Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Oeste Paulista
|
Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado em Educação
|
Departamento: |
Ciências Humanas
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/85 |
Resumo: | The present study focuses on professor s conception about critical reflexive learning process of Nursing Area. Nowadays, one of the great challenges in Nursing Courses is to prepare the graduating students for professional practice with a critical-reflective profile as recommended by the Curriculum Guidelines for Undergraduate in Nursing - November 2001.The research method chosen to carry out the investigation was case study with a qualitative approach and aimed investigate the strategies used by the nurse-professor for the training of critical reflexive nurse professionals. The methodological procedures involved: data collection, semi-structured interview with six nurse-professors randomly selected in a Nursing College Graduation of Presidente Prudente/SP, data analyses and discussion of finding were realized through interpretation of answers of nurse-professors. The results indicated that professors perceived the basic needs in order to develop more critical reflexive professionals; the most commonly used strategies were lectures, group work and reading texts. It is recommended the combination of teaching strategies for the enrichment classes. This allows you to meet the individual differences among students, providing an exchange of experiences between professor and student. |
id |
UOES_e9f920c3f5a8d90314dfa421ba8a5d8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/85 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
Dias, Carmen LúciaCPF:01545785848http://lattes.cnpq.br/5779371067985868Scheide, Tereza de Jesus FerreiraCPF:04111699804http://lattes.cnpq.br/5020376102015334Horiguela, Maria de Lourdes MoralesCPF:02491575868http://lattes.cnpq.br/5098582548308614CPF:12957030845http://lattes.cnpq.br/2912905205918429Alves, Aidê de Melo2016-01-26T18:49:42Z2011-10-132011-06-29ALVES, Aidê de Melo. Professor s conception about critical reflexive learning process of Nursing Courses. 2011. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/85The present study focuses on professor s conception about critical reflexive learning process of Nursing Area. Nowadays, one of the great challenges in Nursing Courses is to prepare the graduating students for professional practice with a critical-reflective profile as recommended by the Curriculum Guidelines for Undergraduate in Nursing - November 2001.The research method chosen to carry out the investigation was case study with a qualitative approach and aimed investigate the strategies used by the nurse-professor for the training of critical reflexive nurse professionals. The methodological procedures involved: data collection, semi-structured interview with six nurse-professors randomly selected in a Nursing College Graduation of Presidente Prudente/SP, data analyses and discussion of finding were realized through interpretation of answers of nurse-professors. The results indicated that professors perceived the basic needs in order to develop more critical reflexive professionals; the most commonly used strategies were lectures, group work and reading texts. It is recommended the combination of teaching strategies for the enrichment classes. This allows you to meet the individual differences among students, providing an exchange of experiences between professor and student.O presente estudo enfoca a concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da Enfermagem. Um dos grandes desafios da Enfermagem, nos dias atuais, é o de formar profissionais com um perfil crítico-reflexivo, como recomendado pelas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem de novembro de 2001. Este trabalho, desenvolvido em uma abordagem qualitativa, especificamente do tipo estudo de caso, tem como objetivo investigar as estratégias utilizadas pelo professor enfermeiro para a formação de profissionais crítico-reflexivos. Os procedimentos metodológicos envolveram: coleta de dados realizada por meio de entrevistas, com roteiro semiestruturado aplicado em seis professores enfermeiros, selecionados de forma aleatória, do Curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior particular de Presidente Prudente/SP; análise e discussão dos dados obtidos, trabalhados pela interpretação do significado das respostas apresentadas pelos sujeitos, as quais foram separadas por eixos e categorias e relacionadas com os objetivos propostos na pesquisa. Os resultados apontaram que os professores concebem os requisitos básicos para a formação do profissional crítico-reflexivo, utilizando predominantemente aulas expositivas, trabalho em grupo e leitura de textos. Recomenda-se a combinação de estratégias de ensino para o enriquecimento das aulas. Isso permite atender as diferenças individuais dos alunos, proporcionando uma troca de experiências entre professor e alunoMade available in DSpace on 2016-01-26T18:49:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_ Magda - 21-08-2011- corrigido.pdf: 261390 bytes, checksum: bf65ea71c7183f69a860d08fb178272d (MD5) Previous issue date: 2011-06-29application/pdfhttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/retrieve/489/DISSERTACAO_%20Magda%20-%2021-08-2011-%20corrigido.pdf.jpgporUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoUNOESTEBRCiências HumanasFormação crítico-reflexivaMetodologia ativaAprendizagemEducação superiorCritical-Reflexive Learning ProcessActive MethodologyLearningGraduation CollegeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSConcepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagemProfessor