes, and reinforce common presuppositions and teachings. The results of the study show that the path that builds the deception departs from emotional and participatory engagements, to the development of cultural competences and expectations, and its end is disappointment. The competence of Canon Narrative Knowledge of the Tolkien Universe is present through the whole path, and becomes deception with the Narrative Treatment. One of the main results is the existence of greater deception in the general evaluation of the films, the narrative treatment of one of the three dwarf warriors’ death, the changes of adaptation and characteristics of some characters, and the interracial love story portrayed in the film.application/pdfporEstudos de recepçãoFãsO Hobbit (Filme). Crítica e interpretaçãoMedia receptionCinema experienceThe HobbitA desolação de O Hobbit : a decepção dos fãs sobre a adaptação cinematográfica, no BrasilThe desolation of The Hobbit : fans’ deception on the film adaptation in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068705.pdf001068705.pdfTexto completoapplication/pdf5488827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179163/1/001068705.pdff1130d62cd9ab0d992a219ff35bbeddcMD51TEXT001068705.pdf.txt001068705.pdf.txtExtracted Texttext/plain456437http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179163/2/001068705.pdf.txt91da61f618ef549417a66d61fa8b197bMD5210183/1791632018-06-07 02:33:22.233273oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179163Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-06-07T05:33:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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