Apreciação de gêneros musicais: práticas e percursos para a Educação Básica
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/150092 |
Resumo: | A tese sustenta que a atividade de apreciação dos gêneros musicais, como estruturadora das propostas educacionais para a escola básica, é um princípio pedagógico válido e aplicável aos diferentes níveis de ensino, com ênfase no segundo ciclo do Ensino Fundamental e Médio, promovendo a aproximação das instituições escolares à diversidade dos gêneros musicais e das possibilidades de escuta baseadas nas mídias e suportes disponíveis. A pesquisa-ação foi o instrumental escolhido para uma intervenção entre 169 alunos do ensino fundamental e médio em duas escolas estaduais públicas paulistas. Os resultados obtidos foram analisados à luz das categorias de avaliação da apreciação musical propostas por Keith Swanwick (2014), delineando percursos para atividades entre os alunos da educação básica. |
id |
UNSP_fe446c6a9bb054ccbef1e3449024d58d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/150092 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
|
spelling |
Apreciação de gêneros musicais: práticas e percursos para a Educação BásicaThe listening of the music genres in basic schoolApreciação musicalGêneros musicaisEducação básicaMetodologia de ensinoMusical listeningMusic genresBasic educationTeaching methodologyA tese sustenta que a atividade de apreciação dos gêneros musicais, como estruturadora das propostas educacionais para a escola básica, é um princípio pedagógico válido e aplicável aos diferentes níveis de ensino, com ênfase no segundo ciclo do Ensino Fundamental e Médio, promovendo a aproximação das instituições escolares à diversidade dos gêneros musicais e das possibilidades de escuta baseadas nas mídias e suportes disponíveis. A pesquisa-ação foi o instrumental escolhido para uma intervenção entre 169 alunos do ensino fundamental e médio em duas escolas estaduais públicas paulistas. Os resultados obtidos foram analisados à luz das categorias de avaliação da apreciação musical propostas por Keith Swanwick (2014), delineando percursos para atividades entre os alunos da educação básica.The thesis argues that the activity of listening of music genres as a structuring element of the educational proposals, is a valid approach and applicable to the different levels of education, with emphasis in the Elementary [Middle School] and High School, promoting the approximation of institutions to the diversity of music genres and listening possibilities, based on available media. Action-research was the instrument chosen for studies among 169 middle and high school students, in two public schools in State of São Paulo, Brazil. The results obtained were analyzed in the categories of listening evaluation proposed by Keith Swanwick (2014), outlining paths for the development of the proposal among students of basic education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zanchetta Junior, Juvenal [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Constantino, Paulo Roberto Prado [UNESP]2017-04-10T15:02:00Z2017-04-10T15:02:00Z2017-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15009200088375133004110040P52328806433654622porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-01T06:21:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150092Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-01T06:21:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apreciação de gêneros musicais: práticas e percursos para a Educação Básica The listening of the music genres in basic school |
title |
Apreciação de gêneros musicais: práticas e percursos para a Educação Básica |
spellingShingle |
Apreciação de gêneros musicais: práticas e percursos para a Educação Básica Constantino, Paulo Roberto Prado [UNESP] Apreciação musical Gêneros musicais Educação básica Metodologia de ensino Musical listening Music genres Basic education Teaching methodology |
title_short |
Apreciação de gêneros musicais: práticas e percursos para a Educação Básica |
title_full |
Apreciação de gêneros musicais: práticas e percursos para a Educação Básica |
title_fullStr |
Apreciação de gêneros musicais: práticas e percursos para a Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Apreciação de gêneros musicais: práticas e percursos para a Educação Básica |
title_sort |
Apreciação de gêneros musicais: práticas e percursos para a Educação Básica |
author |
Constantino, Paulo Roberto Prado [UNESP] |
author_facet |
Constantino, Paulo Roberto Prado [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zanchetta Junior, Juvenal [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Constantino, Paulo Roberto Prado [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Apreciação musical Gêneros musicais Educação básica Metodologia de ensino Musical listening Music genres Basic education Teaching methodology |
topic |
Apreciação musical Gêneros musicais Educação básica Metodologia de ensino Musical listening Music genres Basic education Teaching methodology |
description |
A tese sustenta que a atividade de apreciação dos gêneros musicais, como estruturadora das propostas educacionais para a escola básica, é um princípio pedagógico válido e aplicável aos diferentes níveis de ensino, com ênfase no segundo ciclo do Ensino Fundamental e Médio, promovendo a aproximação das instituições escolares à diversidade dos gêneros musicais e das possibilidades de escuta baseadas nas mídias e suportes disponíveis. A pesquisa-ação foi o instrumental escolhido para uma intervenção entre 169 alunos do ensino fundamental e médio em duas escolas estaduais públicas paulistas. Os resultados obtidos foram analisados à luz das categorias de avaliação da apreciação musical propostas por Keith Swanwick (2014), delineando percursos para atividades entre os alunos da educação básica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-10T15:02:00Z 2017-04-10T15:02:00Z 2017-03-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/150092 000883751 33004110040P5 2328806433654622 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/150092 |
identifier_str_mv |
000883751 33004110040P5 2328806433654622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792965746652872704 |