Valores relativos à competição organizacional: um estudo em uma pequena empresa do polo cerâmico de pedreira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Santos, Camila Maximiano dos lattes
Orientador(a): Domenico, Silvia Marcia Russi de lattes
Banca de defesa: Teixeira, Maria Luisa Mendes lattes, Martins, Maria do Carmo Fernandes lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Administração de Empresas
Departamento: Administração
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23459
Resumo: In a new way to study small businesses than the theories of entrepreneurship, we seek to understand from the point of view of internal stakeholders, the figures relating to organizational competition are being built in a small industrial company in the cer amic hub of the city of Pedreira, São Paulo. These values are constructed by stakeholders in social interactions through language, guide their actions and are reflected in organizational practices, procedures and typical behavior observed in organization s. From the interpretive paradigm, the interactionist perspective and based on the qualitative method, we chose a single case study strategy. We conduct the company chosen to build the empirical material, the total of 13 interviews, in - depth with the found er and semistructured with other internal stakeholders, and we use non - participating observations and documents, making use of qualitative analysis for presentation and interpretation of these discursive materials. The results revealed ten values related to organizational competition: expert knowledge of the founder, opening opportunities, informal procedures, commitment to growth, compliance with certain legal obligations, facing challenges, immediacy, no transparency, personhood in relationships and non - compliance with commitments, which sometimes were underlying practices with only a few individuals of the same group of stakeholders. Above all, these values were guided by worldviews of the founder, organizational needs and aspects of economic, social and political context in which stakeholders were inserted. The study of organizational values related to competition in this small company was a first step to discuss issues relating to the survival of Brazilian micro and small enterprises.
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We conduct the company chosen to build the empirical material, the total of 13 interviews, in - depth with the found er and semistructured with other internal stakeholders, and we use non - participating observations and documents, making use of qualitative analysis for presentation and interpretation of these discursive materials. The results revealed ten values related to organizational competition: expert knowledge of the founder, opening opportunities, informal procedures, commitment to growth, compliance with certain legal obligations, facing challenges, immediacy, no transparency, personhood in relationships and non - compliance with commitments, which sometimes were underlying practices with only a few individuals of the same group of stakeholders. Above all, these values were guided by worldviews of the founder, organizational needs and aspects of economic, social and political context in which stakeholders were inserted. The study of organizational values related to competition in this small company was a first step to discuss issues relating to the survival of Brazilian micro and small enterprises.Em um novo caminho para estudar pequenas empresas que não as teorias de empreendedorismo, buscamos compreender, sob o ponto de vista dos stakeholders internos, como os valores relativos à competição organizacional estão sendo construídos em uma pequena empresa industrial do polo cerâmico da cidade de Pedreira , São Paulo . Esses valores são construídos pelos stakeholder s nas interações sociais por meio de linguagem, orientam suas ações e são refletidos na s práticas organizacionais, comportamentos e procedimentos típicos observados nas organizações. A partir do paradigma interpretativo, na perspectiva interacionista e com base no método qualitativo, optamos pela est ratégia de estudo de caso único. R ealizamos , na empresa escolhida para a construção do material empírico, o total de 13 entrevistas , sendo em pro fundidade com o fundador e semi estruturada com demais stakeholders internos , além de utilizarmos observações não participantes e documentos , fazendo uso da análise qualitativa para apresentação e in terpretação d esses mate riais discursivos . Os resultados revela ra m dez valores relativos à competição organizacional: conhecimento especializado do fundador, abertura a oportunidades, informalidade nos procedimentos, compromisso com o crescimento, cumprimento de certas obrigações legais, enfrentamento de desafios, presenteísmo , não transparência, pessoalidade nas relações e não compromisso com o outro , que , por vezes, estiveram subjacentes às práticas com somente alguns indivíduos do mesmo grupo de stakeholders . Sobretudo, esses valores foram orientados pelas visões de mundo do fundador , necessidades organizacionais e aspectos do contexto econômico, social e político em que seus stakeholders est avam inseridos . O estudo de valores relativos à competição organizacional nessa peque na empresa foi um primeiro passo para discutir questões relativas à sobrevivência das micro e pequenas empresas brasileiras.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieAdministração de EmpresasUPMBRAdministraçãovalores relativos à competição organizacionalstakeholderspequenas empresasvalues related to organizational competitionstakeholderssmall businessesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASValores relativos à competição organizacional: um estudo em uma pequena empresa do polo cerâmico de pedreirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDomenico, Silvia Marcia Russi dehttp://lattes.cnpq.br/8337097124162117Teixeira, Maria Luisa Mendeshttp://lattes.cnpq.br/2179893747302901Martins, Maria do Carmo Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/2082496726890687http://lattes.cnpq.br/6046035174293327Santos, Camila Maximiano doshttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2783/Camila%20Maximiano%20dos%20Santos.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/630/1/Camila%20Maximiano%20dos%20Santos.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/234592020-05-28 15:04:03.204Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
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