Cultura política, socialização política e internet : um estudo de caso com os estudantes de ensino médio de Rio Pardo/RS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Roballo, José Henrique Machado
Orientador(a): Baquero, Marcello
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/76220
Resumo: A presente dissertação propõe a discutir a internet e a juventude a luz da abordagem culturalista da Ciência Política. O tema em questão versa sobre a análise da socialização política e o uso da internet por parte dos jovens estudantes matriculados no ensino médio regular do município de Rio Pardo, região central do Rio Grande do Sul. Objetiva-se com a pesquisa interpretar a cultura política e o perfil de socialização constituída nos jovens e a influência destas características nos hábitos de acesso da internet. Especificamente, propõe-se traçar o posicionamento político dos jovens de ensino médio do município de Rio Pardo, no que tange aos seus posicionamentos mais ou menos democráticos; captar seus hábitos de consumo da internet, identificando suas páginas mais acessadas e para qual finalidade; mensurar o interesse da população escolhida por assuntos afeitos ao mundo da política formal e informal; e, mapear diferenças de opinião política por gênero, etnia/cor, renda e ano escolar. Para tal análise foram propostas as seguintes hipóteses: há uma correlação entre o perfil demográfico dos estudantes de ensino médio e a cultura política presente na população analisada e o acesso de sítios na internet (acesso a informações sobre política ou temas afeitos à área); as variáveis de gênero, etnia/cor, renda e ano escolar são importantes para entender a relação que os estudantes têm com o que é acessado na internet e o interesse pela política. A pesquisa constitui-se em um estudo de caso junto aos alunos de ensino médio da Escola Fortaleza. A coleta dos dados foi composta de duas fases, sendo a primeira um survey, onde foi entrevistado oitenta e um alunos. Na segunda fase foram selecionados dez alunos para entrevistas semiestruturadas. Os dados resultantes do survey foram analisados no programa estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Science); já os dados da segunda fase serviram para aprofundar questões sobre cultura política, socialização política, valores democráticos e internet. Preliminarmente, verifica-se que a população apresenta os valores democráticos pouco desenvolvidos o que acarreta a subestimação do uso da internet como ferramenta de troca de informações e comunicação política.
id URGS_681455913f6909ed9f11e91618e19200
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76220
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Roballo, José Henrique MachadoBaquero, Marcello2013-07-26T01:45:22Z2011http://hdl.handle.net/10183/76220000892689A presente dissertação propõe a discutir a internet e a juventude a luz da abordagem culturalista da Ciência Política. O tema em questão versa sobre a análise da socialização política e o uso da internet por parte dos jovens estudantes matriculados no ensino médio regular do município de Rio Pardo, região central do Rio Grande do Sul. Objetiva-se com a pesquisa interpretar a cultura política e o perfil de socialização constituída nos jovens e a influência destas características nos hábitos de acesso da internet. Especificamente, propõe-se traçar o posicionamento político dos jovens de ensino médio do município de Rio Pardo, no que tange aos seus posicionamentos mais ou menos democráticos; captar seus hábitos de consumo da internet, identificando suas páginas mais acessadas e para qual finalidade; mensurar o interesse da população escolhida por assuntos afeitos ao mundo da política formal e informal; e, mapear diferenças de opinião política por gênero, etnia/cor, renda e ano escolar. Para tal análise foram propostas as seguintes hipóteses: há uma correlação entre o perfil demográfico dos estudantes de ensino médio e a cultura política presente na população analisada e o acesso de sítios na internet (acesso a informações sobre política ou temas afeitos à área); as variáveis de gênero, etnia/cor, renda e ano escolar são importantes para entender a relação que os estudantes têm com o que é acessado na internet e o interesse pela política. A pesquisa constitui-se em um estudo de caso junto aos alunos de ensino médio da Escola Fortaleza. A coleta dos dados foi composta de duas fases, sendo a primeira um survey, onde foi entrevistado oitenta e um alunos. Na segunda fase foram selecionados dez alunos para entrevistas semiestruturadas. Os dados resultantes do survey foram analisados no programa estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Science); já os dados da segunda fase serviram para aprofundar questões sobre cultura política, socialização política, valores democráticos e internet. Preliminarmente, verifica-se que a população apresenta os valores democráticos pouco desenvolvidos o que acarreta a subestimação do uso da internet como ferramenta de troca de informações e comunicação política.This thesis aims to discuss the Internet and youth based on the Political Science culturalist approach. This subject deals with the analysis of political socialization and Internet use made by young students enrolled in regular high school of Rio Pardo, in the center of Rio Grande do Sul State. The goal of the research is to interpret the political culture and the socialization profile of these young students as well as the influence of these characteristics in Internet access. It is proposed specifically to track the political position of these students of Rio Pardo in relation to their positions more or less democratic; to find out their habits of Internet use through the identification of the most visited web pages and the reason they do it; to measure the interest of the studied public in formal and informal politics and to map differences of political opinions according to gender, ethnicity/color, income and school years. In order to do this analysis, the following hypothesis have been proposed: there is a correlation between the demographic profile and the political culture of the students and the websites they visit on Internet (access to information about politics or related subjects); the variables of gender, color/ethnicity, income and school years are important for understanding the relation these students have with what they access on Internet and their interest in politics. This research is a study case with high school students of Fortaleza School. Data collection consisted of two phases: