Ensinar música na educação básica : um estudo de caso sobre o processo de escolarização da música na perspectiva de uma professora

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Puerari, Marcia
Orientador(a): Del Ben, Luciana Marta
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/34063
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral investigar as dimensões envolvidas no processo de escolarização da música na educação básica a partir da perspectiva de uma professora. Os objetivos específicos buscaram: identificar conteúdos e estratégias, objetivos e finalidades do ensino de música na escola; identificar as bases que sustentam o processo de seleção e organização dos conteúdos do ensino de música na escola; e analisar as estratégias utilizadas pela professora para realizar suas práticas de ensino de música na escola. O referencial teórico desta pesquisa está fundamentado nos conceitos de escolarização e cultura escolar. O método escolhido foi o estudo de caso, numa abordagem qualitativa. Como unidade de caso, foi escolhida uma professora de música da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, entrevista semiestruturada de estimulação de recordação, observações e análise de documentos. A análise dos dados foi construída a partir de categorias que focalizam a professora, a escola e o processo de ensinar música na Escola. Em cada uma delas, constam dimensões envolvidas no processo de tornar a música objeto de ensino na escola de educação básica. Os resultados da pesquisa sinalizam que é na interação de todas as dimensões que intervêm na prática educativo-musical da professora que a escolarização da música ocorre, o que aponta para múltiplas maneiras de ensinar música na escola.
id URGS_28cdea722e1c7b3f1c72becf22361e8b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34063
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Puerari, MarciaDel Ben, Luciana Marta2011-11-05T01:19:34Z2011http://hdl.handle.net/10183/34063000791315Este trabalho teve como objetivo geral investigar as dimensões envolvidas no processo de escolarização da música na educação básica a partir da perspectiva de uma professora. Os objetivos específicos buscaram: identificar conteúdos e estratégias, objetivos e finalidades do ensino de música na escola; identificar as bases que sustentam o processo de seleção e organização dos conteúdos do ensino de música na escola; e analisar as estratégias utilizadas pela professora para realizar suas práticas de ensino de música na escola. O referencial teórico desta pesquisa está fundamentado nos conceitos de escolarização e cultura escolar. O método escolhido foi o estudo de caso, numa abordagem qualitativa. Como unidade de caso, foi escolhida uma professora de música da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, entrevista semiestruturada de estimulação de recordação, observações e análise de documentos. A análise dos dados foi construída a partir de categorias que focalizam a professora, a escola e o processo de ensinar música na Escola. Em cada uma delas, constam dimensões envolvidas no processo de tornar a música objeto de ensino na escola de educação básica. Os resultados da pesquisa sinalizam que é na interação de todas as dimensões que intervêm na prática educativo-musical da professora que a escolarização da música ocorre, o que aponta para múltiplas maneiras de ensinar música na escola.This work aimed at investigating the dimensions involved in the process of schooling music from the perspective of a music teacher. More specifically, it aimed at: to identify contents and teaching strategies, objectives and purposes of school music teaching; to identify the basis that sustains the process of selecting and organizing the curriculum contents; and to analyze the strategies used by the teacher to perform her music teaching practices in the school. The theoretical framework was constituted by the concepts of schooling and school culture. A qualitative case study with a school music teacher from the municipal educational system of Porto Alegre, RS, southern Brazil, was carried out. Data were collected through semi-structured interviews, semi-structured interviews of stimulation recall, observations and analysis of documents. Data analysis was built from categories that focused on the teacher, the school and the process of teaching music at the school. Each of them reveals dimensions involved in the process of transforming music into something to be taught at the school of basic education. The results show that it is in the interaction of all these dimensions that underlie music education practices that the schooling of music takes place, which suggests multiple ways of teaching music at school.application/pdfpormusica : EnsinoEducação básicaEscolarizaçãoEducação musicalCultura : EscolaMusic teaching at schools of basic educationSchooling of musicSchool cultureEnsinar música na educação básica : um estudo de caso sobre o processo de escolarização da música na perspectiva de uma professorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000791315.pdf000791315.pdfTexto completoapplication/pdf993188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34063/1/000791315.pdf54a959b4327d2aec8c587dac9277df53MD51TEXT000791315.pdf.txt000791315.pdf.txtExtracted Texttext/plain238870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34063/2/000791315.pdf.txt5d1b0fc5100e7dd64f4bed8d7ee4d03dMD52THUMBNAIL000791315.pdf.jpg000791315.