A participação no Curso de Pedagogia da UFRGS : os diferentes olhares

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Gomes, Marta Quintanilha
Orientador(a): Bordas, Merion Campos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/4978
Resumo: Esta dissertação aborda o tema da participação na formação de professores, especificamente, estuda o caso do Curso de Pedagogia da FACED/UFRGS, no período de implementação da habilitação educação infantil, de 1983 a 1990, a partir do olhar atual, do saber docente das profissionais que integram a categoria de professor de educação infantil, na Rede Municipal de Ensino. O objetivo principal foi de investigar que movimentos ou processos de interação são reconhecidos como constituidores da formação das profissionais egressas, na trajetória acadêmica na Universidade, tendo em vista a participação como processo efetivo, em suas diversas dimensões. A análise multidimensional buscou resgatar outras possibilidades de entendimento do processo de participação além do político, como o ético, o social e o psicológico, indicando a complementaridade e o antagonismo dos elementos constituidores do processo. A participação, neste sentido, inscreve-se em uma trajetória de formação docente atrelada à formação humana dos profissionais. Argumento, ao longo do texto, que as possibilidades de participação na formação, neste período, são brechas que mobilizaram interações significativas para a formação profissional.
id URGS_65fd750c308fb02aeda57131bb4aa5eb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4978
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Gomes, Marta QuintanilhaBordas, Merion Campos2007-06-06T17:41:32Z2004http://hdl.handle.net/10183/4978000418058Esta dissertação aborda o tema da participação na formação de professores, especificamente, estuda o caso do Curso de Pedagogia da FACED/UFRGS, no período de implementação da habilitação educação infantil, de 1983 a 1990, a partir do olhar atual, do saber docente das profissionais que integram a categoria de professor de educação infantil, na Rede Municipal de Ensino. O objetivo principal foi de investigar que movimentos ou processos de interação são reconhecidos como constituidores da formação das profissionais egressas, na trajetória acadêmica na Universidade, tendo em vista a participação como processo efetivo, em suas diversas dimensões. A análise multidimensional buscou resgatar outras possibilidades de entendimento do processo de participação além do político, como o ético, o social e o psicológico, indicando a complementaridade e o antagonismo dos elementos constituidores do processo. A participação, neste sentido, inscreve-se em uma trajetória de formação docente atrelada à formação humana dos profissionais. Argumento, ao longo do texto, que as possibilidades de participação na formação, neste período, são brechas que mobilizaram interações significativas para a formação profissional.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação.PedagogiaEnsino superiorParticipaçãoFormação profissionalPedagogiaEstudanteInteraçãoProfessorFormaçãoEducação infantilA participação no Curso de Pedagogia da UFRGS : os diferentes olharesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000418058.pdf000418058.pdfTexto completoapplication/pdf871885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4978/1/000418058.pdf6279d7f9ec02dec518513fa14cc3785aMD51TEXT000418058.pdf.txt000418058.pdf.txtExtracted Texttext/plain208758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4978/2/000418058.pdf.txt8ad3642ab092315d816a85eef754d327MD52THUMBNAIL000418058.pdf.jpg000418058.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4978/3/000418058.pdf.jpg5a50c2cb744c886957c6fcfe421d2c8dMD5310183/49782018-10-09 08:22:46.931oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4978Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:22:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A participação no Curso de Pedagogia da UFRGS : os diferentes olhares
title A participação no Curso de Pedagogia da UFRGS : os diferentes olhares
spellingShingle A participação no Curso de Pedagogia da UFRGS : os diferentes olhares
Gomes, Marta Quintanilha
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação.
Pedagogia
Ensino superior
Participação
Formação profissional
Pedagogia
Estudante
Interação
Professor
Formação
Educação infantil
title_short A participação no Curso de Pedagogia da UFRGS : os diferentes olhares
title_full A participação no Curso de Pedagogia da UFRGS : os diferentes olhares
title_fullStr A participação no Curso de Pedagogia da UFRGS : os diferentes olhares
title_full_unstemmed A participação no Curso de Pedagogia da UFRGS : os diferentes olhares
title_sort A participação no Curso de Pedagogia da UFRGS : os diferentes olhares
author Gomes, Marta Quintanilha
author_facet Gomes, Marta Quintanilha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Marta Quintanilha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bordas, Merion Campos
contributor_str_mv Bordas, Merion Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação.
Pedagogia
Ensino superior
Participação
Formação profissional
Pedagogia
Estudante
Interação
Professor
Formação
Educação infantil
topic Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação.
Pedagogia
Ensino superior
Participação
Formação profissional
Pedagogia
Estudante
Interação
Professor
Formação
Educação infantil
description Esta dissertação aborda o tema da participação na formação de professores, especificamente, estuda o caso do Curso de Pedagogia da FACED/UFRGS, no período de implementação da habilitação educação infantil, de 1983 a 1990, a partir do olhar atual, do saber docente das profissionais que integram a categoria de professor de educação infantil, na Rede Municipal de Ensino. O objetivo principal foi de investigar que movimentos ou processos de interação são reconhecidos como constituidores da formação das profissionais egressas, na trajetória acadêmica na Universidade, tendo em vista a participação como processo efetivo, em suas diversas dimensões. A análise multidimensional buscou resgatar outras possibilidades de entendimento do processo de participação além do político, como o ético, o social e o psicológico, indicando a complementaridade e o antagonismo dos elementos constituidores do processo. A participação, neste sentido, inscreve-se em uma trajetória de formação docente atrelada à formação humana dos profissionais. Argumento, ao longo do texto, que as possibilidades de participação na formação, neste período, são brechas que mobilizaram interações significativas para a formação profissional.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:41:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/4978
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000418058
url http://hdl.handle.net/10183/4978
identifier_str_mv 000418058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4978/1/000418058.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4978/2/000418058.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4978/3/000418058.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6279d7f9ec02dec518513fa14cc3785a
8ad3642ab092315d816a85eef754d327
5a50c2cb744c886957c6fcfe421d2c8d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064871741751296