the first was a survey in which eighty-one students were interviewed and in the second one ten students were selected for semistructured interviews. The data resulting from the survey were analyzed in SPSS (Statistical Package for Social Science), while the second phase data were useful to deepen questions about political culture, political socialization, democratic values and Internet. In a first moment, it seems that the studied population has democratic values not developed which leads to underestimation of the use of the Internet as a tool for exchange information and political communication.application/pdfporParticipação políticaDemocraciaCultura políticaSocialização políticaInternetJuventudeEnsino médioRio Pardo (RS)Political culturePolitical socializationYouthCultura política, socialização política e internet : um estudo de caso com os estudantes de ensino médio de Rio Pardo/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciência PolíticaPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000892689.pdf000892689.pdfTexto completoapplication/pdf581309http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76220/1/000892689.pdf9f2652e0ebabd7ec36367e80380cdb53MD51TEXT000892689.pdf.txt000892689.pdf.txtExtracted Texttext/plain293006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76220/2/000892689.pdf.txt13e882981a722e99ccecc312b3819ad2MD52THUMBNAIL000892689.pdf.jpg000892689.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76220/3/000892689.pdf.jpgc7b416da19ae4a7be23d0372f1f12f75MD5310183/762202018-10-20 03:16:27.675762oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76220Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-20T06:16:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura política, socialização política e internet : um estudo de caso com os estudantes de ensino médio de Rio Pardo/RS
title Cultura política, socialização política e internet : um estudo de caso com os estudantes de ensino médio de Rio Pardo/RS
spellingShingle Cultura política, socialização política e internet : um estudo de caso com os estudantes de ensino médio de Rio Pardo/RS
Roballo, José Henrique Machado
Participação política
Democracia
Cultura política
Socialização política
Internet
Juventude
Ensino médio
Rio Pardo (RS)
Political culture
Political socialization
Youth
title_short Cultura política, socialização política e internet : um estudo de caso com os estudantes de ensino médio de Rio Pardo/RS
title_full Cultura política, socialização política e internet : um estudo de caso com os estudantes de ensino médio de Rio Pardo/RS
title_fullStr Cultura política, socialização política e internet : um estudo de caso com os estudantes de ensino médio de Rio Pardo/RS
title_full_unstemmed Cultura política, socialização política e internet : um estudo de caso com os estudantes de ensino médio de Rio Pardo/RS
title_sort Cultura política, socialização política e internet : um estudo de caso com os estudantes de ensino médio de Rio Pardo/RS
author Roballo, José Henrique Machado
author_facet Roballo, José Henrique Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roballo, José Henrique Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baquero, Marcello
contributor_str_mv Baquero, Marcello
dc.subject.por.fl_str_mv Participação política
Democracia
Cultura política
Socialização política
Internet
Juventude
Ensino médio
Rio Pardo (RS)
topic Participação política
Democracia
Cultura política
Socialização política
Internet
Juventude
Ensino médio
Rio Pardo (RS)
Political culture
Political socialization
Youth
dc.subject.eng.fl_str_mv Political culture
Political socialization
Youth
description A presente dissertação propõe a discutir a internet e a juventude a luz da abordagem culturalista da Ciência Política. O tema em questão versa sobre a análise da socialização política e o uso da internet por parte dos jovens estudantes matriculados no ensino médio regular do município de Rio Pardo, região central do Rio Grande do Sul. Objetiva-se com a pesquisa interpretar a cultura política e o perfil de socialização constituída nos jovens e a influência destas características nos hábitos de acesso da internet. Especificamente, propõe-se traçar o posicionamento político dos jovens de ensino médio do município de Rio Pardo, no que tange aos seus posicionamentos mais ou menos democráticos; captar seus hábitos de consumo da internet, identificando suas páginas mais acessadas e para qual finalidade; mensurar o interesse da população escolhida por assuntos afeitos ao mundo da política formal e informal; e, mapear diferenças de opinião política por gênero, etnia/cor, renda e ano escolar. Para tal análise foram propostas as seguintes hipóteses: há uma correlação entre o perfil demográfico dos estudantes de ensino médio e a cultura política presente na população analisada e o acesso de sítios na internet (acesso a informações sobre política ou temas afeitos à área); as variáveis de gênero, etnia/cor, renda e ano escolar são importantes para entender a relação que os estudantes têm com o que é acessado na internet e o interesse pela política. A pesquisa constitui-se em um estudo de caso junto aos alunos de ensino médio da Escola Fortaleza. A coleta dos dados foi composta de duas fases, sendo a primeira um survey, onde foi entrevistado oitenta e um alunos. Na segunda fase foram selecionados dez alunos para entrevistas semiestruturadas. Os dados resultantes do survey foram analisados no programa estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Science); já os dados da segunda fase serviram para aprofundar questões sobre cultura política, socialização política, valores democráticos e internet. Preliminarmente, verifica-se que a população apresenta os valores democráticos pouco desenvolvidos o que acarreta a subestimação do uso da internet como ferramenta de troca de informações e comunicação política.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-26T01:45:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/76220
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000892689
url http://hdl.handle.net/10183/76220
identifier_str_mv 000892689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76220/1/000892689.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76220/2/000892689.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76220/3/000892689.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f2652e0ebabd7ec36367e80380cdb53
13e882981a722e99ccecc312b3819ad2
c7b416da19ae4a7be23d0372f1f12f75
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064997292998656