A participação no Curso de Pedagogia da UFRGS : os diferentes olhares
Ano de defesa: | 2004 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/4978 |
Resumo: | Esta dissertação aborda o tema da participação na formação de professores, especificamente, estuda o caso do Curso de Pedagogia da FACED/UFRGS, no período de implementação da habilitação educação infantil, de 1983 a 1990, a partir do olhar atual, do saber docente das profissionais que integram a categoria de professor de educação infantil, na Rede Municipal de Ensino. O objetivo principal foi de investigar que movimentos ou processos de interação são reconhecidos como constituidores da formação das profissionais egressas, na trajetória acadêmica na Universidade, tendo em vista a participação como processo efetivo, em suas diversas dimensões. A análise multidimensional buscou resgatar outras possibilidades de entendimento do processo de participação além do político, como o ético, o social e o psicológico, indicando a complementaridade e o antagonismo dos elementos constituidores do processo. A participação, neste sentido, inscreve-se em uma trajetória de formação docente atrelada à formação humana dos profissionais. Argumento, ao longo do texto, que as possibilidades de participação na formação, neste período, são brechas que mobilizaram interações significativas para a formação profissional. |
id |
URGS_65fd750c308fb02aeda57131bb4aa5eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4978 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Marta QuintanilhaBordas, Merion Campos2007-06-06T17:41:32Z2004http://hdl.handle.net/10183/4978000418058Esta dissertação aborda o tema da participação na formação de professores, especificamente, estuda o caso do Curso de Pedagogia da FACED/UFRGS, no período de implementação da habilitação educação infantil, de 1983 a 1990, a partir do olhar atual, do saber docente das profissionais que integram a categoria de professor de educação infantil, na Rede Municipal de Ensino. O objetivo principal foi de investigar que movimentos ou processos de interação são reconhecidos como constituidores da formação das profissionais egressas, na trajetória acadêmica na Universidade, tendo em vista a participação como processo efetivo, em suas diversas dimensões. A análise multidimensional buscou resgatar outras possibilidades de entendimento do processo de participação além do político, como o ético, o social e o psicológico, indicando a complementaridade e o antagonismo dos elementos constituidores do processo. A participação, neste sentido, inscreve-se em uma trajetória de formação docente atrelada à formação humana dos profissionais. Argumento, ao longo do texto, que as possibilidades de participação na formação, neste período, são brechas que mobilizaram interações significativas para a formação profissional.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação.PedagogiaEnsino superiorParticipaçãoFormação profissionalPedagogiaEstudanteInteraçãoProfessorFormaçãoEducação infantilA participação no Curso de Pedagogia da UFRGS : os diferentes olharesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000418058.pdf000418058.pdfTexto completoapplication/pdf871885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4978/1/000418058.pdf6279d7f9ec02dec518513fa14cc3785aMD51TEXT000418058.pdf.txt000418058.pdf.txtExtracted Texttext/plain208758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4978/2/000418058.pdf.txt8ad3642ab092315d816a85eef754d327MD52THUMBNAIL000418058.pdf.jpg000418058.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4978/3/000418058.pdf.jpg5a50c2cb744c886957c6fcfe421d2c8dMD5310183/49782018-10-09 08:22:46.931oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4978Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:22:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A participação no Curso de Pedagogia da UFRGS : os diferentes olhares |
title |
A participação no Curso de Pedagogia da UFRGS : os diferentes olhares |
spellingShingle |
A participação no Curso de Pedagogia da UFRGS : os diferentes olhares Gomes, Marta Quintanilha Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Pedagogia Ensino superior Participação Formação profissional Pedagogia Estudante Interação Professor Formação Educação infantil |
title_short |
A participação no Curso de Pedagogia da UFRGS : os diferentes olhares |
title_full |
A participação no Curso de Pedagogia da UFRGS : os diferentes olhares |
title_fullStr |
A participação no Curso de Pedagogia da UFRGS : os diferentes olhares |
title_full_unstemmed |
A participação no Curso de Pedagogia da UFRGS : os diferentes olhares |
title_sort |
A participação no Curso de Pedagogia da UFRGS : os diferentes olhares |
author |
Gomes, Marta Quintanilha |
author_facet |
Gomes, Marta Quintanilha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Marta Quintanilha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bordas, Merion Campos |
contributor_str_mv |
Bordas, Merion Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Pedagogia Ensino superior Participação Formação profissional Pedagogia Estudante Interação Professor Formação Educação infantil |
topic |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Pedagogia Ensino superior Participação Formação profissional Pedagogia Estudante Interação Professor Formação Educação infantil |
description |
Esta dissertação aborda o tema da participação na formação de professores, especificamente, estuda o caso do Curso de Pedagogia da FACED/UFRGS, no período de implementação da habilitação educação infantil, de 1983 a 1990, a partir do olhar atual, do saber docente das profissionais que integram a categoria de professor de educação infantil, na Rede Municipal de Ensino. O objetivo principal foi de investigar que movimentos ou processos de interação são reconhecidos como constituidores da formação das profissionais egressas, na trajetória acadêmica na Universidade, tendo em vista a participação como processo efetivo, em suas diversas dimensões. A análise multidimensional buscou resgatar outras possibilidades de entendimento do processo de participação além do político, como o ético, o social e o psicológico, indicando a complementaridade e o antagonismo dos elementos constituidores do processo. A participação, neste sentido, inscreve-se em uma trajetória de formação docente atrelada à formação humana dos profissionais. Argumento, ao longo do texto, que as possibilidades de participação na formação, neste período, são brechas que mobilizaram interações significativas para a formação profissional. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:41:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/4978 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000418058 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/4978 |
identifier_str_mv |
000418058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4978/1/000418058.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4978/2/000418058.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4978/3/000418058.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6279d7f9ec02dec518513fa14cc3785a 8ad3642ab092315d816a85eef754d327 5a50c2cb744c886957c6fcfe421d2c8d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064871741751296 |