Docência de música e diversidade de gênero e sexualidade : um estudo com professores/as de música da educação básica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Wenning, Gabriela Garbini
Orientador(a): Del Ben, Luciana Marta
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/201255
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como professores/as de música da educação básica vivenciam a diversidade de gênero e sexualidade ao ensinarem música na escola. Os objetivos específicos buscaram examinar quais significados sobre diversidade de gênero e sexualidade são compartilhados por professores/as de música da educação básica; compreender como professores/as de música da educação básica lidam com os sujeitos da diversidade ao ensinarem música; identificar se, e como, a diversidade de gênero e sexualidade vem sendo trabalhada por professores/as de música da educação básica; e identificar dificuldades e desafios que professores/as de música da educação básica enfrentam em relação à diversidade de gênero e sexualidade ao ensinarem música. O trabalho se apoia teoricamente em estudos de gênero e sexualidade no campo da educação e da educação musical, partindo do entendimento de gênero e sexualidade como formas plurais de conceber a identidade e experimentar prazeres, desejos e afetos. Os dados foram coletados por meio de um grupo de discussão, estratégia que privilegia o debate, a contestação e o descortinamento de visões de mundo e conhecimentos dos sujeitos. O grupo de discussão foi formado por quatro professores/as de música de escolas de educação básica de Porto Alegre (RS) e região. Da análise dos dados emergiram diferentes dimensões da vivência de gênero e sexualidade na docência de música, sinalizando que a aula de música é um tempo-espaço generificado e um ambiente sexualizado: por meio da música se vivenciam identidades de gênero e sexualidade e por meio do gênero e da sexualidade criam-se ordenamentos para a prática musical e para a prática educativo-musical. Os resultados evidenciam que gênero e sexualidade compõem a docência de música em diferentes perspectivas: a perspectiva da relação do/a professor/a de música com os sujeitos escolares; a perspectiva das relações do/a próprio/a professor/a de música com música; a perspectiva do/a professor/a de música como sujeito de gênero e sexualidade.
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O trabalho se apoia teoricamente em estudos de gênero e sexualidade no campo da educação e da educação musical, partindo do entendimento de gênero e sexualidade como formas plurais de conceber a identidade e experimentar prazeres, desejos e afetos. Os dados foram coletados por meio de um grupo de discussão, estratégia que privilegia o debate, a contestação e o descortinamento de visões de mundo e conhecimentos dos sujeitos. O grupo de discussão foi formado por quatro professores/as de música de escolas de educação básica de Porto Alegre (RS) e região. Da análise dos dados emergiram diferentes dimensões da vivência de gênero e sexualidade na docência de música, sinalizando que a aula de música é um tempo-espaço generificado e um ambiente sexualizado: por meio da música se vivenciam identidades de gênero e sexualidade e por meio do gênero e da sexualidade criam-se ordenamentos para a prática musical e para a prática educativo-musical. Os resultados evidenciam que gênero e sexualidade compõem a docência de música em diferentes perspectivas: a perspectiva da relação do/a professor/a de música com os sujeitos escolares; a perspectiva das relações do/a próprio/a professor/a de música com música; a perspectiva do/a professor/a de música como sujeito de gênero e sexualidade.This research aimed at to understand how music teachers of basic education experience the diversity of gender and sexuality in teaching music in schools. More specifically, it aimed at: to examine which meanings about gender diversity and sexuality are shared by these teachers; to understand how they deal with the subjects of diversity in teaching music; to identify if, and how, the diversity of gender and sexuality is being worked out by them; and to identify difficulties and challenges that they face in relation to gender diversity and sexuality when teaching music. Theoretically, the research relies on studies of gender and sexuality in the fields of education and music education, starting from the understanding of gender and sexuality as plural forms of conceiving identity and experiencing pleasures, desires and affections. Data were collected through a discussion group, a strategy that privileges debate, contestation and the unveiling of the subjects’ worldviews and knowledge. The discussion group was formed by four music teachers from basic education schools in the city of Porto Alegre, Brazil, and region. From data analysis, it emerged different dimensions of the experience of gender and sexuality in teaching music, signaling that a music class is a gendered time-space and a sexualized environment: through music identities of gender and sexuality are experienced; through gender and sexuality arrangements are created for the practices of music and music education. The results show that gender and sexuality construct the teaching of music in different perspectives: the perspective of the music teacher’s relation with the school people; the perspective of the music teacher’s own relations with music; the perspective of the music teacher as subject of gender and sexuality.application/pdfporEducação musicalDiversidade de gêneroSexualidadeEducação básicaMúsica : EnsinoMusic teaching in basic educationDiversity of gender and sexualitySchool music educationDocência de música e diversidade de gênero e sexualidade : um estudo com professores/as de música da educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105274.pdf.txt001105274.pdf.txtExtracted Texttext/plain292186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201255/2/001105274.pdf.txt0527128fb831c50516c9727c5dcd1bacMD52ORIGINAL001105274.pdfTexto completoapplication/pdf1420734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201255/1/001105274.pdfd6d12d5bc9bc8a2e81ba745eeb604383MD5110183/2012552019-11-03 03:51:54.099208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201255Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-11-03T05:51:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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