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34063/3/000791315.pdf.jpgf01f51e4488caaa3207f28a585ff233bMD5310183/340632018-10-10 07:37:49.092oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34063Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:37:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensinar música na educação básica : um estudo de caso sobre o processo de escolarização da música na perspectiva de uma professora
title Ensinar música na educação básica : um estudo de caso sobre o processo de escolarização da música na perspectiva de uma professora
spellingShingle Ensinar música na educação básica : um estudo de caso sobre o processo de escolarização da música na perspectiva de uma professora
Puerari, Marcia
musica : Ensino
Educação básica
Escolarização
Educação musical
Cultura : Escola
Music teaching at schools of basic education
Schooling of music
School culture
title_short Ensinar música na educação básica : um estudo de caso sobre o processo de escolarização da música na perspectiva de uma professora
title_full Ensinar música na educação básica : um estudo de caso sobre o processo de escolarização da música na perspectiva de uma professora
title_fullStr Ensinar música na educação básica : um estudo de caso sobre o processo de escolarização da música na perspectiva de uma professora
title_full_unstemmed Ensinar música na educação básica : um estudo de caso sobre o processo de escolarização da música na perspectiva de uma professora
title_sort Ensinar música na educação básica : um estudo de caso sobre o processo de escolarização da música na perspectiva de uma professora
author Puerari, Marcia
author_facet Puerari, Marcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Puerari, Marcia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Del Ben, Luciana Marta
contributor_str_mv Del Ben, Luciana Marta
dc.subject.por.fl_str_mv musica : Ensino
Educação básica
Escolarização
Educação musical
Cultura : Escola
topic musica : Ensino
Educação básica
Escolarização
Educação musical
Cultura : Escola
Music teaching at schools of basic education
Schooling of music
School culture
dc.subject.eng.fl_str_mv Music teaching at schools of basic education
Schooling of music
School culture
description Este trabalho teve como objetivo geral investigar as dimensões envolvidas no processo de escolarização da música na educação básica a partir da perspectiva de uma professora. Os objetivos específicos buscaram: identificar conteúdos e estratégias, objetivos e finalidades do ensino de música na escola; identificar as bases que sustentam o processo de seleção e organização dos conteúdos do ensino de música na escola; e analisar as estratégias utilizadas pela professora para realizar suas práticas de ensino de música na escola. O referencial teórico desta pesquisa está fundamentado nos conceitos de escolarização e cultura escolar. O método escolhido foi o estudo de caso, numa abordagem qualitativa. Como unidade de caso, foi escolhida uma professora de música da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, entrevista semiestruturada de estimulação de recordação, observações e análise de documentos. A análise dos dados foi construída a partir de categorias que focalizam a professora, a escola e o processo de ensinar música na Escola. Em cada uma delas, constam dimensões envolvidas no processo de tornar a música objeto de ensino na escola de educação básica. Os resultados da pesquisa sinalizam que é na interação de todas as dimensões que intervêm na prática educativo-musical da professora que a escolarização da música ocorre, o que aponta para múltiplas maneiras de ensinar música na escola.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-11-05T01:19:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/34063
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000791315
url http://hdl.handle.net/10183/34063
identifier_str_mv 000791315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34063/1/000791315.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34063/2/000791315.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34063/3/000791315.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 54a959b4327d2aec8c587dac9277df53
5d1b0fc5100e7dd64f4bed8d7ee4d03d
f01f51e4488caaa3207f28a585ff233b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064967895121920