A voz afrodescendente quilombola: cultura, identidade e ethos discursivo como imagem de si

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Mezadri, Jéssica Fernanda
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Passo Fundo
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Brasil
UPF
Programa de Pós-Graduação em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1189
Resumo: A história do negro no Brasil é uma cena de intensas lutas pelo reconhecimento social, uma vez que, após cem anos da abolição da escravidão no país, a Constituição de 1988 garantiu a posse de terras aos quilombolas remanescentes. No entanto, isso não era suficiente. As comunidades negras rurais lutaram por aspectos de ascendência negra, trajetória histórica, resistência à opressão, culto e costumes. Consequentemente, os movimentos em busca de visibilidade social tornaram-se mais pronunciados em todo o território brasileiro, abrindo espaço também para a pesquisa científica. Assim, para colaborar com os negros, construir e agregar novos conhecimentos sobre os afrodescendentes, a Comunidade Quilombola Corrêa, formada por remanescentes, localiza-se no Distrito de São Paulo das Tunas, na cidade de Giruá, na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Neste estudo, objetivou-se analisar o discurso de identidade cultural da Comunidade, para a construção da identidade e do ethos como imagem de si. É importante compreender quais traços culturais estão inscritos na cena da enunciação: a cenografia e o ethos desse grupo, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da semântica global proposta por Maingueneau (2008a, 2008b, 2012). Analisou-se a construção da cenografia e do ethos discursivo dos remanescentes do Reduto Quilombola Corrêa sobre a imagem de si, bem como a investigação de como a semântica global foi constituída que cenografia e ethos discursos foram construídos. Da mesma forma, procurou-se compreender a constituição identitária dos quilombolas com seu universo cultural, com base nas contribuições teóricas de autores como Hall (2015), Woodward (2014) e Bhabha (2001), como uma interação entre ethos pré-discursivo e o ethos discursivo na construção da identidade do quilombo a partir dos relatos orais destes. A pesquisa é exploratória e descritiva quanto aos seus objetivos, trata-se de uma pesquisa de campo envolvendo procedimentos bibliográficos com abordagem qualitativa. O corpus desta pesquisa foi o discurso dos moradores da Comunidade Quilombola Corrêa, coletado em grupo focal. Constatou-se que os remanescentes pouco sabem sobre sua própria história na condição de quilombo, tornando utópico o reconhecimento, visto que em seus discursos há a construção de ethos reivindicadores e descontentes com a atual de sobrevivência. Estes morenos afirmam serem aceitos, mas enunciam vários aspectos de invisibilidade social. Muitos destes quilombolas sentem obrigação de enaltecer o branco que lhe deu emprego e moradia, sem perceber a hegemonia, opressão e as forças de poder.
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Assim, para colaborar com os negros, construir e agregar novos conhecimentos sobre os afrodescendentes, a Comunidade Quilombola Corrêa, formada por remanescentes, localiza-se no Distrito de São Paulo das Tunas, na cidade de Giruá, na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Neste estudo, objetivou-se analisar o discurso de identidade cultural da Comunidade, para a construção da identidade e do ethos como imagem de si. É importante compreender quais traços culturais estão inscritos na cena da enunciação: a cenografia e o ethos desse grupo, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da semântica global proposta por Maingueneau (2008a, 2008b, 2012). Analisou-se a construção da cenografia e do ethos discursivo dos remanescentes do Reduto Quilombola Corrêa sobre a imagem de si, bem como a investigação de como a semântica global foi constituída que cenografia e ethos discursos foram construídos. Da mesma forma, procurou-se compreender a constituição identitária dos quilombolas com seu universo cultural, com base nas contribuições teóricas de autores como Hall (2015), Woodward (2014) e Bhabha (2001), como uma interação entre ethos pré-discursivo e o ethos discursivo na construção da identidade do quilombo a partir dos relatos orais destes. A pesquisa é exploratória e descritiva quanto aos seus objetivos, trata-se de uma pesquisa de campo envolvendo procedimentos bibliográficos com abordagem qualitativa. O corpus desta pesquisa foi o discurso dos moradores da Comunidade Quilombola Corrêa, coletado em grupo focal. Constatou-se que os remanescentes pouco sabem sobre sua própria história na condição de quilombo, tornando utópico o reconhecimento, visto que em seus discursos há a construção de ethos reivindicadores e descontentes com a atual de sobrevivência. Estes morenos afirmam serem aceitos, mas enunciam vários aspectos de invisibilidade social. Muitos destes quilombolas sentem obrigação de enaltecer o branco que lhe deu emprego e moradia, sem perceber a hegemonia, opressão e as forças de poder.The history of the black in Brazil is a scene of intense struggles for social recognition, since, after one hundred years of the abolition of slavery in the country, the 1988 Constitution guaranteed the possession of lands to the remaining quilombolas. However, that was not enough. Black rural communities fought for aspects of black ancestry, historical trajectory, resistance to oppression, worship and customs. Consequently, the movements in search of social visibility have become more pronounced throughout the Brazilian territory, opening space also for scientific research. Thus, in order to collaborate with the blacks, to construct and to add new knowledge on Afrodescendants, the community Quilombola Corrêa, formed by remnants, is located in the District of São Paulo das Tunas, in the city of Giruá, in the northwest region of the state of Rio Grande The objective of this study was to analyze the discourse of cultural identity of the Community, for the construction of identity and ethos as an image of itself. It is important to understand which cultural traits are inscribed in the enunciation scene: the scenography and the ethos of this group, based on the theoreticalmethodological assumptions of the global semantics proposed by Maingueneau (2008a, 2008b, 2012). The construction of the scenography and the discursive ethos of the remnants of the Quilombola Corrêa Redoubt on the self-image, as well as the investigation of how the global semantics was constituted - that scenography and ethos discourses were constructed. Similarly, we sought to understand the identity constitution of quilombolas with their cultural universe, based on the theoretical contributions of authors such as Hall (2015), Woodward (2014) and Bhabha (2001), as an interaction between pre-discursive and The discursive ethos in the construction of the quilombo identity from the oral reports of these. The research is exploratory and descriptive regarding its objectives, it is a field research involving bibliographic procedures with qualitative approach. The corpus of this research was the discourse of the residents of the Quilombola Corrêa Community, collected in a focal group. It was found that the remnants know little about their own history as a quilombo, making utopian recognition, since in their discourses there is the construction of ethos that are demanding and discontent with the current one of survival. These "morenos" affirm to be accepted, but they enunciate several aspects of social invisibility. Many of these quilombolas feel obliged to praise the white man who gave him employment and housing, without realizing hegemony, oppression and the forces of power.Universidade de Passo FundoInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHBrasilUPFPrograma de Pós-Graduação em LetrasFreitas, Ernani Cesar dehttp://lattes.cnpq.br/965311028624467415043509953Mezadri, Jéssica Fernanda2018-04-18T18:41:24Z2017-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMEZADRI, Jéssica Fernanda. A voz afrodescendente quilombola: cultura, identidade e ethos discursivo como imagem de si. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1189porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2018-04-18T18:41:24Zoai:tede.upf.br:tede/1189Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-04-18T18:41:24Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
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