Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Alves, Aidê de Melo lattes
Orientador(a): Dias, Carmen Lúcia lattes
Banca de defesa: Scheide, Tereza de Jesus Ferreira lattes, Horiguela, Maria de Lourdes Morales lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Oeste Paulista
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Educação
Departamento: Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/835
Resumo: The present study focuses on professor s conception about critical reflexive learning process of Nursing Area. Nowadays, one of the great challenges in Nursing Courses is to prepare the graduating students for professional practice with a critical-reflective profile as recommended by the Curriculum Guidelines for Undergraduate in Nursing - November 2001.The research method chosen to carry out the investigation was case study with a qualitative approach and aimed investigate the strategies used by the nurse-professor for the training of critical reflexive nurse professionals. The methodological procedures involved: data collection, semi-structured interview with six nurse-professors randomly selected in a Nursing College Graduation of Presidente Prudente/SP, data analyses and discussion of finding were realized through interpretation of answers of nurse-professors. The results indicated that professors perceived the basic needs in order to develop more critical reflexive professionals; the most commonly used strategies were lectures, group work and reading texts. It is recommended the combination of teaching strategies for the enrichment classes. This allows you to meet the individual differences among students, providing an exchange of experiences between professor and student.
id UOES_ee4da17c8a1eaaf9ee54eda839a8a28e
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/835
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Dias, Carmen LúciaCPF:01545785848http://lattes.cnpq.br/5779371067985868Scheide, Tereza de Jesus FerreiraCPF:04111699804http://lattes.cnpq.br/5020376102015334Horiguela, Maria de Lourdes MoralesCPF:02491575868http://lattes.cnpq.br/5098582548308614CPF:12957030845http://lattes.cnpq.br/2912905205918429Alves, Aidê de Melo2016-07-18T17:54:15Z2011-10-132011-06-29ALVES, Aidê de Melo. Professor s conception about critical reflexive learning process of Nursing Courses. 2011. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/835The present study focuses on professor s conception about critical reflexive learning process of Nursing Area. Nowadays, one of the great challenges in Nursing Courses is to prepare the graduating students for professional practice with a critical-reflective profile as recommended by the Curriculum Guidelines for Undergraduate in Nursing - November 2001.The research method chosen to carry out the investigation was case study with a qualitative approach and aimed investigate the strategies used by the nurse-professor for the training of critical reflexive nurse professionals. The methodological procedures involved: data collection, semi-structured interview with six nurse-professors randomly selected in a Nursing College Graduation of Presidente Prudente/SP, data analyses and discussion of finding were realized through interpretation of answers of nurse-professors. The results indicated that professors perceived the basic needs in order to develop more critical reflexive professionals; the most commonly used strategies were lectures, group work and reading texts. It is recommended the combination of teaching strategies for the enrichment classes. This allows you to meet the individual differences among students, providing an exchange of experiences between professor and student.O presente estudo enfoca a concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da Enfermagem. Um dos grandes desafios da Enfermagem, nos dias atuais, é o de formar profissionais com um perfil crítico-reflexivo, como recomendado pelas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem de novembro de 2001. Este trabalho, desenvolvido em uma abordagem qualitativa, especificamente do tipo estudo de caso, tem como objetivo investigar as estratégias utilizadas pelo professor enfermeiro para a formação de profissionais crítico-reflexivos. Os procedimentos metodológicos envolveram: coleta de dados realizada por meio de entrevistas, com roteiro semiestruturado aplicado em seis professores enfermeiros, selecionados de forma aleatória, do Curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior particular de Presidente Prudente/SP; análise e discussão dos dados obtidos, trabalhados pela interpretação do significado das respostas apresentadas pelos sujeitos, as quais foram separadas por eixos e categorias e relacionadas com os objetivos propostos na pesquisa. Os resultados apontaram que os professores concebem os requisitos básicos para a formação do profissional crítico-reflexivo, utilizando predominantemente aulas expositivas, trabalho em grupo e leitura de textos. Recomenda-se a combinação de estratégias de ensino para o enriquecimento das aulas. Isso permite atender as diferenças individuais dos alunos, proporcionando uma troca de experiências entre professor e alunoMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_ Magda - 21-08-2011- corrigido.pdf: 261390 bytes, checksum: bf65ea71c7183f69a860d08fb178272d (MD5) Previous issue date: 2011-06-29application/pdfhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1913/DISSERTACAO_%20Magda%20-%2021-08-2011-%20corrigido.pdf.jpgporUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoUNOESTEBRCiências HumanasFormação