Uma análise da proposta de formação técnica para o processo de transição agroecológica na escola José Gomes Da Silva, MST-PR

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Pires, João Henrique Souza [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/137775
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a formação de técnico em agroecologia desenvolvida nos Centros/Escolas do MST. Teve – se como objeto concreto de análise apreender as práticas pedagógicas e metodológicas do II curso técnico em agroecologia integrado ao ensino médio realizado no Centro/Escola José Gomes da Silva (EJGS) do MST do Paraná (PR), Turma Revolucionários da Terra (2010-2013). Tomou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e análise documental. Considerando que a agroecologia tem como base uma abordagem holística e participativa, buscou – se compreender como essa duas categorias são contempladas no Projeto Político Pedagógico, no Projeto Metodológico e as ementas disciplinares do II curso técnico em agroecologia, bem como no Regimento interno da EJGS. O trabalho está estruturado em três capítulos. No primeiro abordamos a questão agrária e como foi o processo de modernização da agricultura, suas consequências, contradições e como o MST emerge em meio a aglutinação das lutas sociais que voltam a ganhar força no final da década de 1970 e início da década de 1980. No segundo, temos como foco exclusivo a agroecologia, seu histórico, seu desenvolvimento no Brasil e suas abordagens e dimensões. No terceiro e último capítulo, analisa-se a construção dos Centros/Escolas de Agroecologia no PR, o perfil de técnico almejado pelo MST e o processo formativo da Turma Revolucionários da Terra.
id UNSP_7e159080aafeba35e2a08825d4fcbdb1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/137775
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Uma análise da proposta de formação técnica para o processo de transição agroecológica na escola José Gomes Da Silva, MST-PRA technical training proposal analysis for agroecology transition process in school Jose Gomes Da Silva, MST-PRMovimento dos Trabalhadores Sem TerraAgroecologiaTécnico em agroecologiaProjeto político pedagógicoProjeto metodológicoLandless Workers' MovementAgroecologyAgroecology vocational educationPedagogical political projectMethodological projectO presente estudo tem como objetivo analisar a formação de técnico em agroecologia desenvolvida nos Centros/Escolas do MST. Teve – se como objeto concreto de análise apreender as práticas pedagógicas e metodológicas do II curso técnico em agroecologia integrado ao ensino médio realizado no Centro/Escola José Gomes da Silva (EJGS) do MST do Paraná (PR), Turma Revolucionários da Terra (2010-2013). Tomou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e análise documental. Considerando que a agroecologia tem como base uma abordagem holística e participativa, buscou – se compreender como essa duas categorias são contempladas no Projeto Político Pedagógico, no Projeto Metodológico e as ementas disciplinares do II curso técnico em agroecologia, bem como no Regimento interno da EJGS. O trabalho está estruturado em três capítulos. No primeiro abordamos a questão agrária e como foi o processo de modernização da agricultura, suas consequências, contradições e como o MST emerge em meio a aglutinação das lutas sociais que voltam a ganhar força no final da década de 1970 e início da década de 1980. No segundo, temos como foco exclusivo a agroecologia, seu histórico, seu desenvolvimento no Brasil e suas abordagens e dimensões. No terceiro e último capítulo, analisa-se a construção dos Centros/Escolas de Agroecologia no PR, o perfil de técnico almejado pelo MST e o processo formativo da Turma Revolucionários da Terra.This study aims to analyse the technical training in agroecology studies, developed in MST’s educational centres/schools. There was, as a concrete object of analysis, the understanding of the pedagogical and methodological practices of the II agroecology vocational education integrated to the high school, fulfilled at the Centre/School José Gomes da Silva (EJGS) in the MST of Paraná (PR), Group Revolutionary Earth (2010 -2013). It was taken as methodological procedures the literature search and document analysis. Considering that agroecology is based on a holistic and participatory approach, it was sought to understand how these two categories are included in the Pedagogical Political Project in the Methodological Project and disciplinary roll of the II agroecology vocational education, as well as the Rules of Procedure of the EJGS. The study is divided into three chapters. In the first approach the agrarian issue and how was the process of the agricultural modernization, its consequences, contradictions and how the MST emerged amidst the agglutination of the social struggles that came back stronger in the late 70s and early 80s. In the second, we have an exclusive focus on agroecology, its history, its development in Brazil and its approaches and dimensions. In the third and last chapter, it's analysed the construction of centres/Agroecology Schools in Paraná, the technical profile desired by the MST and the formation process of the Group Revolutionary Earth.