Escrever cartas, produzir sentidos : experiências de formação docente na pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Kroeff, Renata Fischer da Silveira
Orientador(a): Maraschin, Cleci
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/229977
Resumo: A atividade de ensino na universidade é, frequentemente, considerada um desafio por docentes, experientes ou não. O tensionamento entre o conhecimento abstrato (ou conceitual) e o saber pragmático da experiência da docência constitui-se como um pano de fundo em relação ao qual localizamos o presente estudo. Com uma regulamentação bastante imprecisa, a formação para a docência no ensino superior tende a permanecer à margem das atividades destinadas à pesquisa nos programas de pós-graduação stricto sensu. O estágio docente é uma das poucas estratégias diretamente relacionadas à formação para a docência, embora sua realização não seja obrigatória em muitos programas. Considerando tais aspectos, esta pesquisa tem como disparadora a questão: como a escrita epistolar pode constituir uma estratégia de pesquisa e intervenção para o estudo da cognição em narrativas sobre a formação docente na pós-graduação stricto sensu? A partir desta questão, formulamos três proposições para a tese. A primeira delas, metodológica, consiste em propor a escrita e troca de cartas como uma estratégia de pesquisa e intervenção. A segunda proposição é teórico-empírica e aponta como a atenção conjunta e a produção compartilhada de sentidos constituem a dimensão intersubjetiva da docência experienciada na relação entre discentes e docentes. Por fim, a terceira proposição, também teórico-empírica, consiste em apontar seis implicações da perspectiva incorporada da cognição para a formação docente. A análise das narrativas dos pós-graduandos em articulação ao referencial teórico das abordagens autopoiética e enativa da cognição foi possível compreender o processo de formação docente para o ensino superior nos programas de pós-graduação como um problema epistemológico, ético e político.
id URGS_86f533a52d3f9670fc2dafea650111a1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229977
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Kroeff, Renata Fischer da SilveiraMaraschin, CleciMaurente, Vanessa Soares2021-09-22T04:23:25Z2020http://hdl.handle.net/10183/229977001131492A atividade de ensino na universidade é, frequentemente, considerada um desafio por docentes, experientes ou não. O tensionamento entre o conhecimento abstrato (ou conceitual) e o saber pragmático da experiência da docência constitui-se como um pano de fundo em relação ao qual localizamos o presente estudo. Com uma regulamentação bastante imprecisa, a formação para a docência no ensino superior tende a permanecer à margem das atividades destinadas à pesquisa nos programas de pós-graduação stricto sensu. O estágio docente é uma das poucas estratégias diretamente relacionadas à formação para a docência, embora sua realização não seja obrigatória em muitos programas. Considerando tais aspectos, esta pesquisa tem como disparadora a questão: como a escrita epistolar pode constituir uma estratégia de pesquisa e intervenção para o estudo da cognição em narrativas sobre a formação docente na pós-graduação stricto sensu? A partir desta questão, formulamos três proposições para a tese. A primeira delas, metodológica, consiste em propor a escrita e troca de cartas como uma estratégia de pesquisa e intervenção. A segunda proposição é teórico-empírica e aponta como a atenção conjunta e a produção compartilhada de sentidos constituem a dimensão intersubjetiva da docência experienciada na relação entre discentes e docentes. Por fim, a terceira proposição, também teórico-empírica, consiste em apontar seis implicações da perspectiva incorporada da cognição para a formação docente. A análise das narrativas dos pós-graduandos em articulação ao referencial teórico das abordagens autopoiética e enativa da cognição foi possível compreender o processo de formação docente para o ensino superior nos programas de pós-graduação como um problema epistemológico, ético e político.The activity of teaching at university is often considered a challenge by teachers, whether they are experienced or not. The tension between the abstract (or conceptual) knowledge and the pragmatic knowledge of the teaching experience constitutes the background against which the present research delves into. With loose and imprecise regulations, training for teaching in higher education tends to remain on the sidelines of activities such as research in stricto sensu graduate programs. Teaching internships are one of the few strategies directly related to teacher education, although not a mandatory activity in many programs. Considering these aspects, this research triggers the following question: how can epistolary writing constitute a research and intervention strategy for the study of cognition in narratives about teacher education in stricto sensu graduate courses? From this question, we formulate three propositions for the thesis. The first, methodological, consists of proposing the writing and exchange of letters as a research and intervention strategy. The second proposition is theoretical-empirical and points out how joint attention and shared production of meaning constitutes an intersubjective dimension of teaching experienced in