s conception about critical reflexive learning process of Nursing Coursesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2617564530193333365500info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTEORIGINALDISSERTACAO_ Magda - 21-08-2011- corrigido.pdfapplication/pdf261390http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/85/1/DISSERTACAO_+Magda+-+21-08-2011-+corrigido.pdfbf65ea71c7183f69a860d08fb178272dMD51THUMBNAILDISSERTACAO_ Magda - 21-08-2011- corrigido.pdf.jpgDISSERTACAO_ Magda - 21-08-2011- corrigido.pdf.jpgimage/jpeg2167http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/85/2/DISSERTACAO_+Magda+-+21-08-2011-+corrigido.pdf.jpg3185d478a3656113e055885f2bb9523cMD52tede/852016-01-27 01:00:28.389oai:bdtd.unoeste.br:tede/85Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-01-27T03:00:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Professor s conception about critical reflexive learning process of Nursing Courses |
title |
Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem |
spellingShingle |
Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem Alves, Aidê de Melo Formação crítico-reflexiva Metodologia ativa Aprendizagem Educação superior Critical-Reflexive Learning Process Active Methodology Learning Graduation College CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
title_short |
Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem |
title_full |
Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem |
title_fullStr |
Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem |
title_full_unstemmed |
Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem |
title_sort |
Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem |
author |
Alves, Aidê de Melo |
author_facet |
Alves, Aidê de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias, Carmen Lúcia |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:01545785848 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5779371067985868 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Scheide, Tereza de Jesus Ferreira |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:04111699804 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5020376102015334 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Horiguela, Maria de Lourdes Morales |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:02491575868 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5098582548308614 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:12957030845 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2912905205918429 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Aidê de Melo |
contributor_str_mv |
Dias, Carmen Lúcia Scheide, Tereza de Jesus Ferreira Horiguela, Maria de Lourdes Morales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação crítico-reflexiva Metodologia ativa Aprendizagem Educação superior |
topic |
Formação crítico-reflexiva Metodologia ativa Aprendizagem Educação superior Critical-Reflexive Learning Process Active Methodology Learning Graduation College CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Critical-Reflexive Learning Process Active Methodology Learning Graduation College |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
description |
The present study focuses on professor s conception about critical reflexive learning process of Nursing Area. Nowadays, one of the great challenges in Nursing Courses is to prepare the graduating students for professional practice with a critical-reflective profile as recommended by the Curriculum Guidelines for Undergraduate in Nursing - November 2001.The research method chosen to carry out the investigation was case study with a qualitative approach and aimed investigate the strategies used by the nurse-professor for the training of critical reflexive nurse professionals. The methodological procedures involved: data collection, semi-structured interview with six nurse-professors randomly selected in a Nursing College Graduation of Presidente Prudente/SP, data analyses and discussion of finding were realized through interpretation of answers of nurse-professors. The results indicated that professors perceived the basic needs in order to develop more critical reflexive professionals; the most commonly used strategies were lectures, group work and reading texts. It is recommended the combination of teaching strategies for the enrichment classes. This allows you to meet the individual differences among students, providing an exchange of experiences between professor and student. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-10-13 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-06-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-26T18:49:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALVES, Aidê de Melo. Professor s conception about critical reflexive learning process of Nursing Courses. 2011. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/85 |
identifier_str_mv |
ALVES, Aidê de Melo. Professor s conception about critical reflexive learning process of Nursing Courses. 2011. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/85 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
2617564530193333365 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNOESTE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/85/1/DISSERTACAO_+Magda+-+21-08-2011-+corrigido.pdf http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/85/2/DISSERTACAO_+Magda+-+21-08-2011-+corrigido.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bf65ea71c7183f69a860d08fb178272d 3185d478a3656113e055885f2bb9523c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1785359463259045888 |