MP-SocioAVA : modelo pedagógico com foco nas interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
Orientador(a): Behar, Patrícia Alejandra
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/201307
Resumo: O presente trabalho trata da construção de um Modelo Pedagógico com foco nas interações sociais em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (MP_SocioAVA). Parte-se da teoria piagetiana para delinear o Modelo Pedagógico proposto e os elementos que fazem parte do mesmo. Dessa forma, são definidas Arquiteturas Pedagógicas e estratégias para sua aplicação, além do Sujeito Social da EaD, foco do MP_SocioAVA. Para isso, é utilizado o conceito de sujeito social, visando compreender suas características e suas formas de ação no Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudos de casos múltiplos. Dessa forma, foram propostas uma arquitetura pedagógica e duas versões do MP_SocioAVA, a partir da realização de três estudos de caso, uma disciplina de graduação e dois cursos de extensão, de modo a identificar e avaliar os aspectos determinantes para garantir o fortalecimento das interações sociais em ambientes virtuais de aprendizagem. A análise dos dados demonstrou, entre outras questões, a importância de um modelo pedagógico voltado para esse aspecto, tendo em vista que a educação a distância ainda é tida, tanto por alunos quanto por professores, como um formato de educação no qual o aluno deve estudar sozinho. No entanto, o estabelecimento das interações é considerado como fundamental para que ele se mantenha motivado em seu processo educativo e participe de forma efetiva da atividade de ensino. Neste sentido, entende-se que, a exemplo do MP_SocioAVA, é fundamental que o professor inclua, em seu Modelo Pedagógico, formas de garantir a interação tanto com os alunos quanto entre os alunos.
id URGS_c1537b2fbc82fb10dd27683f441521bd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201307
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Ana Carolina RibeiroBehar, Patrícia Alejandra2019-11-02T03:52:24Z2019http://hdl.handle.net/10183/201307001105297O presente trabalho trata da construção de um Modelo Pedagógico com foco nas interações sociais em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (MP_SocioAVA). Parte-se da teoria piagetiana para delinear o Modelo Pedagógico proposto e os elementos que fazem parte do mesmo. Dessa forma, são definidas Arquiteturas Pedagógicas e estratégias para sua aplicação, além do Sujeito Social da EaD, foco do MP_SocioAVA. Para isso, é utilizado o conceito de sujeito social, visando compreender suas características e suas formas de ação no Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudos de casos múltiplos. Dessa forma, foram propostas uma arquitetura pedagógica e duas versões do MP_SocioAVA, a partir da realização de três estudos de caso, uma disciplina de graduação e dois cursos de extensão, de modo a identificar e avaliar os aspectos determinantes para garantir o fortalecimento das interações sociais em ambientes virtuais de aprendizagem. A análise dos dados demonstrou, entre outras questões, a importância de um modelo pedagógico voltado para esse aspecto, tendo em vista que a educação a distância ainda é tida, tanto por alunos quanto por professores, como um formato de educação no qual o aluno deve estudar sozinho. No entanto, o estabelecimento das interações é considerado como fundamental para que ele se mantenha motivado em seu processo educativo e participe de forma efetiva da atividade de ensino. Neste sentido, entende-se que, a exemplo do MP_SocioAVA, é fundamental que o professor inclua, em seu Modelo Pedagógico, formas de garantir a interação tanto com os alunos quanto entre os alunos.The present work deals with the construction of a Pedagogical Model focusing on social interactions in a Virtual Learning Environment (MP_SocioAVA). It starts from the Piagetian theory to outline the proposed Pedagogical Model and the elements that are part of it. Thus, Pedagogical Architectures and strategies for their application are defined, in addition to the EaD Social Subject, focus of MP_SocioAVA. For this, the concept of social subject is used, aiming to understand its characteristics and its forms of action in the ROODA Virtual Learning Environment. As a methodology, a qualitative approach research based on multiple-case study was performed. Thus, a pedagogical architecture and two versions of MP_SocioAVA were proposed, based on three case studies, one undergraduate course and two extension courses, in order to identify and evaluate the determining aspects to ensure the strengthening of social interactions in virtual learning environments. The data analysis demonstrated, among other issues, the importance of a pedagogical model focused on this aspect, considering that distance education is still considered by both students and teachers as a format of education in which the student should study alone. However, the establishment of interactions is considered fundamental to keep them motivated in their educational