"Mara sulada e dã ku torno" : performance, gênero e corporeidades no Grupo de Batukadeiras de São Martinho Grande (Ilha de Santiago, Cabo Verde)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Semedo, Carla Indira Carvalho
Orientador(a): Lucas, Maria Elizabeth da Silva
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/16227
Resumo: Este estudo sobre as redefinições das noções de gênero entre o grupo de batukadeiras de São Martinho Grande (Ilha de Santiago, Cabo Verde) visa analisar, a partir de suas trajetórias pessoais/profissionais, as performances das corporeidades femininas e masculinas no batuko, no ku torno e nas narrativas das letras de música. A reflexão apresentada parte da observação de que nessas performances emergem formas diferenciadas de se pensar os corpos femininos e masculinos e as relações de gênero, em direção a uma possível subversão das relações de poder entre homens e mulheres. Discuto como as noções estéticas do fazer batuko e tchabeta permitem-nos pensar os sentidos múltiplos dados ao batuko na relação entre as corporeidades de gênero e a realização do projeto individual de ser batukadeira profissional.
id URGS_830ec4a7214e6886a24e2d77149167e1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16227
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Semedo, Carla Indira CarvalhoLucas, Maria Elizabeth da Silva2009-06-25T04:12:40Z2009http://hdl.handle.net/10183/16227000695072Este estudo sobre as redefinições das noções de gênero entre o grupo de batukadeiras de São Martinho Grande (Ilha de Santiago, Cabo Verde) visa analisar, a partir de suas trajetórias pessoais/profissionais, as performances das corporeidades femininas e masculinas no batuko, no ku torno e nas narrativas das letras de música. A reflexão apresentada parte da observação de que nessas performances emergem formas diferenciadas de se pensar os corpos femininos e masculinos e as relações de gênero, em direção a uma possível subversão das relações de poder entre homens e mulheres. Discuto como as noções estéticas do fazer batuko e tchabeta permitem-nos pensar os sentidos múltiplos dados ao batuko na relação entre as corporeidades de gênero e a realização do projeto individual de ser batukadeira profissional.This study on redefinitions of gender relations among the group of batukadeiras of São Martinho Grande (Santiago Island, Cape Verde) attempts to analyze, through the batukadeira's personal and professional trajectories, the performance of female and male corporalities in the performative genres called batuko and ku torno, as well as in the batuko lyrics. The reflection presented departs from the observation that different ways to conceive female and male bodies and gender relations emerge from these performances, towards a possible subversion of power relations between men and women. Thus I discuss how aesthetic notions of making batuko and tchabeta allow us to think about the multiple senses given to batuko in the relation between gender corporalities and the individual achievement to become a professional batukadeira.application/pdfporAntropologia socialAntropologia da músicaBatuqueCorporeidadeEstudos de gêneroGêneroLetras de músicaRelações de poderCabo VerdeBatukoKu tornoPerformanceCorporalitiesGenderCape Verde"Mara sulada e dã ku torno" : performance, gênero e corporeidades no Grupo de Batukadeiras de São Martinho Grande (Ilha de Santiago, Cabo Verde)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000695072.pdf000695072.pdfTexto completoapplication/pdf2102568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16227/1/000695072.pdf0b6fdccaea9398dadfabbd5f6bfcfe63MD51TEXT000695072.pdf.txt000695072.pdf.txtExtracted Texttext/plain386751http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16227/2/000695072.pdf.txt853a5893640218d4a90b491afbfa890eMD52THUMBNAIL000695072.pdf.jpg000695072.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16227/3/000695072.pdf.jpg8872e583c4b9ea31b53e8ba0e5b73c88MD5310183/162272018-10-11 09:03:29.366oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16227Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T12:03:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Mara sulada e dã ku torno" : performance, gênero e corporeidades no Grupo de Batukadeiras de São Martinho Grande (Ilha de Santiago, Cabo Verde)
title "Mara sulada e dã ku torno" : performance, gênero e corporeidades no Grupo de Batukadeiras de São Martinho Grande (Ilha de Santiago, Cabo Verde)
spellingShingle "Mara sulada e dã ku torno" : performance, gênero e corporeidades no Grupo de Batukadeiras de São Martinho Grande (Ilha de Santiago, Cabo Verde)
Semedo, Carla Indira Carvalho
Antropologia social
Antropologia da música
Batuque
Corporeidade
Estudos de gênero
Gênero
Letras de música
Relações de poder
Cabo Verde
Batuko
Ku torno
Performance
Corporalities
Gender
Cape Verde
title_short "Mara sulada e dã ku torno" : performance, gênero e corporeidades no Grupo de Batukadeiras de São Martinho Grande (Ilha de Santiago, Cabo Verde)
title_full "Mara sulada e dã ku torno" : performance, gênero e corporeidades no Grupo de Batukadeiras de São Martinho Grande (Ilha de Santiago, Cabo Verde)
title_fullStr "Mara sulada e dã ku torno" : performance, gênero e corporeidades no Grupo de Batukadeiras de São Martinho Grande (Ilha de Santiago, Cabo Verde)
title_full_unstemmed "Mara sulada e dã ku torno" : performance, gênero e corporeidades no Grupo de Batukadeiras de São Martinho Grande (Ilha de Santiago, Cabo Verde)
title_sort "Mara sulada e dã ku torno" : performance, gênero e corporeidades no Grupo de Batukadeiras de São Martinho Grande (Ilha de Santiago, Cabo Verde)
author Semedo, Carla Indira Carvalho
author_facet Semedo, Carla Indira Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Semedo, Carla Indira Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lucas, Maria Elizabeth da Silva
contributor_str_mv Lucas, Maria Elizabeth da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia social
Antropologia da música
Batuque
Corporeidade
Estudos de gênero
Gênero
Letras de música
Relações de poder
Cabo Verde
topic Antropologia social
Antropologia da música
Batuque
Corporeidade
Estudos de gênero
Gênero
Letras de música
Relações de poder
Cabo Verde
Batuko
Ku torno
Performance
Corporalities
Gender
Cape Verde
dc.subject.eng.fl_str_mv Batuko
Ku torno
Performance
Corporalities
Gender
Cape Verde
description Este estudo sobre as redefinições das noções de gênero entre o grupo de batukadeiras de São Martinho Grande (Ilha de Santiago, Cabo Verde) visa analisar, a partir de suas trajetórias pessoais/profissionais, as performances das corporeidades femininas e masculinas no batuko, no ku torno e nas narrativas das letras de música. A reflexão apresentada parte da observação de que nessas performances emergem formas diferenciadas de se pensar os corpos femininos e masculinos e as relações de gênero, em direção a uma possível subversão das relações de poder entre homens e mulheres. Discuto como as noções estéticas do fazer batuko e tchabeta permitem-nos pensar os sentidos múltiplos dados ao batuko na relação entre as corporeidades de gênero e a realização do projeto individual de ser batukadeira profissional.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-06-25T04:12:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16227
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000695072
url http://hdl.handle.net/10183/16227
identifier_str_mv 000695072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16227/1/000695072.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16227/2/000695072.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16227/3/000695072.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b6fdccaea9398dadfabbd5f6bfcfe63
853a5893640218d4a90b491afbfa890e
8872e583c4b9ea31b53e8ba0e5b73c88
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064927275384832