Competências para a sustentabilidade: um estudo sobre ações educativas voltadas ao desenvolvimento de gestores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Scartezini, Vivian Neri lattes
Orientador(a): Brunstein, Janette lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Administração de Empresas
Departamento: Administração
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23571
Resumo: The aim of this study is to distinguish and analyze educational actions that contribute to the development of competencies in managers related to sustainability, considering learning as an underlying intrinsic process. To sustain this objective, a theoretical reason was sought which could explain the concepts of sustainability, education for sustainability, learning and competencies in the organizations. The investigation is a qualitative study proved by a case study. The strategy adopted for building the data was of semi-structured interviews, carried out with 15 managers, field observation and documentary analysis. The results showed that educational actions, of whose focus and methodological approach are related to sustainability, favor the development of specific competencies in managers, from the individual learning processes, although they are not determinant. Besides that, the results also evidenced that take part in corporate educational actions related to this subject increase and improve the speech of the managers, but it is not necessary showed in the daily activities of management.
id UPM_ac528d655474619e8469f2f5f5cd17cd
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/23571
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:26:47Z2020-05-28T18:04:20Z2009-11-262020-05-28T18:04:20Z2009-09-03http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23571The aim of this study is to distinguish and analyze educational actions that contribute to the development of competencies in managers related to sustainability, considering learning as an underlying intrinsic process. To sustain this objective, a theoretical reason was sought which could explain the concepts of sustainability, education for sustainability, learning and competencies in the organizations. The investigation is a qualitative study proved by a case study. The strategy adopted for building the data was of semi-structured interviews, carried out with 15 managers, field observation and documentary analysis. The results showed that educational actions, of whose focus and methodological approach are related to sustainability, favor the development of specific competencies in managers, from the individual learning processes, although they are not determinant. Besides that, the results also evidenced that take part in corporate educational actions related to this subject increase and improve the speech of the managers, but it is not necessary showed in the daily activities of management.O presente trabalho tem como objetivo conhecer e analisar ações educativas que contribuam para o desenvolvimento nos gestores de competências voltadas à sustentabilidade, considerando a aprendizagem como um processo subjacente intrínseco. Para embasar este objetivo, buscou-se um arcabouço teórico que levasse à compreensão dos conceitos de sustentabilidade, educação para sustentabilidade, aprendizagem e competências nas organizações. A investigação pode ser identificada como um estudo qualitativo, fundamentado em um estudo de caso. A estratégia adotada para a construção dos dados foi a de entrevistas semi-estruturadas realizadas com 15 gestores, observação de campo e análise documental. Os resultados demonstraram que ações educativas, cujo enfoque e abordagem metodológica sejam voltados ao tema da sustentabilidade, favorecem o desenvolvimento de competências específicas nos gestores, a partir das aprendizagens individuais ocorridas, embora não sejam determinantes. Também pode ser evidenciado que participar de ações educativas corporativas sobre este tema, amplia o discurso dos gestores, mas não necessariamente isto se reflete na prática diária de gestão.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieAdministração de EmpresasUPMBRAdministraçãodesenvolvimento de gestoresaprendizagemcompetênciasustentabilidademanagers developmentlearningcompetencesustainabilityCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASCompetências para a sustentabilidade: um estudo sobre ações educativas voltadas ao desenvolvimento de gestoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBrunstein, Janettehttp://lattes.cnpq.br/8568710701792092http://lattes.cnpq.br/3598847269847912Scartezini, Vivian Nerihttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3034/Vivian%20Neri%20Scartezini.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/744/1/Vivian%20Neri%20Scartezini.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/235712020-05-28 15:04:20.876Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Competências para a sustentabilidade: um estudo sobre ações educativas voltadas ao desenvolvimento de gestores
title Competências para a sustentabilidade: um estudo sobre ações educativas voltadas ao desenvolvimento de gestores
spellingShingle Competências para a sustentabilidade: um estudo sobre ações educativas voltadas ao desenvolvimento de gestores
Scartezini, Vivian Neri
desenvolvimento de gestores
aprendizagem
competência
sustentabilidade
managers development
learning
competence
sustainability
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short Competências para a sustentabilidade: um estudo sobre ações educativas voltadas ao desenvolvimento de gestores
title_full Competências para a sustentabilidade: um estudo sobre ações educativas voltadas ao desenvolvimento de gestores
title_fullStr Competências para a sustentabilidade: um estudo sobre ações educativas voltadas ao desenvolvimento de gestores
title_full_unstemmed Competências para a sustentabilidade: um estudo sobre ações educativas voltadas ao desenvolvimento de gestores
title_sort Competências para a sustentabilidade: um estudo sobre ações educativas voltadas ao desenvolvimento de gestores
author Scartezini, Vivian Neri
author_facet Scartezini, Vivian Neri
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brunstein, Janette
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8568710701792092
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3598847269847912
dc.contributor.author.fl_str_mv Scartezini, Vivian Neri
contributor_str_mv Brunstein, Janette
dc.subject.por.fl_str_mv desenvolvimento de gestores
aprendizagem
competência
sustentabilidade
topic desenvolvimento de gestores
aprendizagem
competência
sustentabilidade
managers development
learning
competence
sustainability
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.eng.fl_str_mv managers development
learning
competence
sustainability
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description The aim of this study is to distinguish and analyze educational actions that contribute to the development of competencies in managers related to sustainability, considering learning as an underlying intrinsic process. To sustain this objective, a theoretical reason was sought which could explain the concepts of sustainability, education for sustainability, learning and competencies in the organizations. The investigation is a qualitative study proved by a case study. The strategy adopted for building the data was of semi-structured interviews, carried out with 15 managers, field observation and documentary analysis. The results showed that educational actions, of whose focus and methodological approach are related to sustainability, favor the development of specific competencies in managers, from the individual learning processes, although they are not determinant. Besides that, the results also evidenced that take part in corporate educational actions related to this subject increase and improve the speech of the managers, but it is not necessary showed in the daily activities of management.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-11-26
2020-05-28T18:04:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-09-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:26:47Z
2020-05-28T18:04:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23571
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração de Empresas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174457680527360