Teorias cognitivas não representacionistas e relações de ensino e aprendizagem : autopoiese, enação, simpoiese e enação autopoiética

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Gavillon, Póti Quartiero
Orientador(a): Maraschin, Cleci
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/196818
Resumo: Este trabalho apresenta a teoria da autopoiese, desenvolvida por Humberto Maturana e Francisco Varela a partir do movimento cibernético, trazendo a presença do observador como questão central para pensar a cognição; a teoria da enação, proposta por Varela, Thompson e Rosch, a partir do trabalho de Varela com Maturana, que propõe uma aproximação de ciências cognitivas e fenomenologia; o conceito de simpoiese, criado por Donna Haraway a partir de uma crítica à autopoiese, com o objetivo de produzir modos responsáveis de vivermos juntos; e a enação autopoiética, proposta que busca reaproximar autopoiese e enação através da teleologia e produção de sentido. Todas as teorias abordadas são tratadas como políticas cognitivas, ou seja, são performativas - produzem aquilo que descrevem. São desenvolvidas, a partir das teorias, propostas não representacionistas sobre ensino e aprendizagem. Além disso, são apresentadas propostas integradoras entre as teorias para que possam ser utilizadas em conjunto. Também é apresentada uma discussão sobre a suposta teleologia da vida, com a afirmação de sua inexistência.
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spelling Gavillon, Póti QuartieroMaraschin, Cleci2019-07-12T02:35:59Z2019http://hdl.handle.net/10183/196818001096611Este trabalho apresenta a teoria da autopoiese, desenvolvida por Humberto Maturana e Francisco Varela a partir do movimento cibernético, trazendo a presença do observador como questão central para pensar a cognição; a teoria da enação, proposta por Varela, Thompson e Rosch, a partir do trabalho de Varela com Maturana, que propõe uma aproximação de ciências cognitivas e fenomenologia; o conceito de simpoiese, criado por Donna Haraway a partir de uma crítica à autopoiese, com o objetivo de produzir modos responsáveis de vivermos juntos; e a enação autopoiética, proposta que busca reaproximar autopoiese e enação através da teleologia e produção de sentido. Todas as teorias abordadas são tratadas como políticas cognitivas, ou seja, são performativas - produzem aquilo que descrevem. São desenvolvidas, a partir das teorias, propostas não representacionistas sobre ensino e aprendizagem. Além disso, são apresentadas propostas integradoras entre as teorias para que possam ser utilizadas em conjunto. Também é apresentada uma discussão sobre a suposta teleologia da vida, com a afirmação de sua inexistência.This work presents the autopoiesis theory, developed by Humberto Maturana and Francisco Varela from the cybernetic movement, bringing the presence of the observer as a central question to think about cognition; the enaction theory, proposed by Varela, Thompson and Rosch, based on the work of Varela with Maturana, which proposes an approximation of cognitive sciences and phenomenology; the concept of simpoiesis, created by Donna Haraway from a critique of autopoiesis, with the goal of producing responsible ways of living together; and autopoietic enaction, a proposal that seeks to re-approximate autopoiesis and enaction through teleology and sense-making. All the theories dealt with are treated as cognitive politics, that is, they are performative - they produce what they describe. Non-representationalist proposals on teaching and learning are developed from the theories. In addition, integrative proposals are presented about the theories so that they can be used together. There is also a discussion about the supposed teleology of life, with the affirmation of its non-existence.application/pdfporCogniçãoAprendizagemEnsinoAutopoieseEnaçãoPsicologia socialTeachingCognitionSimpoiesisAutopoiesisEnactionLearningTeorias cognitivas não representacionistas e relações de ensino e aprendizagem : autopoiese, enação, simpoiese e enação autopoiéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096611.pdf.txt001096611.pdf.txtExtracted Texttext/plain265055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196818/2/001096611.pdf.txtfdad88a252313b4145fff2d3b3115f59MD52ORIGINAL001096611.pdfTexto completoapplication/pdf901140http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196818/1/001096611.pdfd936de5fa008de14d6ac7099ff7fb0e9MD5110183/1968182021-08-18 04:28:34.175107oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196818Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:28:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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