O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: Desenvolvimento Orientado pelo Transporte
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Arquitetura e Urbanismo
|
Departamento: |
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26107 |
Resumo: | The dynamics of urban flows is directly involved with mobility and attractiveness of uses. As a result, the cause and effect between the development of urban space and infrastructure are complex and are never immediate. This research points out the development plan of urban space from the perspective of mobility, connections and accessibility through Transit Oriented Development, seeking urban requalification. The 2030 Plan of Bordeaux’s city illustrates an urban plan that includes urban infrastructure, land use and mobility, with an emphasis on sustainability and quality of life, based on the Tramway. In Brazilian context, Santos city is covered due to the implementation of the first Tramway in São Paulo state and aims to requalificate the project intervention areas. For such an observation was made reading and iconographic reproduction of the master plans of the two cases and then analyzed using the same parameter categories developed for this research. The research aims to find elements of the studied projects that reach urban requalfication. |
id |
UPM_47fdbf6771230276ac8197a491cf0aac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/26107 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-09-05T14:25:27Z2020-05-28T18:16:41Z2020-05-28T18:16:41Z2015-12-11HIDALGO, Patricia de Amorim. O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: desenvolvimento orientado pelo transporte, 2015. [142 f.]. Dissertação( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, [São Paulo] .http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26107The dynamics of urban flows is directly involved with mobility and attractiveness of uses. As a result, the cause and effect between the development of urban space and infrastructure are complex and are never immediate. This research points out the development plan of urban space from the perspective of mobility, connections and accessibility through Transit Oriented Development, seeking urban requalification. The 2030 Plan of Bordeaux’s city illustrates an urban plan that includes urban infrastructure, land use and mobility, with an emphasis on sustainability and quality of life, based on the Tramway. In Brazilian context, Santos city is covered due to the implementation of the first Tramway in São Paulo state and aims to requalificate the project intervention areas. For such an observation was made reading and iconographic reproduction of the master plans of the two cases and then analyzed using the same parameter categories developed for this research. The research aims to find elements of the studied projects that reach urban requalfication.A dinâmica dos fluxos urbanos está diretamente envolvida com a mobilidade e a atratividade dos usos. Como reflexo, a relação de causa e efeito entre o desenvolvimento do espaço urbano e a infraestrutura, além de complexos nunca são imediatos. Esta pesquisa observa o plano de desenvolvimento do espaço urbano pela perspectiva da mobilidade, das conexões e da acessibilidade pelas lentes do conceito do Desenvolvimento Orientado pelo Transporte, em busca de requalificação urbana. O Plano 2030 da cidade de Bordeaux ilustra um plano urbano que integra equipamentos urbanos, o uso do solo e mobilidade, com ênfase para sustentabilidade e qualidade de vida, baseado no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). No contexto brasileiro, a cidade de Santos é abordada devido à implantação do primeiro VLT do paulista e visa requalificar as áreas de intervenção do projeto. Para tal observação, foi feita a leitura e a reprodução iconográfica dos planos diretores dos dois casos e posteriormente analisados através do mesmo parâmetro de categorias elaboradas para esta pesquisa. A pesquisa tem como objetivo encontrar elementos dos projetos estudados que alcancem requalificação urbana.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieArquitetura e UrbanismoUPMBrasilFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessmobilidade urbanatransporte públicocentro históricoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOO Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: Desenvolvimento Orientado pelo Transporteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSouza, Carlos Leite dehttp://lattes.cnpq.br/2503278782954156Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benattihttp://lattes.cnpq.br/3698530751056051Izaga, Fabiana Generoso dehttp://lattes.cnpq.br/7659965430942292http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarHidalgo, Patricia de Amorimhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/11124/Patricia%20de%20Amorim%20Hidalgo.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2832/5/Patricia%20de%20Amorim%20Hidalgo.pdfurban mobilitypublic transporthistoric centerreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/261072020-05-28 15:16:41.526Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: Desenvolvimento Orientado pelo Transporte |
title |
O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: Desenvolvimento Orientado pelo Transporte |
spellingShingle |
O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: Desenvolvimento Orientado pelo Transporte Hidalgo, Patricia de Amorim mobilidade urbana transporte público centro histórico CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
title_short |
O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: Desenvolvimento Orientado pelo Transporte |
title_full |
O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: Desenvolvimento Orientado pelo Transporte |
title_fullStr |
O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: Desenvolvimento Orientado pelo Transporte |
title_full_unstemmed |
O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: Desenvolvimento Orientado pelo Transporte |
title_sort |
O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: Desenvolvimento Orientado pelo Transporte |
author |
Hidalgo, Patricia de Amorim |
author_facet |
Hidalgo, Patricia de Amorim |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Carlos Leite de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2503278782954156 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benatti |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3698530751056051 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Izaga, Fabiana Generoso de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7659965430942292 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hidalgo, Patricia de Amorim |
contributor_str_mv |
Souza, Carlos Leite de Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benatti Izaga, Fabiana Generoso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mobilidade urbana transporte público centro histórico |
topic |
mobilidade urbana transporte público centro histórico CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
description |
The dynamics of urban flows is directly involved with mobility and attractiveness of uses. As a result, the cause and effect between the development of urban space and infrastructure are complex and are never immediate. This research points out the development plan of urban space from the perspective of mobility, connections and accessibility through Transit Oriented Development, seeking urban requalification. The 2030 Plan of Bordeaux’s city illustrates an urban plan that includes urban infrastructure, land use and mobility, with an emphasis on sustainability and quality of life, based on the Tramway. In Brazilian context, Santos city is covered due to the implementation of the first Tramway in São Paulo state and aims to requalificate the project intervention areas. For such an observation was made reading and iconographic reproduction of the master plans of the two cases and then analyzed using the same parameter categories developed for this research. The research aims to find elements of the studied projects that reach urban requalfication. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-05T14:25:27Z 2020-05-28T18:16:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T18:16:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
HIDALGO, Patricia de Amorim. O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: desenvolvimento orientado pelo transporte, 2015. [142 f.]. Dissertação( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, [São Paulo] . |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26107 |
identifier_str_mv |
HIDALGO, Patricia de Amorim. O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: desenvolvimento orientado pelo transporte, 2015. [142 f.]. Dissertação( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, [São Paulo] . |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Arquitetura e Urbanismo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174451521191936 |