crítico-reflexivaMetodologia ativaAprendizagemEducação superiorCritical-Reflexive Learning ProcessActive MethodologyLearningGraduation CollegeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSConcepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagemProfessor s conception about critical reflexive learning process of Nursing Coursesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTEORIGINALDISSERTACAO_ Magda - 21-08-2011- corrigido.pdfapplication/pdf261390http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/835/1/DISSERTACAO_+Magda+-+21-08-2011-+corrigido.pdfbf65ea71c7183f69a860d08fb178272dMD51THUMBNAILDISSERTACAO_ Magda - 21-08-2011- corrigido.pdf.jpgDISSERTACAO_ Magda - 21-08-2011- corrigido.pdf.jpgimage/jpeg2167http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/835/2/DISSERTACAO_+Magda+-+21-08-2011-+corrigido.pdf.jpg3185d478a3656113e055885f2bb9523cMD52tede/8352016-07-19 01:02:49.959oai:bdtd.unoeste.br:tede/835Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.por.fl_str_mv Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Professor s conception about critical reflexive learning process of Nursing Courses
title Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem
spellingShingle Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem
Alves, Aidê de Melo
Formação crítico-reflexiva
Metodologia ativa
Aprendizagem
Educação superior
Critical-Reflexive Learning Process
Active Methodology
Learning
Graduation College
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
title_short Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem
title_full Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem
title_fullStr Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem
title_full_unstemmed Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem
title_sort Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem
author Alves, Aidê de Melo
author_facet Alves, Aidê de Melo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Carmen Lúcia
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:01545785848
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5779371067985868
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:04111699804
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5020376102015334
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Horiguela, Maria de Lourdes Morales
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:02491575868
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5098582548308614
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:12957030845
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2912905205918429
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Aidê de Melo
contributor_str_mv Dias, Carmen Lúcia
Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
Horiguela, Maria de Lourdes Morales
dc.subject.por.fl_str_mv Formação crítico-reflexiva
Metodologia ativa
Aprendizagem
Educação superior
topic Formação crítico-reflexiva
Metodologia ativa
Aprendizagem
Educação superior
Critical-Reflexive Learning Process
Active Methodology
Learning
Graduation College
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
dc.subject.eng.fl_str_mv Critical-Reflexive Learning Process
Active Methodology
Learning
Graduation College
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
description The present study focuses on professor s conception about critical reflexive learning process of Nursing Area. Nowadays, one of the great challenges in Nursing Courses is to prepare the graduating students for professional practice with a critical-reflective profile as recommended by the Curriculum Guidelines for Undergraduate in Nursing - November 2001.The research method chosen to carry out the investigation was case study with a qualitative approach and aimed investigate the strategies used by the nurse-professor for the training of critical reflexive nurse professionals. The methodological procedures involved: data collection, semi-structured interview with six nurse-professors randomly selected in a Nursing College Graduation of Presidente Prudente/SP, data analyses and discussion of finding were realized through interpretation of answers of nurse-professors. The results indicated that professors perceived the basic needs in order to develop more critical reflexive professionals; the most commonly used strategies were lectures, group work and reading texts. It is recommended the combination of teaching strategies for the enrichment classes. This allows you to meet the individual differences among students, providing an exchange of experiences between professor and student.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-10-13
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-18T17:54:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Aidê de Melo. Professor s conception about critical reflexive learning process of Nursing Courses. 2011. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/835
identifier_str_mv ALVES, Aidê de Melo. Professor s conception about critical reflexive learning process of Nursing Courses. 2011. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNOESTE
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
bitstream.url.fl_str_mv http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/835/1/DISSERTACAO_+Magda+-+21-08-2011-+corrigido.pdf
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/835/2/DISSERTACAO_+Magda+-+21-08-2011-+corrigido.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bf65ea71c7183f69a860d08fb178272d
3185d478a3656113e055885f2bb9523c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1785359469708836864