Cultura política e capital social : os efeitos do uso da internet na socialização de jovens no Sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Morais, Jennifer Azambuja de
Orientador(a): Baquero, Marcello
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/157904
Resumo: A adesão de jovens às Manifestações de Junho de 2013, no Brasil, um país caracterizado por uma cultura política apática e não participativa, apresenta escassas explicações no campo da ciência política. Até o momento os estudos realizados apresentam análises não conclusivas sobre tais agitações públicas. Principalmente, as que buscam explicações no advento da internet. Este estudo se insere nas discussões sobre os efeitos do uso da internet na cultura política dos jovens no Sul do Brasil, tendo como problema que norteia a pesquisa “Qual a influência do uso da internet, enquanto mecanismo de socialização política, na cultura política e no capital social de jovens estudantes no Sul do Brasil?”. São testadas três hipóteses: (1) a internet se constitui em um novo agente socializador político dos jovens e influencia mais quando comparado aos demais meios de comunicação, como televisão, rádio, jornal impresso e revistas; (2) quanto maior o uso da internet maior a apatia e o desinteresse políticos, a percepção de polarização de opiniões políticas, o discurso de ódio político e a intolerância política dos jovens estudantes no Sul do Brasil; (3) quanto maior o uso da internet menor os níveis de capital social encapsulado, capital social emancipatório e capital social virtual dos jovens estudantes no Sul do Brasil. Os resultados encontrados confirmam que a internet é um novo agente socializador com maior influência que os demais meios de comunicação, no entanto não confirmam que a internet está associada com o tipo de cultura política e os níveis de capital social dos jovens entrevistados. No entanto, é importante ressaltar, que se constata que a cultura política e o capital social apresentam valores similares das gerações anteriores, fortalecendo a hipótese de que o uso da internet reforça o tipo de cultura política e os níveis de capital social existentes na sociedade.
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São testadas três hipóteses: (1) a internet se constitui em um novo agente socializador político dos jovens e influencia mais quando comparado aos demais meios de comunicação, como televisão, rádio, jornal impresso e revistas; (2) quanto maior o uso da internet maior a apatia e o desinteresse políticos, a percepção de polarização de opiniões políticas, o discurso de ódio político e a intolerância política dos jovens estudantes no Sul do Brasil; (3) quanto maior o uso da internet menor os níveis de capital social encapsulado, capital social emancipatório e capital social virtual dos jovens estudantes no Sul do Brasil. Os resultados encontrados confirmam que a internet é um novo agente socializador com maior influência que os demais meios de comunicação, no entanto não confirmam que a internet está associada com o tipo de cultura política e os níveis de capital social dos jovens entrevistados. No entanto, é importante ressaltar, que se constata que a cultura política e o capital social apresentam valores similares das gerações anteriores, fortalecendo a hipótese de que o uso da internet reforça o tipo de cultura política e os níveis de capital social existentes na sociedade.Political Sciences have been unable to explain the huge crowds of young people attending the demonstrations in Brazil, in June 2013. This happens because Political Sciences appear to understand Brazilian society as one with a very low level of political participation. So far, studies about the demonstrations have been inconclusive. This study is part of the debate about the effects of the Internet on the political culture of the youth in south of Brazil. The research problem is “What is the influence of the internet as a political socialization instrument on the political culture and social capital of young students in south of Brazil?” The study will test three hypotheses: (1) the internet is a new agent of political socialization for young people and influences them more than TV, radio, newspaper and magazines; (2) As more young people use the internet for their source of information, apathy and their lack of interest in politics will increase, as will the perception of the polarization of political opinions, hatred speech and political intolerance among young students in south of Brazil; (3) increased use of the internet creates lower levels of encapsulated, emancipatory and virtual social capital among young students in south of Brazil. The results confirm that the internet is a new agent of political socialization and its influence is bigger than other conventional means of communication. However, the results are inconclusive that the internet is the main producer of the kind of political culture and social capital found among the young students interviewed for the research. The results also found that currently levels of social capital and political culture are comparable with the previous generations, confirming the hypothesis that the internet just reinforces the kind of political culture and levels of social capital already existent in a society. 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