process and to participate effectively in the teaching activity. In this sense, it is understood that, based on the example of MP_SocioAVA, it is fundamental that the teacher includes, in his Pedagogical Model, ways to ensure interaction with both students and students.application/pdfporInteração socialAmbiente virtual de aprendizagemSujeito socialPedagogical ModelsSocial interactionsVirtual Learning EnvironmentsPedagogical StrategiesSocial subjectMP-SocioAVA : modelo pedagógico com foco nas interações sociais em um ambiente virtual de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105297.pdf.txt001105297.pdf.txtExtracted Texttext/plain508845http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201307/2/001105297.pdf.txtfdd9ba5d735c3bf447eda1cb8f5c9f55MD52ORIGINAL001105297.pdfTexto completoapplication/pdf5717677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201307/1/001105297.pdfd0cb4f65a7a1ceb604b2e7756d0ffd5aMD5110183/2013072019-11-03 03:52:20.194737oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201307Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-11-03T05:52:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv MP-SocioAVA : modelo pedagógico com foco nas interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem
title MP-SocioAVA : modelo pedagógico com foco nas interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem
spellingShingle MP-SocioAVA : modelo pedagógico com foco nas interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem
Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
Interação social
Ambiente virtual de aprendizagem
Sujeito social
Pedagogical Models
Social interactions
Virtual Learning Environments
Pedagogical Strategies
Social subject
title_short MP-SocioAVA : modelo pedagógico com foco nas interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem
title_full MP-SocioAVA : modelo pedagógico com foco nas interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem
title_fullStr MP-SocioAVA : modelo pedagógico com foco nas interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem
title_full_unstemmed MP-SocioAVA : modelo pedagógico com foco nas interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem
title_sort MP-SocioAVA : modelo pedagógico com foco nas interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem
author Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
author_facet Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Interação social
Ambiente virtual de aprendizagem
Sujeito social
topic Interação social
Ambiente virtual de aprendizagem
Sujeito social
Pedagogical Models
Social interactions
Virtual Learning Environments
Pedagogical Strategies
Social subject
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical Models
Social interactions
Virtual Learning Environments
Pedagogical Strategies
Social subject
description O presente trabalho trata da construção de um Modelo Pedagógico com foco nas interações sociais em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (MP_SocioAVA). Parte-se da teoria piagetiana para delinear o Modelo Pedagógico proposto e os elementos que fazem parte do mesmo. Dessa forma, são definidas Arquiteturas Pedagógicas e estratégias para sua aplicação, além do Sujeito Social da EaD, foco do MP_SocioAVA. Para isso, é utilizado o conceito de sujeito social, visando compreender suas características e suas formas de ação no Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudos de casos múltiplos. Dessa forma, foram propostas uma arquitetura pedagógica e duas versões do MP_SocioAVA, a partir da realização de três estudos de caso, uma disciplina de graduação e dois cursos de extensão, de modo a identificar e avaliar os aspectos determinantes para garantir o fortalecimento das interações sociais em ambientes virtuais de aprendizagem. A análise dos dados demonstrou, entre outras questões, a importância de um modelo pedagógico voltado para esse aspecto, tendo em vista que a educação a distância ainda é tida, tanto por alunos quanto por professores, como um formato de educação no qual o aluno deve estudar sozinho. No entanto, o estabelecimento das interações é considerado como fundamental para que ele se mantenha motivado em seu processo educativo e participe de forma efetiva da atividade de ensino. Neste sentido, entende-se que, a exemplo do MP_SocioAVA, é fundamental que o professor inclua, em seu Modelo Pedagógico, formas de garantir a interação tanto com os alunos quanto entre os alunos.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-02T03:52:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201307
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001105297
url http://hdl.handle.net/10183/201307
identifier_str_mv 001105297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201307/2/001105297.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201307/1/001105297.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fdd9ba5d735c3bf447eda1cb8f5c9f55
d0cb4f65a7a1ceb604b2e7756d0ffd5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065138042306560