ROODA TEKTON e aprendizagem de física : uma proposta pedagógica pelo caminho da tomada de consciência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Moresco, Silvia Ferreto da Silva
Orientador(a): Behar, Patrícia Alejandra
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/3746
Resumo: A dissertação de mestrado “A Tomada de Consciência Dentro de Uma Proposta Pedagógica de Física” faz parte de uma reflexão sobre minha trajetória como aluna, educadora e pesquisadora. O trabalho empírico foi realizado em uma sala de aula informatizada, com seis alunos do Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, da cidade de Rio Pardo, do Estado do Rio Grande do Sul. O estudo aqui apresentado foi realizado tendo, como suporte teórico, a Epistemologia Genética e, como suporte tecnológico, o ambiente virtual ROODA. Este estudo deixa evidente a atualidade e relevância da Epistemologia Genética em relação à transformação do fazer escolar. Nele são apresentadas situações didáticas efetivamente vivenciadas e observadas pela autora, durante a convivência com seus sujeitos de pesquisa. São, também, apresentadas as análises e interpretações teóricas, sob o enfoque construtivista, buscando verificar como ocorre a tomada de consciência dos conceitos físicos. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo verificar como ocorre a tomada de consciência dos conceitos físicos, a partir de atividades experimentais e teóricas, baseadas em desafios e apoiadas por um ambiente virtual de aprendizagem. Para isso, adotou-se o método clínico adaptado à realidade da sala de aula e à técnica de observação participant A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que a tomada de consciência dos conceitos físicos consiste em reconstruções, ou seja, de um esquema de ação, constrói-se um conceito. Esta definição ultrapassa a do senso comum, que a considera como uma simples iluminação que nada transforma ou acrescenta. Portanto, a tomada de consciência dos conceitos físicos consiste, basicamente, numa conceituação.
id URGS_14b1bf69974a3bfff33954b6fb9f298f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3746
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Moresco, Silvia Ferreto da SilvaBehar, Patrícia Alejandra2007-06-06T17:30:18Z2003http://hdl.handle.net/10183/3746000392193A dissertação de mestrado “A Tomada de Consciência Dentro de Uma Proposta Pedagógica de Física” faz parte de uma reflexão sobre minha trajetória como aluna, educadora e pesquisadora. O trabalho empírico foi realizado em uma sala de aula informatizada, com seis alunos do Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, da cidade de Rio Pardo, do Estado do Rio Grande do Sul. O estudo aqui apresentado foi realizado tendo, como suporte teórico, a Epistemologia Genética e, como suporte tecnológico, o ambiente virtual ROODA. Este estudo deixa evidente a atualidade e relevância da Epistemologia Genética em relação à transformação do fazer escolar. Nele são apresentadas situações didáticas efetivamente vivenciadas e observadas pela autora, durante a convivência com seus sujeitos de pesquisa. São, também, apresentadas as análises e interpretações teóricas, sob o enfoque construtivista, buscando verificar como ocorre a tomada de consciência dos conceitos físicos. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo verificar como ocorre a tomada de consciência dos conceitos físicos, a partir de atividades experimentais e teóricas, baseadas em desafios e apoiadas por um ambiente virtual de aprendizagem. Para isso, adotou-se o método clínico adaptado à realidade da sala de aula e à técnica de observação participant A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que a tomada de consciência dos conceitos físicos consiste em reconstruções, ou seja, de um esquema de ação, constrói-se um conceito. Esta definição ultrapassa a do senso comum, que a considera como uma simples iluminação que nada transforma ou acrescenta. Portanto, a tomada de consciência dos conceitos físicos consiste, basicamente, numa conceituação.application/pdfporComputador na educaçãoFísicaEnsino médioAmbiente de aprendizagemRealidade virtualSoftware educacionalConceito científicoTomada de consciênciaAdolescenteTecnologia virtualEpistemologia genéticaInstituto Estadual de Educação Ernesto Alves.Rio Pardo (RS)ROODA TEKTON e aprendizagem de física : uma proposta pedagógica pelo caminho da tomada de consciênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000392193.pdf000392193.pdfTexto completoapplication/pdf2614581http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3746/1/000392193.pdff4a3ca95cb41e8d973dfa2767d9b08b3MD51TEXT000392193.pdf.txt000392193.pdf.txtExtracted Texttext/plain377232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3746/2/000392193.pdf.txtd6db1f661e5a87fed1fa21b2b9a5a536MD52THUMBNAIL000392193.pdf.jpg000392193.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3746/3/000392193.pdf.jpg7c0299365a6dc0122bc2eecb56465b4dMD5310183/37462018-10-08 08:45:06.59oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3746Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:45:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ROODA TEKTON e aprendizagem de física : uma proposta pedagógica pelo caminho da tomada de consciência
title ROODA TEKTON e aprendizagem de física : uma proposta pedagógica pelo caminho da tomada de consciência
spellingShingle ROODA TEKTON e aprendizagem de física : uma proposta pedagógica pelo caminho da tomada de consciência
Moresco, Silvia Ferreto da Silva
Computador na educação
Física
Ensino médio
Ambiente de aprendizagem
Realidade virtual
Software educacional
Conceito científico
Tomada de consciência
Adolescente
Tecnologia virtual
Epistemologia genética
Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves.
