O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: Desenvolvimento Orientado pelo Transporte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Hidalgo, Patricia de Amorim lattes
Orientador(a): Souza, Carlos Leite de lattes
Banca de defesa: Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benatti lattes, Izaga, Fabiana Generoso de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Arquitetura e Urbanismo
Departamento: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26107
Resumo: The dynamics of urban flows is directly involved with mobility and attractiveness of uses. As a result, the cause and effect between the development of urban space and infrastructure are complex and are never immediate. This research points out the development plan of urban space from the perspective of mobility, connections and accessibility through Transit Oriented Development, seeking urban requalification. The 2030 Plan of Bordeaux’s city illustrates an urban plan that includes urban infrastructure, land use and mobility, with an emphasis on sustainability and quality of life, based on the Tramway. In Brazilian context, Santos city is covered due to the implementation of the first Tramway in São Paulo state and aims to requalificate the project intervention areas. For such an observation was made reading and iconographic reproduction of the master plans of the two cases and then analyzed using the same parameter categories developed for this research. The research aims to find elements of the studied projects that reach urban requalfication.
id UPM_47fdbf6771230276ac8197a491cf0aac
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/26107
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-09-05T14:25:27Z2020-05-28T18:16:41Z2020-05-28T18:16:41Z2015-12-11HIDALGO, Patricia de Amorim. O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: desenvolvimento orientado pelo transporte, 2015. [142 f.]. Dissertação( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, [São Paulo] .http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26107The dynamics of urban flows is directly involved with mobility and attractiveness of uses. As a result, the cause and effect between the development of urban space and infrastructure are complex and are never immediate. This research points out the development plan of urban space from the perspective of mobility, connections and accessibility through Transit Oriented Development, seeking urban requalification. The 2030 Plan of Bordeaux’s city illustrates an urban plan that includes urban infrastructure, land use and mobility, with an emphasis on sustainability and quality of life, based on the Tramway. In Brazilian context, Santos city is covered due to the implementation of the first Tramway in São Paulo state and aims to requalificate the project intervention areas. For such an observation was made reading and iconographic reproduction of the master plans of the two cases and then analyzed using the same parameter categories developed for this research. The research aims to find elements of the studied projects that reach urban requalfication.A dinâmica dos fluxos urbanos está diretamente envolvida com a mobilidade e a atratividade dos usos. Como reflexo, a relação de causa e efeito entre o desenvolvimento do espaço urbano e a infraestrutura, além de complexos nunca são imediatos. Esta pesquisa observa o plano de desenvolvimento do espaço urbano pela perspectiva da mobilidade, das conexões e da acessibilidade pelas lentes do conceito do Desenvolvimento Orientado pelo Transporte, em busca de requalificação urbana. O Plano 2030 da cidade de Bordeaux ilustra um plano urbano que integra equipamentos urbanos, o uso do solo e mobilidade, com ênfase para sustentabilidade e qualidade de vida, baseado no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). No contexto brasileiro, a cidade de Santos é abordada devido à implantação do primeiro VLT do paulista e visa requalificar as áreas de intervenção do projeto. Para tal observação, foi feita a leitura e a reprodução iconográfica dos planos diretores dos dois casos e posteriormente analisados através do mesmo parâmetro de categorias elaboradas para esta pesquisa. A pesquisa tem como objetivo encontrar elementos dos projetos estudados que alcancem requalificação urbana.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieArquitetura e UrbanismoUPMBrasilFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessmobilidade urbanatransporte públicocentro históricoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOO Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: Desenvolvimento Orientado pelo Transporteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSouza, Carlos Leite dehttp://lattes.cnpq.br/2503278782954156Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benattihttp://lattes.cnpq.br/3698530751056051Izaga, Fabiana Generoso dehttp://lattes.cnpq.br/7659965430942292http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarHidalgo, Patricia de Amorimhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/11124/Patricia%20de%20Amorim%20Hidalgo.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2832/5/Patricia%20de%20Amorim%20Hidalgo.pdfurban mobilitypublic transporthistoric centerreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/261072020-05-28 15:16:41.526Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: Desenvolvimento Orientado pelo Transporte
title O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: Desenvolvimento Orientado pelo Transporte
spellingShingle O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: Desenvolvimento Orientado pelo Transporte
Hidalgo, Patricia de Amorim
mobilidade urbana
transporte público
centro histórico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
title_short O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: Desenvolvimento Orientado pelo Transporte
title_full O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: Desenvolvimento Orientado pelo Transporte
title_fullStr O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: Desenvolvimento Orientado pelo Transporte
title_full_unstemmed O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: Desenvolvimento Orientado pelo Transporte
title_sort O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: Desenvolvimento Orientado pelo Transporte
author Hidalgo, Patricia de Amorim
author_facet Hidalgo, Patricia de Amorim
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Carlos Leite de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2503278782954156
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benatti
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3698530751056051
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Izaga, Fabiana Generoso de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7659965430942292
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar
dc.contributor.author.fl_str_mv Hidalgo, Patricia de Amorim
contributor_str_mv Souza, Carlos Leite de
Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benatti
Izaga, Fabiana Generoso de
dc.subject.por.fl_str_mv mobilidade urbana
transporte público
centro histórico
topic mobilidade urbana
transporte público
centro histórico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
description The dynamics of urban flows is directly involved with mobility and attractiveness of uses. As a result, the cause and effect between the development of urban space and infrastructure are complex and are never immediate. This research points out the development plan of urban space from the perspective of mobility, connections and accessibility through Transit Oriented Development, seeking urban requalification. The 2030 Plan of Bordeaux’s city illustrates an urban plan that includes urban infrastructure, land use and mobility, with an emphasis on sustainability and quality of life, based on the Tramway. In Brazilian context, Santos city is covered due to the implementation of the first Tramway in São Paulo state and aims to requalificate the project intervention areas. For such an observation was made reading and iconographic reproduction of the master plans of the two cases and then analyzed using the same parameter categories developed for this research. The research aims to find elements of the studied projects that reach urban requalfication.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-05T14:25:27Z
2020-05-28T18:16:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:16:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HIDALGO, Patricia de Amorim. O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: desenvolvimento orientado pelo transporte, 2015. [142 f.]. Dissertação( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, [São Paulo] .
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26107
identifier_str_mv HIDALGO, Patricia de Amorim. O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: desenvolvimento orientado pelo transporte, 2015. [142 f.]. Dissertação( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, [São Paulo] .
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Arquitetura e Urbanismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174451521191936