Vidas secas: a interpretação não basta

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Inocenti, Reginaldo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/190730
Resumo: A proposta de “Vidas secas: a interpretação não basta” consiste na análise, no fluxo das aulas de Língua Portuguesa, da abordagem teórico-metodológica dispensada por duas professoras de literatura da Educação Básica do Estado de São Paulo ao romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Esse trabalho buscou, por meio da interface entre as teorias voltadas a explicar a literatura e as que orbitam o campo educacional, estabelecer aportes teóricos referentes ao letramento literário, entendido, aqui, como a capacidade de o receptor apropriar-se esteticamente do texto. Visando examinar a tensão existente entre a interpretação hermética do texto literário, geralmente de cunho historiográfico, e a dialógica, dimensão mais interativa, buscou-se, por meio da pesquisa de campo do tipo etnográfica, compreender o modo como o sentido do texto literário é desvelado em sala de aula frente ao não-dado verbalmente. Para isso, o estudo focou três dimensões relacionadas à literatura: a formação docente, os sistemas educacionais nacionais e a recepção do texto. Essa metodologia manteve o objeto literário sob uma perspectiva crítica e envolveu abordagens múltiplas sobre a recepção do texto, como a formação de professores de literatura, políticas educacionais, estudos culturais, questões de identidade e modernidade; procurou-se, também, refletir sobre práticas acadêmicas e discursos ideológicos relacionados à educação pública no Brasil e ao “ensino” da literatura nas universidades. Cumpridas essas etapas, enfatizou-se a importância de pensar em um trabalho com o texto literário pautado em uma dimensão dialógica, cuja valoração estética anteceda à historiográfica. O desafio proposto foi, portanto, vislumbrar uma leitura literária fora do padrão estabelecido na escola de Educação Básica a fim de permitir aos alunos o acesso direto ao texto literário.
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