Os conteúdos escolares de Educação Física no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Freitas, Antonio Luís Carvalho de
Orientador(a): Molina Neto, Vicente
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/8836
Resumo: As discussões curriculares no Brasil que procuram estabelecer uma relação estreita entre currículo e sociedade são recentes, existindo há pouco mais de 40 anos. Nesta perspectiva, procuro refletir o que ocorre no debate curricular no ensino fundamental na rede de ensino de Gravataí/RS. O objetivo deste estudo é identificar quais são os conhecimentos desenvolvidos pelo componente curricular Educação Física, a partir das ações pedagógicas cotidianas. O problema da investigação é saber como são selecionados os conteúdos da Educação Física no ensino fundamental, seguindo uma perspectiva etnográfica. Dentre as considerações finais destaco, a coerência dos colaboradores desse estudo que, influenciados por sua formação inicial, dão preponderância ao ensino do esporte como conteúdo. Longe de serem alienados ou descomprometidos, ao selecionarem os conteúdos esportivos, os professores procuram dar sentido ao conhecimento fossilizado na cultura escolar que se encaixa perfeitamente com seus conhecimentos adquiridos na formação inicial.
id URGS_317c12c1ac82f74b3e4ab8be2d77e424
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8836
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Freitas, Antonio Luís Carvalho deMolina Neto, Vicente2007-06-06T19:19:31Z2001http://hdl.handle.net/10183/8836000589731As discussões curriculares no Brasil que procuram estabelecer uma relação estreita entre currículo e sociedade são recentes, existindo há pouco mais de 40 anos. Nesta perspectiva, procuro refletir o que ocorre no debate curricular no ensino fundamental na rede de ensino de Gravataí/RS. O objetivo deste estudo é identificar quais são os conhecimentos desenvolvidos pelo componente curricular Educação Física, a partir das ações pedagógicas cotidianas. O problema da investigação é saber como são selecionados os conteúdos da Educação Física no ensino fundamental, seguindo uma perspectiva etnográfica. Dentre as considerações finais destaco, a coerência dos colaboradores desse estudo que, influenciados por sua formação inicial, dão preponderância ao ensino do esporte como conteúdo. Longe de serem alienados ou descomprometidos, ao selecionarem os conteúdos esportivos, os professores procuram dar sentido ao conhecimento fossilizado na cultura escolar que se encaixa perfeitamente com seus conhecimentos adquiridos na formação inicial.The discussion about school program in Brazil, that try to create a narrow relation between them and society exist for more then 40 years. So, I try to refect what happen in the school program debate on fundamental teaching at Gravataí/ RS. The purpouse of this study is to identifywhat are the knowlodge developed by physical education, based on events that happen frequently. The problem is to know how physical education contemts are selected, following an ethnographic view. Among several conclusions, I stood out the serious importace that colaborators of this study, influenced by their initial formation, give to the sport as content. The teachers sought to give a meaning to the lost knowlodge in school culture without being lunatic or uncompromised when they select the sports contents. This meaning fit in their knowlodge gotten in the initial formation.application/pdfporEducação física e treinamentoFormação de professoresPrática pedagógicaDesporto escolarEducação físicaEtnografiaPhysical educationFundamental teachingPedagogic praticesTeachers formationSchool programOs conteúdos escolares de Educação Física no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000589731.pdf000589731.pdfTexto completoapplication/pdf1602546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8836/1/000589731.pdf63aef83451c8160daf1f684d31da1a00MD51TEXT000589731.pdf.txt000589731.pdf.txtExtracted Texttext/plain413375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8836/2/000589731.pdf.txt2b2102176a9fc99a43244aa7bf90d5d2MD52THUMBNAIL000589731.pdf.jpg000589731.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8836/3/000589731.pdf.jpg7346cb7fac7a070ff3f9b7ef301ab24aMD5310183/88362022-06-26 04:45:55.872991oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8836Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-06-26T07:45:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os conteúdos escolares de Educação Física no ensino fundamental
title Os conteúdos escolares de Educação Física no ensino fundamental
spellingShingle Os conteúdos escolares de Educação Física no ensino fundamental
Freitas, Antonio Luís Carvalho de
Educação física e treinamento
Formação de professores
Prática pedagógica
Desporto escolar
Educação física
Etnografia
Physical education
Fundamental teaching
Pedagogic pratices
Teachers formation
School program
title_short Os conteúdos escolares de Educação Física no ensino fundamental
title_full Os conteúdos escolares de Educação Física no ensino fundamental
title_fullStr Os conteúdos escolares de Educação Física no ensino fundamental
title_full_unstemmed Os conteúdos escolares de Educação Física no ensino fundamental
title_sort Os conteúdos escolares de Educação Física no ensino fundamental
author Freitas, Antonio Luís Carvalho de
author_facet Freitas, Antonio Luís Carvalho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Antonio Luís Carvalho de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Molina Neto, Vicente
contributor_str_mv Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física e treinamento
Formação de professores
Prática pedagógica
Desporto escolar
Educação física
Etnografia
topic Educação física e treinamento
Formação de professores
Prática pedagógica
Desporto escolar
Educação física
Etnografia
Physical education
Fundamental teaching
Pedagogic pratices
Teachers formation
School program
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical education
Fundamental teaching
Pedagogic pratices
Teachers formation
School program
description As discussões curriculares no Brasil que procuram estabelecer uma relação estreita entre currículo e sociedade são recentes, existindo há pouco mais de 40 anos. Nesta perspectiva, procuro refletir o que ocorre no debate curricular no ensino fundamental na rede de ensino de Gravataí/RS. O objetivo deste estudo é identificar quais são os conhecimentos desenvolvidos pelo componente curricular Educação Física, a partir das ações pedagógicas cotidianas. O problema da investigação é saber como são selecionados os conteúdos da Educação Física no ensino fundamental, seguindo uma perspectiva etnográfica. Dentre as considerações finais destaco, a coerência dos colaboradores desse estudo que, influenciados por sua formação inicial, dão preponderância ao ensino do esporte como conteúdo. Longe de serem alienados ou descomprometidos, ao selecionarem os conteúdos esportivos, os professores procuram dar sentido ao conhecimento fossilizado na cultura escolar que se encaixa perfeitamente com seus conhecimentos adquiridos na formação inicial.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:19:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/8836
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000589731
url http://hdl.handle.net/10183/8836
identifier_str_mv 000589731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8836/1/000589731.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8836/2/000589731.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8836/3/000589731.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 63aef83451c8160daf1f684d31da1a00
2b2102176a9fc99a43244aa7bf90d5d2
7346cb7fac7a070ff3f9b7ef301ab24a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064893801693184