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Novaes, Henrique Tahan [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pires, João Henrique Souza [UNESP]2016-04-05T18:57:00Z2016-04-05T18:57:00Z2016-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13777500086717633004110040P55282506732444510porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-04T06:07:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/137775Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-04T06:07:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise da proposta de formação técnica para o processo de transição agroecológica na escola José Gomes Da Silva, MST-PR
A technical training proposal analysis for agroecology transition process in school Jose Gomes Da Silva, MST-PR
title Uma análise da proposta de formação técnica para o processo de transição agroecológica na escola José Gomes Da Silva, MST-PR
spellingShingle Uma análise da proposta de formação técnica para o processo de transição agroecológica na escola José Gomes Da Silva, MST-PR
Pires, João Henrique Souza [UNESP]
Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
Agroecologia
Técnico em agroecologia
Projeto político pedagógico
Projeto metodológico
Landless Workers' Movement
Agroecology
Agroecology vocational education
Pedagogical political project
Methodological project
title_short Uma análise da proposta de formação técnica para o processo de transição agroecológica na escola José Gomes Da Silva, MST-PR
title_full Uma análise da proposta de formação técnica para o processo de transição agroecológica na escola José Gomes Da Silva, MST-PR
title_fullStr Uma análise da proposta de formação técnica para o processo de transição agroecológica na escola José Gomes Da Silva, MST-PR
title_full_unstemmed Uma análise da proposta de formação técnica para o processo de transição agroecológica na escola José Gomes Da Silva, MST-PR
title_sort Uma análise da proposta de formação técnica para o processo de transição agroecológica na escola José Gomes Da Silva, MST-PR
author Pires, João Henrique Souza [UNESP]
author_facet Pires, João Henrique Souza [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Novaes, Henrique Tahan [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, João Henrique Souza [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
Agroecologia
Técnico em agroecologia
Projeto político pedagógico
Projeto metodológico
Landless Workers' Movement
Agroecology
Agroecology vocational education
Pedagogical political project
Methodological project
topic Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
Agroecologia
Técnico em agroecologia
Projeto político pedagógico
Projeto metodológico
Landless Workers' Movement
Agroecology
Agroecology vocational education
Pedagogical political project
Methodological project
description O presente estudo tem como objetivo analisar a formação de técnico em agroecologia desenvolvida nos Centros/Escolas do MST. Teve – se como objeto concreto de análise apreender as práticas pedagógicas e metodológicas do II curso técnico em agroecologia integrado ao ensino médio realizado no Centro/Escola José Gomes da Silva (EJGS) do MST do Paraná (PR), Turma Revolucionários da Terra (2010-2013). Tomou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e análise documental. Considerando que a agroecologia tem como base uma abordagem holística e participativa, buscou – se compreender como essa duas categorias são contempladas no Projeto Político Pedagógico, no Projeto Metodológico e as ementas disciplinares do II curso técnico em agroecologia, bem como no Regimento interno da EJGS. O trabalho está estruturado em três capítulos. No primeiro abordamos a questão agrária e como foi o processo de modernização da agricultura, suas consequências, contradições e como o MST emerge em meio a aglutinação das lutas sociais que voltam a ganhar força no final da década de 1970 e início da década de 1980. No segundo, temos como foco exclusivo a agroecologia, seu histórico, seu desenvolvimento no Brasil e suas abordagens e dimensões. No terceiro e último capítulo, analisa-se a construção dos Centros/Escolas de Agroecologia no PR, o perfil de técnico almejado pelo MST e o processo formativo da Turma Revolucionários da Terra.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-05T18:57:00Z
2016-04-05T18:57:00Z
2016-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/137775
000867176
33004110040P5
5282506732444510
url http://hdl.handle.net/11449/137775
identifier_str_mv 000867176
33004110040P5
5282506732444510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965367075700736