the relationship between students and teachers. Finally, the third theoretical-empirical proposition consists of pointing out six implications of the embodied perspective of cognition for teacher formation. The analysis of the narratives of post-graduate students in articulation with the theoretical framework of the theories of autopoiesis and enaction made it possible to understand the process of teacher education for higher education in graduate programs as an epistemological, ethical and political problem.application/pdfporFormação de professoresPós-GraduaçãoCogniçãoEscritaEnaçãoEnsino e aprendizagemCognitionEnactionAutopoiesisTeachingLearningEscrever cartas, produzir sentidos : experiências de formação docente na pós-graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131492.pdf.txt001131492.pdf.txtExtracted Texttext/plain233816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229977/2/001131492.pdf.txt494501418acda2191ab7e93f51d591fcMD52ORIGINAL001131492.pdfTexto completoapplication/pdf911166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229977/1/001131492.pdfaea8f3c573f4039e52debb5f229831eaMD5110183/2299772022-04-05 04:39:49.763275oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229977Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-05T07:39:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escrever cartas, produzir sentidos : experiências de formação docente na pós-graduação
title Escrever cartas, produzir sentidos : experiências de formação docente na pós-graduação
spellingShingle Escrever cartas, produzir sentidos : experiências de formação docente na pós-graduação
Kroeff, Renata Fischer da Silveira
Formação de professores
Pós-Graduação
Cognição
Escrita
Enação
Ensino e aprendizagem
Cognition
Enaction
Autopoiesis
Teaching
Learning
title_short Escrever cartas, produzir sentidos : experiências de formação docente na pós-graduação
title_full Escrever cartas, produzir sentidos : experiências de formação docente na pós-graduação
title_fullStr Escrever cartas, produzir sentidos : experiências de formação docente na pós-graduação
title_full_unstemmed Escrever cartas, produzir sentidos : experiências de formação docente na pós-graduação
title_sort Escrever cartas, produzir sentidos : experiências de formação docente na pós-graduação
author Kroeff, Renata Fischer da Silveira
author_facet Kroeff, Renata Fischer da Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kroeff, Renata Fischer da Silveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maraschin, Cleci
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Maurente, Vanessa Soares
contributor_str_mv Maraschin, Cleci
Maurente, Vanessa Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Pós-Graduação
Cognição
Escrita
Enação
Ensino e aprendizagem
topic Formação de professores
Pós-Graduação
Cognição
Escrita
Enação
Ensino e aprendizagem
Cognition
Enaction
Autopoiesis
Teaching
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Cognition
Enaction
Autopoiesis
Teaching
Learning
description A atividade de ensino na universidade é, frequentemente, considerada um desafio por docentes, experientes ou não. O tensionamento entre o conhecimento abstrato (ou conceitual) e o saber pragmático da experiência da docência constitui-se como um pano de fundo em relação ao qual localizamos o presente estudo. Com uma regulamentação bastante imprecisa, a formação para a docência no ensino superior tende a permanecer à margem das atividades destinadas à pesquisa nos programas de pós-graduação stricto sensu. O estágio docente é uma das poucas estratégias diretamente relacionadas à formação para a docência, embora sua realização não seja obrigatória em muitos programas. Considerando tais aspectos, esta pesquisa tem como disparadora a questão: como a escrita epistolar pode constituir uma estratégia de pesquisa e intervenção para o estudo da cognição em narrativas sobre a formação docente na pós-graduação stricto sensu? A partir desta questão, formulamos três proposições para a tese. A primeira delas, metodológica, consiste em propor a escrita e troca de cartas como uma estratégia de pesquisa e intervenção. A segunda proposição é teórico-empírica e aponta como a atenção conjunta e a produção compartilhada de sentidos constituem a dimensão intersubjetiva da docência experienciada na relação entre discentes e docentes. Por fim, a terceira proposição, também teórico-empírica, consiste em apontar seis implicações da perspectiva incorporada da cognição para a formação docente. A análise das narrativas dos pós-graduandos em articulação ao referencial teórico das abordagens autopoiética e enativa da cognição foi possível compreender o processo de formação docente para o ensino superior nos programas de pós-graduação como um problema epistemológico, ético e político.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-22T04:23:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229977
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001131492
url http://hdl.handle.net/10183/229977
identifier_str_mv 001131492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229977/2/001131492.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229977/1/001131492.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 494501418acda2191ab7e93f51d591fc
aea8f3c573f4039e52debb5f229831ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065172325498880