Interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : um foco nas estratégias de formação de grupos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira
Orientador(a): Behar, Patrícia Alejandra
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/134687
Resumo: A presente dissertação versa sobre o desenvolvimento de grupos e suas interações, a partir de diferentes estratégias de formação em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Para isso, buscou-se investigar a influência na organização e trajetória destes alunos, durante a realização de dinâmicas de grupo. A modalidade de ensino escolhida foi a Educação a Distância (EAD), por detectar um desafio, frente à dificuldade dos educadores em aplicar tarefas colaborativas em suas propostas pedagógicas. Desta forma, para atingir esse fim, foi realizado um curso de extensão para acompanhar as interações e o desenvolvimento dos grupos através das funcionalidades do AVA ROODA. A metodologia utilizada na pesquisa foi a quali-quantitativa, com abordagem descritiva, do tipo estudo de caso. Para análise dos dados de interação, a pesquisa contou, principalmente, com as informações apresentadas nas funcionalidades Fórum, Contatos e Mapa Social do AVA ROODA, como também com questionários e observação participante da pesquisadora. Com o estudo, conseguiu-se delinear o desenvolvimento dos sujeitos quando estão trabalhando com dinâmicas de grupo na EAD. Assim, verificou-se que as interações sociais influenciam nos comportamentos dos indivíduos, principalmente nas relações existentes entre os sujeitos e o meio em que convivem. Além disso, os resultados indicam que a utilização de estratégias de formação, viabiliza de forma eficiente a realização de dinâmicas de grupo nesta modalidade a distância.
id URGS_76b542f52cf8bcf14ed306c83f43aa7a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134687
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Gislaine Rossetti MadureiraBehar, Patrícia Alejandra2016-04-01T02:05:38Z2015http://hdl.handle.net/10183/134687000987760A presente dissertação versa sobre o desenvolvimento de grupos e suas interações, a partir de diferentes estratégias de formação em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Para isso, buscou-se investigar a influência na organização e trajetória destes alunos, durante a realização de dinâmicas de grupo. A modalidade de ensino escolhida foi a Educação a Distância (EAD), por detectar um desafio, frente à dificuldade dos educadores em aplicar tarefas colaborativas em suas propostas pedagógicas. Desta forma, para atingir esse fim, foi realizado um curso de extensão para acompanhar as interações e o desenvolvimento dos grupos através das funcionalidades do AVA ROODA. A metodologia utilizada na pesquisa foi a quali-quantitativa, com abordagem descritiva, do tipo estudo de caso. Para análise dos dados de interação, a pesquisa contou, principalmente, com as informações apresentadas nas funcionalidades Fórum, Contatos e Mapa Social do AVA ROODA, como também com questionários e observação participante da pesquisadora. Com o estudo, conseguiu-se delinear o desenvolvimento dos sujeitos quando estão trabalhando com dinâmicas de grupo na EAD. Assim, verificou-se que as interações sociais influenciam nos comportamentos dos indivíduos, principalmente nas relações existentes entre os sujeitos e o meio em que convivem. Além disso, os resultados indicam que a utilização de estratégias de formação, viabiliza de forma eficiente a realização de dinâmicas de grupo nesta modalidade a distância.This dissertation deals with the development of groups and their interactions, from different training strategies in a virtual learning environment (VLE). For this, we sought to investigate the influence on the organization and trajectory of these students, while conducting group dynamics. The chosen mode of education was Distance Education (EAD), for detecting a challenge facing the difficulty of educators in applying collaborative tasks in their educational proposals. Thus, to achieve this purpose, it performed an extension course to follow interactions and development of groups through the features of AVA ROODA. The methodology used in the research was qualitative and quantitative with descriptive approach of a case study. For analysis of interaction data, the research was mainly with the information presented in functionality Forum, Contacts and Social AVA ROODA Map, as well as questionnaires and participant observation the researcher. To the study, it was possible to outline the development of the subjects when they are working with group dynamics in EAD. Thus, it was found that social interactions influence the behavior of individuals, especially in the relationship between the subjects and the environment they live. Furthermore, the results indicate that the use of training strategies enables efficiently performing group dynamics this embodiment the distance.application/pdfporAmbiente virtualAmbiente de aprendizagemInteração socialEnsino a distânciaGrupoDistance educationGroups of trainingSocial interactionsInterações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : um foco nas estratégias de formação de gruposinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987760.pdf000987760.pdfTexto completoapplication/pdf3344048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134687/1/000987760.pdfce92fd9673d4da6338ce500cfaa3c2f0MD51TEXT000987760.pdf.txt000987760.pdf.txtExtracted Texttext/plain263092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134687/2/000987760.pdf.txtaec9d06b1457b176b3cc3f5d5a2390d1MD52THUMBNAIL000987760.pdf.jpg000987760.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134687/3/000987760.pdf.jpgd1bf577b5d6c27ee70c94735817608c4MD5310183/1346872021-12-06 05:42:32.774206oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134687Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:42:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : um foco nas estratégias de formação de grupos
title Interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : um foco nas estratégias de formação de grupos
spellingShingle Interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : um foco nas estratégias de formação de grupos
Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira
Ambiente virtual
Ambiente de aprendizagem
Interação social
Ensino a distância
Grupo
Distance education
Groups of training
Social interactions
title_short Interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : um foco nas estratégias de formação de grupos
title_full Interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : um foco nas estratégias de formação de grupos
title_fullStr Interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : um foco nas estratégias de formação de grupos
title_full_unstemmed Interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : um foco nas estratégias de formação de grupos
title_sort Interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : um foco nas estratégias de formação de grupos
author Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira
author_facet Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente virtual
Ambiente de aprendizagem
Interação social
Ensino a distância
Grupo
topic Ambiente virtual
Ambiente de aprendizagem
Interação social
Ensino a distância
Grupo
Distance education
Groups of training
Social interactions
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education
Groups of training
Social interactions
description A presente dissertação versa sobre o desenvolvimento de grupos e suas interações, a partir de diferentes estratégias de formação em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Para isso, buscou-se investigar a influência na organização e trajetória destes alunos, durante a realização de dinâmicas de grupo. A modalidade de ensino escolhida foi a Educação a Distância (EAD), por detectar um desafio, frente à dificuldade dos educadores em aplicar tarefas colaborativas em suas propostas pedagógicas. Desta forma, para atingir esse fim, foi realizado um curso de extensão para acompanhar as interações e o desenvolvimento dos grupos através das funcionalidades do AVA ROODA. A metodologia utilizada na pesquisa foi a quali-quantitativa, com abordagem descritiva, do tipo estudo de caso. Para análise dos dados de interação, a pesquisa contou, principalmente, com as informações apresentadas nas funcionalidades Fórum, Contatos e Mapa Social do AVA ROODA, como também com questionários e observação participante da pesquisadora. Com o estudo, conseguiu-se delinear o desenvolvimento dos sujeitos quando estão trabalhando com dinâmicas de grupo na EAD. Assim, verificou-se que as interações sociais influenciam nos comportamentos dos indivíduos, principalmente nas relações existentes entre os sujeitos e o meio em que convivem. Além disso, os resultados indicam que a utilização de estratégias de formação, viabiliza de forma eficiente a realização de dinâmicas de grupo nesta modalidade a distância.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-01T02:05:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134687
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000987760
url http://hdl.handle.net/10183/134687
identifier_str_mv 000987760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134687/1/000987760.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134687/2/000987760.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134687/3/000987760.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ce92fd9673d4da6338ce500cfaa3c2f0
aec9d06b1457b176b3cc3f5d5a2390d1
d1bf577b5d6c27ee70c94735817608c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065051465580544