Rio Pardo (RS)
title_short ROODA TEKTON e aprendizagem de física : uma proposta pedagógica pelo caminho da tomada de consciência
title_full ROODA TEKTON e aprendizagem de física : uma proposta pedagógica pelo caminho da tomada de consciência
title_fullStr ROODA TEKTON e aprendizagem de física : uma proposta pedagógica pelo caminho da tomada de consciência
title_full_unstemmed ROODA TEKTON e aprendizagem de física : uma proposta pedagógica pelo caminho da tomada de consciência
title_sort ROODA TEKTON e aprendizagem de física : uma proposta pedagógica pelo caminho da tomada de consciência
author Moresco, Silvia Ferreto da Silva
author_facet Moresco, Silvia Ferreto da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moresco, Silvia Ferreto da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Computador na educação
Física
Ensino médio
Ambiente de aprendizagem
Realidade virtual
Software educacional
Conceito científico
Tomada de consciência
Adolescente
Tecnologia virtual
Epistemologia genética
Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves.
Rio Pardo (RS)
topic Computador na educação
Física
Ensino médio
Ambiente de aprendizagem
Realidade virtual
Software educacional
Conceito científico
Tomada de consciência
Adolescente
Tecnologia virtual
Epistemologia genética
Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves.
Rio Pardo (RS)
description A dissertação de mestrado “A Tomada de Consciência Dentro de Uma Proposta Pedagógica de Física” faz parte de uma reflexão sobre minha trajetória como aluna, educadora e pesquisadora. O trabalho empírico foi realizado em uma sala de aula informatizada, com seis alunos do Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, da cidade de Rio Pardo, do Estado do Rio Grande do Sul. O estudo aqui apresentado foi realizado tendo, como suporte teórico, a Epistemologia Genética e, como suporte tecnológico, o ambiente virtual ROODA. Este estudo deixa evidente a atualidade e relevância da Epistemologia Genética em relação à transformação do fazer escolar. Nele são apresentadas situações didáticas efetivamente vivenciadas e observadas pela autora, durante a convivência com seus sujeitos de pesquisa. São, também, apresentadas as análises e interpretações teóricas, sob o enfoque construtivista, buscando verificar como ocorre a tomada de consciência dos conceitos físicos. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo verificar como ocorre a tomada de consciência dos conceitos físicos, a partir de atividades experimentais e teóricas, baseadas em desafios e apoiadas por um ambiente virtual de aprendizagem. Para isso, adotou-se o método clínico adaptado à realidade da sala de aula e à técnica de observação participant A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que a tomada de consciência dos conceitos físicos consiste em reconstruções, ou seja, de um esquema de ação, constrói-se um conceito. Esta definição ultrapassa a do senso comum, que a considera como uma simples iluminação que nada transforma ou acrescenta. Portanto, a tomada de consciência dos conceitos físicos consiste, basicamente, numa conceituação.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:30:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/3746
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000392193
url http://hdl.handle.net/10183/3746
identifier_str_mv 000392193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3746/1/000392193.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3746/2/000392193.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3746/3/000392193.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f4a3ca95cb41e8d973dfa2767d9b08b3
d6db1f661e5a87fed1fa21b2b9a5a536
7c0299365a6dc0122bc2eecb56465b4d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064864410107904