Apreciação de gêneros musicais: práticas e percursos para a Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Constantino, Paulo Roberto Prado [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/150092
Resumo: A tese sustenta que a atividade de apreciação dos gêneros musicais, como estruturadora das propostas educacionais para a escola básica, é um princípio pedagógico válido e aplicável aos diferentes níveis de ensino, com ênfase no segundo ciclo do Ensino Fundamental e Médio, promovendo a aproximação das instituições escolares à diversidade dos gêneros musicais e das possibilidades de escuta baseadas nas mídias e suportes disponíveis. A pesquisa-ação foi o instrumental escolhido para uma intervenção entre 169 alunos do ensino fundamental e médio em duas escolas estaduais públicas paulistas. Os resultados obtidos foram analisados à luz das categorias de avaliação da apreciação musical propostas por Keith Swanwick (2014), delineando percursos para atividades entre os alunos da educação básica.
id UNSP_fe446c6a9bb054ccbef1e3449024d58d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150092
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Apreciação de gêneros musicais: práticas e percursos para a Educação BásicaThe listening of the music genres in basic schoolApreciação musicalGêneros musicaisEducação básicaMetodologia de ensinoMusical listeningMusic genresBasic educationTeaching methodologyA tese sustenta que a atividade de apreciação dos gêneros musicais, como estruturadora das propostas educacionais para a escola básica, é um princípio pedagógico válido e aplicável aos diferentes níveis de ensino, com ênfase no segundo ciclo do Ensino Fundamental e Médio, promovendo a aproximação das instituições escolares à diversidade dos gêneros musicais e das possibilidades de escuta baseadas nas mídias e suportes disponíveis. A pesquisa-ação foi o instrumental escolhido para uma intervenção entre 169 alunos do ensino fundamental e médio em duas escolas estaduais públicas paulistas. Os resultados obtidos foram analisados à luz das categorias de avaliação da apreciação musical propostas por Keith Swanwick (2014), delineando percursos para atividades entre os alunos da educação básica.The thesis argues that the activity of listening of music genres as a structuring element of the educational proposals, is a valid approach and applicable to the different levels of education, with emphasis in the Elementary [Middle School] and High School, promoting the approximation of institutions to the diversity of music genres and listening possibilities, based on available media. Action-research was the instrument chosen for studies among 169 middle and high school students, in two public schools in State of São Paulo, Brazil. The results obtained were analyzed in the categories of listening evaluation proposed by Keith Swanwick (2014), outlining paths for the development of the proposal among students of basic education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zanchetta Junior, Juvenal [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Constantino, Paulo Roberto Prado [UNESP]2017-04-10T15:02:00Z2017-04-10T15:02:00Z2017-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15009200088375133004110040P52328806433654622porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-01T06:21:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150092Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-01T06:21:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apreciação de gêneros musicais: práticas e percursos para a Educação Básica
The listening of the music genres in basic school
title Apreciação de gêneros musicais: práticas e percursos para a Educação Básica
spellingShingle Apreciação de gêneros musicais: práticas e percursos para a Educação Básica
Constantino, Paulo Roberto Prado [UNESP]
Apreciação musical
Gêneros musicais
Educação básica
Metodologia de ensino
Musical listening
Music genres
Basic education
Teaching methodology
title_short Apreciação de gêneros musicais: práticas e percursos para a Educação Básica
title_full Apreciação de gêneros musicais: práticas e percursos para a Educação Básica
title_fullStr Apreciação de gêneros musicais: práticas e percursos para a Educação Básica
title_full_unstemmed Apreciação de gêneros musicais: práticas e percursos para a Educação Básica
title_sort Apreciação de gêneros musicais: práticas e percursos para a Educação Básica
author Constantino, Paulo Roberto Prado [UNESP]
author_facet Constantino, Paulo Roberto Prado [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanchetta Junior, Juvenal [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Constantino, Paulo Roberto Prado [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Apreciação musical
Gêneros musicais
Educação básica
Metodologia de ensino
Musical listening
Music genres
Basic education
Teaching methodology
topic Apreciação musical
Gêneros musicais
Educação básica
Metodologia de ensino
Musical listening
Music genres
Basic education
Teaching methodology
description A tese sustenta que a atividade de apreciação dos gêneros musicais, como estruturadora das propostas educacionais para a escola básica, é um princípio pedagógico válido e aplicável aos diferentes níveis de ensino, com ênfase no segundo ciclo do Ensino Fundamental e Médio, promovendo a aproximação das instituições escolares à diversidade dos gêneros musicais e das possibilidades de escuta baseadas nas mídias e suportes disponíveis. A pesquisa-ação foi o instrumental escolhido para uma intervenção entre 169 alunos do ensino fundamental e médio em duas escolas estaduais públicas paulistas. Os resultados obtidos foram analisados à luz das categorias de avaliação da apreciação musical propostas por Keith Swanwick (2014), delineando percursos para atividades entre os alunos da educação básica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-10T15:02:00Z
2017-04-10T15:02:00Z
2017-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150092
000883751
33004110040P5
2328806433654622
url http://hdl.handle.net/11449/150092
identifier_str_mv 000883751
33004110040P5
2328806433654622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965746652872704