As TIC e o professor: uma reflexão sobre o potencial uso da TV digital no campo pedagógico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Fantauzzi, Elizabeth [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/89539
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir o potencial uso da televisão digital - TVD no campo pedagógico, tendo como ponto de partida os desafios impostos à prática docente, frente ao controle aparecimento de tecnologias interativas no que se refere à aquisição de novas habilidades e competências para uso das tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, nos processos de ensino existentes. Por tratar-se de um estudo relacionado à integração das TIC nos processos pedagógicos e por levar em conta a área de atuação e perfil da pesquisadora, escolheu-se a pesquisa qualitativa, tendo como foco a observação participante e entrevistas por meio de questionário estruturado online. Fazem parte do escopo deste trabalho o papel social do professor, sua formação e aquisição de competências necessárias à sua práxis; além da análise do cenário tecnológico atual e do perfil diferenciado dos alunos habituados a conviver em um contexto transmidiático. O referencial teórico embasa uma sugestão de modelos de formação e oficinas para professores e possíveis usos da TVD na educação, com o intuito de colaborar com a integração de tecnologias nos processos de ensino em consonância com as demandas sociais e culturais da atualidade, procurando aproximar, ainda mais, o professor dos alunos e do contexto o qual estão inseridos
id UNSP_f36d7d2235afbe08df97eea0bfc29fae
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89539
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling As TIC e o professor: uma reflexão sobre o potencial uso da TV digital no campo pedagógicoEducação - Formação de professoresTecnologia da informaçãoTV digital - Formação de professoresEducation media - Teacher trainingO objetivo deste trabalho é discutir o potencial uso da televisão digital - TVD no campo pedagógico, tendo como ponto de partida os desafios impostos à prática docente, frente ao controle aparecimento de tecnologias interativas no que se refere à aquisição de novas habilidades e competências para uso das tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, nos processos de ensino existentes. Por tratar-se de um estudo relacionado à integração das TIC nos processos pedagógicos e por levar em conta a área de atuação e perfil da pesquisadora, escolheu-se a pesquisa qualitativa, tendo como foco a observação participante e entrevistas por meio de questionário estruturado online. Fazem parte do escopo deste trabalho o papel social do professor, sua formação e aquisição de competências necessárias à sua práxis; além da análise do cenário tecnológico atual e do perfil diferenciado dos alunos habituados a conviver em um contexto transmidiático. O referencial teórico embasa uma sugestão de modelos de formação e oficinas para professores e possíveis usos da TVD na educação, com o intuito de colaborar com a integração de tecnologias nos processos de ensino em consonância com as demandas sociais e culturais da atualidade, procurando aproximar, ainda mais, o professor dos alunos e do contexto o qual estão inseridosThe objective of this paper is to discuss the potential use of digital television - DTV in the pedagogical field, taking as its starting point the challenges to the teaching practice, as it confronts the constant development of interactive technologies in relation to the acquisition of new skills and competencies in using information and communication technologies - ICT in the processes of current teaching. Because it is a study related to the integration of ICT in teaching and takes into account the area of teaching and the profile of the researcher, a qualitative research approach was taken, focusing on participant observation and interviews through a structured online questionnnaire. Part of the scope of this paper is the social role of the teacher, his training and skills necessary for his practice, as well as analysis of the current technological scene and different profiles of students who are used to living in a context of transmedia. The theoretical model entails a suggestion of models of training and workshops for teachers and potential uses of DTV in education, with the intention of assiting in the integration of technology in the processes in line with today's social and cultural demands, seeking to bring the teacher sloser to the students and the context in which they are livingUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fantauzzi, Elizabeth [UNESP]2014-06-11T19:24:06Z2014-06-11T19:24:06Z2011-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis159 f. : il.application/pdfFANTAUZZI, Elizabeth. As TIC e o professor: uma reflexão sobre o potencial uso da TV digital no campo pedagógico. 2011. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.http://hdl.handle.net/11449/89539000681684fantauzzi_e_me_bauru.pdf33004056088P90000-0002-5623-6093Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:54:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89539Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:54:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As TIC e o professor: uma reflexão sobre o potencial uso da TV digital no campo pedagógico
title As TIC e o professor: uma reflexão sobre o potencial uso da TV digital no campo pedagógico
spellingShingle As TIC e o professor: uma reflexão sobre o potencial uso da TV digital no campo pedagógico
Fantauzzi, Elizabeth [UNESP]
Educação - Formação de professores
Tecnologia da informação
TV digital - Formação de professores
Education media - Teacher training
title_short As TIC e o professor: uma reflexão sobre o potencial uso da TV digital no campo pedagógico
title_full As TIC e o professor: uma reflexão sobre o potencial uso da TV digital no campo pedagógico
title_fullStr As TIC e o professor: uma reflexão sobre o potencial uso da TV digital no campo pedagógico
title_full_unstemmed As TIC e o professor: uma reflexão sobre o potencial uso da TV digital no campo pedagógico
title_sort As TIC e o professor: uma reflexão sobre o potencial uso da TV digital no campo pedagógico
author Fantauzzi, Elizabeth [UNESP]
author_facet Fantauzzi, Elizabeth [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fantauzzi, Elizabeth [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Formação de professores
Tecnologia da informação
TV digital - Formação de professores
Education media - Teacher training
topic Educação - Formação de professores
Tecnologia da informação
TV digital - Formação de professores
Education media - Teacher training
description O objetivo deste trabalho é discutir o potencial uso da televisão digital - TVD no campo pedagógico, tendo como ponto de partida os desafios impostos à prática docente, frente ao controle aparecimento de tecnologias interativas no que se refere à aquisição de novas habilidades e competências para uso das tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, nos processos de ensino existentes. Por tratar-se de um estudo relacionado à integração das TIC nos processos pedagógicos e por levar em conta a área de atuação e perfil da pesquisadora, escolheu-se a pesquisa qualitativa, tendo como foco a observação participante e entrevistas por meio de questionário estruturado online. Fazem parte do escopo deste trabalho o papel social do professor, sua formação e aquisição de competências necessárias à sua práxis; além da análise do cenário tecnológico atual e do perfil diferenciado dos alunos habituados a conviver em um contexto transmidiático. O referencial teórico embasa uma sugestão de modelos de formação e oficinas para professores e possíveis usos da TVD na educação, com o intuito de colaborar com a integração de tecnologias nos processos de ensino em consonância com as demandas sociais e culturais da atualidade, procurando aproximar, ainda mais, o professor dos alunos e do contexto o qual estão inseridos
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-25
2014-06-11T19:24:06Z
2014-06-11T19:24:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FANTAUZZI, Elizabeth. As TIC e o professor: uma reflexão sobre o potencial uso da TV digital no campo pedagógico. 2011. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/89539
000681684
fantauzzi_e_me_bauru.pdf
33004056088P9
0000-0002-5623-6093
identifier_str_mv FANTAUZZI, Elizabeth. As TIC e o professor: uma reflexão sobre o potencial uso da TV digital no campo pedagógico. 2011. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.
000681684
fantauzzi_e_me_bauru.pdf
33004056088P9
0000-0002-5623-6093
url http://hdl.handle.net/11449/89539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 159 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401573276286976