Os eixos de estruturação da transformação urbana no plano diretor estratégico de São Paulo: oportunidades de financiamento da infraestrutura de mobilidade
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
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Programa de Pós-Graduação: |
Arquitetura e Urbanismo
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Departamento: |
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27875 |
Resumo: | The need for equanimous access to infrastructures and opportunities in brazilian metropolises turns the mass transit systems into potential key features of urban policies that aim at tackling socioeconomic vulnerabilities and planned urban development. On the other hand, the implementation of these infrastructures tends to increase the value of the benefited properties and to demand investments that challenge the public sector’s financing capacity. By means of this, the dissertation addresses alternative sources of urban financing that make use of the increments in land values and that direct the collected amounts to the provision of public mass transit systems through instruments of Land Value Capture (LVC). This research also provides discourse about the features of the São Paulo´s Strategic Master Plan of 2014 (Plano Diretor Estratégico - PDE) that target making financing feasible for its sustainable mobility policy, exemplified by the usage of part of the resources from the Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB) to this end. The main resulting element of these guidelines on the territory is represented by the Eixos de Estruturação da Transformação Urbana (EETU), where are the highest Floor Are Ratio (FAR) index and the qualified dense urban development can be seen, the latter of which is guided by the mass transit axes, a correlated principle with the Transit-Oriented Development (TOD |
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2021-02-03T20:55:44Z2021-02-08T22:00:47Z2021-02-08T22:00:47Z2020-09-01SCHEUER, Paulo Eduardo. Os eixos de estruturação da transformação urbana no plano diretor estratégico de São Paulo: oportunidades de financiamento da infraestrutura de mobilidade. 2020. 135 f. Dissertação ( Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo,2020 .http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27875The need for equanimous access to infrastructures and opportunities in brazilian metropolises turns the mass transit systems into potential key features of urban policies that aim at tackling socioeconomic vulnerabilities and planned urban development. On the other hand, the implementation of these infrastructures tends to increase the value of the benefited properties and to demand investments that challenge the public sector’s financing capacity. By means of this, the dissertation addresses alternative sources of urban financing that make use of the increments in land values and that direct the collected amounts to the provision of public mass transit systems through instruments of Land Value Capture (LVC). This research also provides discourse about the features of the São Paulo´s Strategic Master Plan of 2014 (Plano Diretor Estratégico - PDE) that target making financing feasible for its sustainable mobility policy, exemplified by the usage of part of the resources from the Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB) to this end. The main resulting element of these guidelines on the territory is represented by the Eixos de Estruturação da Transformação Urbana (EETU), where are the highest Floor Are Ratio (FAR) index and the qualified dense urban development can be seen, the latter of which is guided by the mass transit axes, a correlated principle with the Transit-Oriented Development (TODA necessidade de acesso equânime às oportunidades nas metrópoles brasileiras coloca os sistemas de mobilidade urbana de alta capacidade como peças potenciais de políticas públicas urbanas que visam o enfrentamento das vulnerabilidades socioeconômicas e o desenvolvimento planejado. Por outro lado, a implantação destas infraestruturas tende a demandar investimentos que desafiam a capacidade de aporte dos governos e gerar valorização dos terrenos e imóveis beneficiados. Assim, a dissertação aborda fontes alternativas de financiamento urbano que operam sobre a valorização fundiária para direcionar os montantes arrecadados à qualificação e expansão da rede, a partir de instrumentos de captura dos incrementos de valor do solo. Como recorte, a pesquisa discorre sobre as disposições do Plano Diretor Estratégico (PDE) de 2014 do município de São Paulo que buscam viabilizar o financiamento de sua política de mobilidade sustentável, a exemplo da vinculação de parte dos recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB) à esta finalidade. O principal elemento resultante desta diretriz no território é representado pelos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana (EETU), aonde se preveem os maiores coeficientes de aproveitamento (CA máximo) e o desenvolvimento orientado pelos eixos de mobilidade, princípio correlato ao Desenvolvimento Orientado pelo Transporte (DOT). Em complemento, são abordados casos que combinam o DOT a mecanismos de captura da valorização da terra para financiar a construção de linhas, estações e centralidades, como o Empreendimento Associado, Reajuste de Terras e Financiamento pelo Incremental de Arrecadação.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieArquitetura e UrbanismoUPMBrasilFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessdesenvolvimento orientado pelo transporte (DOT)recuperação da valorização fundiáriaplano diretor estratégico (PDE)instrumentos urbanísticospolíticas públicas urbanaseixos de estruturação da transformação urbana (EETU).CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::TRANSPORTE E TRAFEGO URBANO E REGIONALOs eixos de estruturação da transformação urbana no plano diretor estratégico de São Paulo: oportunidades de financiamento da infraestrutura de mobilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSouza, Carlos Leite dehttp://lattes.cnpq.br/2503278782954156Franco, Fernando de Mellohttp://lattes.cnpq.br/7425205419640937Apparecido Junior, José Antoniohttp://lattes.cnpq.br/9645169834284731http://lattes.cnpq.br/1100724465401948Scheuer, Paulo Eduardohttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4567/5/Paulo%20Eduardo%20Scheuer....pdftransit-oriented development (TOD)land value captureurban instrumentspublic urban policies.strategic master planreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/278752021-02-08 19:00:47.256Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
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