Expressões da educação permanente na atenção primária à saúde : uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Josino, Camila Ruszkovski Marques
Orientador(a): Dias, Míriam Thaís Guterres
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/198537
Resumo: Objetivo: Desenvolver uma Revisão Integrativa nas produções científicas resultantes de pesquisas qualitativas sobre Educação Permanente em Saúde na Atenção Primária no âmbito nacional, para analisar a aplicação da sua metodologia na realidade brasileira. Método: Revisão Integrativa da literatura baseado no referencial de Mendes, Silveira e Galvão (2008), a fim de obter o melhor entendimento sobre o tema em questão e referente a estudos anteriores do mesmo. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo proposta por Moraes (1999). Resultados: Foram construídos quatro eixos temáticos, “O conceito de Educação Permanente em Saúde na Atenção Primária à Saúde”; “Formação profissional”; “SUS e Política Pública” e “Dispositivos para a prática de Educação Permanente em Saúde”, que se desdobraram em 10 subtemas, evidenciando: o desconhecimento ou a confusão conceitual do termos “Educação Permanente”, “Educação Continuada” e “Educação em Saúde”; as atividades que vêm sendo realizadas e são intituladas como educação permanente; o planejamento, a avaliação e sistematização dos processos de educação permanente; a formação técnico científica ainda centrada no modelo biomédico na área da saúde; a relação entre o ensino e os serviços; o destaque para o profissional enfermeiro frente as ações de educação permanente; a finalidade da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS); o financiamento da Educação Permanente em Saúde (EPS); e os dispositivos que podem permitir que a metodologia da EPS esteja presente nos serviços de saúde do país. Conclusão: A EPS é uma política de suma importância para o Sistema Único de Saúde, seus usuários e profissionais, ela tem como propósito a transformação das práticas pedagógicas e de saúde, com vistas a formação e desenvolvimento de trabalhadores. Foi revelado o desconhecimento acerca da PNEPS, assim como da sua metodologia, e deve-se isso, por ser uma política recente e devido a inexistência de discussões na graduação a seu respeito. O modelo biomédico ainda prioriza a formação por especialidades e de maneira fragmentada e isolada. O desafio ainda é de que os profissionais percebam a importância e aplicabilidade das Políticas Públicas. Se faz necessário que os profissionais tenham o devido envolvimento, assumam uma postura crítica e reflexiva e que de maneira ativa desenvolvam os processos de EP em seus ambientes de trabalho na área da saúde. Os dispositivos para a implementação da EP precisam ser apresentados e debatidos nos municípios brasileiros para o sucesso desta política, sendo o apoio matricial, com a troca de saberes entre a equipe e os demais profissionais, assim como o apoio institucional, uma estratégia de planejamento da gestão.
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Resultados: Foram construídos quatro eixos temáticos, “O conceito de Educação Permanente em Saúde na Atenção Primária à Saúde”; “Formação profissional”; “SUS e Política Pública” e “Dispositivos para a prática de Educação Permanente em Saúde”, que se desdobraram em 10 subtemas, evidenciando: o desconhecimento ou a confusão conceitual do termos “Educação Permanente”, “Educação Continuada” e “Educação em Saúde”; as atividades que vêm sendo realizadas e são intituladas como educação permanente; o planejamento, a avaliação e sistematização dos processos de educação permanente; a formação técnico científica ainda centrada no modelo biomédico na área da saúde; a relação entre o ensino e os serviços; o destaque para o profissional enfermeiro frente as ações de educação permanente; a finalidade da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS); o financiamento da Educação Permanente em Saúde (EPS); e os dispositivos que podem permitir que a metodologia da EPS esteja presente nos serviços de saúde do país. Conclusão: A EPS é uma política de suma importância para o Sistema Único de Saúde, seus usuários e profissionais, ela tem como propósito a transformação das práticas pedagógicas e de saúde, com vistas a formação e desenvolvimento de trabalhadores. Foi revelado o desconhecimento acerca da PNEPS, assim como da sua metodologia, e deve-se isso, por ser uma política recente e devido a inexistência de discussões na graduação a seu respeito. O modelo biomédico ainda prioriza a formação por especialidades e de maneira fragmentada e isolada. O desafio ainda é de que os profissionais percebam a importância e aplicabilidade das Políticas Públicas. Se faz necessário que os profissionais tenham o devido envolvimento, assumam uma postura crítica e reflexiva e que de maneira ativa desenvolvam os processos de EP em seus ambientes de trabalho na área da saúde. Os dispositivos para a implementação da EP precisam ser apresentados e debatidos nos municípios brasileiros para o sucesso desta política, sendo o apoio matricial, com a troca de saberes entre a equipe e os demais profissionais, assim como o apoio institucional, uma estratégia de planejamento da gestão.Objective: To develop an Integrative Revision in the scientific productions resulting from qualitative research on Permanent Education in Primary Health Care at the national level, to analyze the application of its methodology in the Brazilian reality. Method: Integrative revision of the literature based on Mendes, Silveira and Galvão (2008), in order to obtain the best understanding on the subject in question and referring to previous studies of it. The data were analyzed based on the Content Analysis proposed by Moraes (1999). Results: Four thematic axes were constructed, "The concept of Permanent Education in Health in Primary Health Care"; "Professional qualification"; "SUS and Public Policy" and "Devices for the practice of Permanent Education in Health", which were divided into 10 subtopics, showing: the lack of knowledge or conceptual confusion of the terms "Permanent Education", "Continuing Education" and "Health Education "; the activities that have been carried out and are titled as permanent education; the planning, evaluation and systematization of the processes of permanent education; scientific technical training still centered on the biomedical model in the health area; the relationship between education and services; the emphasis on the professional nurse facing the actions of permanent education; the purpose of the National Policy of Permanent Education in Health (PNEPS); the financing of the Permanent Education in Health (EPS); and the devices that can allow the EPS methodology to be present in the country's health services. Conclusion: EPS is a policy of paramount importance for the Unified Health System, its users and professionals, its purpose is the transformation of pedagogical practices and health, with a view to the formation and development of workers. It was revealed the lack of knowledge about PNEPS, as well as its methodology, and this is due to it being a recent policy and due to the inexistence of discussions in the graduation about it. The biomedical model still prioritizes training by specialty and in a fragmented and isolated way. The challenge is still for professionals to realize the importance and applicability of Public Policies. It is necessary that the professionals have the proper involvement, assume a critical and reflexive posture and that actively develop the processes of PE in their work environments in the health area. The devices for the implementation of PE need to be presented and debated in the municipalities brazilians for the success of this policy, being the matrix support, with the exchange of knowledge between the team and other professionals, as well as institutional support, a management planning strategy.application/pdfporServiço socialEducação permanenteAtenção primária à saúdePermanent Education in HealthPermanent EducationContinuing EducationHealthAnd MeSH (Medical Subject Headings): Public Health Professional EducationHealth (DeCS)Health educationPrimary Health CarePrimary attentionContinuing EducationPermanent EducationExpressões da educação permanente na atenção primária à saúde : uma revisão integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Política Social e Serviço SocialPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099459.pdf.txt001099459.pdf.txtExtracted Texttext/plain327075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198537/2/001099459.pdf.txt5dd1441fd1b3956759af7e811c7fcfd6MD52ORIGINAL001099459.pdfTexto completoapplication/pdf1400298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198537/1/001099459.pdf69d255cc768bc27a9e6abd0518caa59cMD5110183/1985372019-08-30 02:34:52.083234oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198537Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-08-30T05:34:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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