Mapas conceituais como instrumentos potencialmente facilitadores da aprendizagem significativa de conceitos da óptica física

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Almeida, Voltaire de Oliveira
Orientador(a): Moreira, Marco Antonio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/11794
Resumo: Este trabalho de dissertação de mestrado teve como objetivo investigar as possíveis dificuldades na aprendizagem de conceitos da Óptica Física de estudantes de graduação em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram consideradas as principais concepções alternativas já identificadas por outras pesquisas nessa área de conhecimento, descritas no segundo capítulo, e a utilização de mapas conceituais como estratégia didática para superá-las, facilitando a aprendizagem significativa desses conceitos. Através da aplicação de um questionário do tipo “papel e lápis”, foi possível obter dados que foram analisados quantitativamente. Além disso, foi realizada uma análise qualitativa a partir dos mapas conceituais elaborados pelos alunos, complementada pelas observações em contato com os estudantes, a fim de contribuir nos resultados da pesquisa. A utilização dos mapas conceituais demonstrou ser de grande auxílio na compreensão acerca de conceitos como polarização, interferência, coerência, difração e luz como onda eletromagnética e suas relações, explicitando as dificuldades e concepções dos alunos, que podiam ser exploradas. Com emprego desse instrumento, foi possível constatar que a organização e discussão dos conceitos dispostos nos mapas conceituais, permitiram esclarecer e minimizar dificuldades devidas às concepções alternativas, que os estudantes manifestaram para alguns conceitos científicos, como, por exemplo, a polarização linear da luz. Além disso, motivou a participação dos alunos na dinâmica de estudo em sala de aula, durante as discussões dos mapas conceituais.
id URGS_87203c41b28f912a5c3e4c6be6500907
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11794
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Almeida, Voltaire de OliveiraMoreira, Marco Antonio2008-01-22T04:10:29Z2006http://hdl.handle.net/10183/11794000617203Este trabalho de dissertação de mestrado teve como objetivo investigar as possíveis dificuldades na aprendizagem de conceitos da Óptica Física de estudantes de graduação em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram consideradas as principais concepções alternativas já identificadas por outras pesquisas nessa área de conhecimento, descritas no segundo capítulo, e a utilização de mapas conceituais como estratégia didática para superá-las, facilitando a aprendizagem significativa desses conceitos. Através da aplicação de um questionário do tipo “papel e lápis”, foi possível obter dados que foram analisados quantitativamente. Além disso, foi realizada uma análise qualitativa a partir dos mapas conceituais elaborados pelos alunos, complementada pelas observações em contato com os estudantes, a fim de contribuir nos resultados da pesquisa. A utilização dos mapas conceituais demonstrou ser de grande auxílio na compreensão acerca de conceitos como polarização, interferência, coerência, difração e luz como onda eletromagnética e suas relações, explicitando as dificuldades e concepções dos alunos, que podiam ser exploradas. Com emprego desse instrumento, foi possível constatar que a organização e discussão dos conceitos dispostos nos mapas conceituais, permitiram esclarecer e minimizar dificuldades devidas às concepções alternativas, que os estudantes manifestaram para alguns conceitos científicos, como, por exemplo, a polarização linear da luz. Além disso, motivou a participação dos alunos na dinâmica de estudo em sala de aula, durante as discussões dos mapas conceituais.This study was designed to investigate how to overcome possible learning difficulties, regarding optical physics concepts, faced by physics majors of the Federal University of Rio Grande do Sul, Brasil. For such a purpose, misconceptions already identified in this field of knowledge, which are described in chapter two, were taken in account and the concept mapping technique was used as a strategy to help in overcoming them and facilitating meaningful learning of the corresponding concepts. Through the application of a paper-and-pencil test some data were collected and quantitavely analysed. In addition, a qualitative analysis of the concept maps drawn by the students was carried out, complemented by observations made during the intervention. The use of concept maps ended up as quite helpful in the understanding of concepts like, polarization, interference, coherence, diffraction, light as an electromagnetic wave, and their relationships, by making explicit students difficulties and conceptions, which could then be dandled. With the use of this instrument it was possible to verify that the organization and discussion of the concepts in the map helped in clarifying and minimizing the difficulties resulting from misconceptions held by students for some scientific concepts such as, for example, light’s linear polarization. Besides, it motivated students to participate in the classroom dynamics.application/pdfporAprendizagem significativaMapa conceitualEnsino de físicaÓpticaEnsino superiorAnálise qualitativaEnsino e aprendizagemDificuldades de aprendizagemMapas conceituais como instrumentos potencialmente facilitadores da aprendizagem significativa de conceitos da óptica físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000617203.pdf000617203.pdfTexto completoapplication/pdf4569034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11794/1/000617203.pdff093d41ce84bcfde7db583bac92bad38MD51TEXT000617203.pdf.txt000617203.pdf.txtExtracted Texttext/plain323713http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11794/2/000617203.pdf.txt3507910e2e815fb96b67db738c8f2c1eMD52THUMBNAIL000617203.pdf.jpg000617203.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11794/3/000617203.pdf.jpg475b29cc7fceba79a4a19b95d9c2d726MD5310183/117942018-10-15 09:34:11.154oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11794Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T12:34:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mapas conceituais como instrumentos potencialmente facilitadores da aprendizagem significativa de conceitos da óptica física
title Mapas conceituais como instrumentos potencialmente facilitadores da aprendizagem significativa de conceitos da óptica física
spellingShingle Mapas conceituais como instrumentos potencialmente facilitadores da aprendizagem significativa de conceitos da óptica física
Almeida, Voltaire de Oliveira
Aprendizagem significativa
Mapa conceitual
Ensino de física
Óptica
Ensino superior
Análise qualitativa
Ensino e aprendizagem
Dificuldades de aprendizagem
title_short Mapas conceituais como instrumentos potencialmente facilitadores da aprendizagem significativa de conceitos da óptica física
title_full Mapas conceituais como instrumentos potencialmente facilitadores da aprendizagem significativa de conceitos da óptica física
title_fullStr Mapas conceituais como instrumentos potencialmente facilitadores da aprendizagem significativa de conceitos da óptica física
title_full_unstemmed Mapas conceituais como instrumentos potencialmente facilitadores da aprendizagem significativa de conceitos da óptica física
title_sort Mapas conceituais como instrumentos potencialmente facilitadores da aprendizagem significativa de conceitos da óptica física
author Almeida, Voltaire de Oliveira
author_facet Almeida, Voltaire de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Voltaire de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Marco Antonio
contributor_str_mv Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Mapa conceitual
Ensino de física
Óptica
Ensino superior
Análise qualitativa
Ensino e aprendizagem
Dificuldades de aprendizagem
topic Aprendizagem significativa
Mapa conceitual
Ensino de física
Óptica
Ensino superior
Análise qualitativa
Ensino e aprendizagem
Dificuldades de aprendizagem
description Este trabalho de dissertação de mestrado teve como objetivo investigar as possíveis dificuldades na aprendizagem de conceitos da Óptica Física de estudantes de graduação em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram consideradas as principais concepções alternativas já identificadas por outras pesquisas nessa área de conhecimento, descritas no segundo capítulo, e a utilização de mapas conceituais como estratégia didática para superá-las, facilitando a aprendizagem significativa desses conceitos. Através da aplicação de um questionário do tipo “papel e lápis”, foi possível obter dados que foram analisados quantitativamente. Além disso, foi realizada uma análise qualitativa a partir dos mapas conceituais elaborados pelos alunos, complementada pelas observações em contato com os estudantes, a fim de contribuir nos resultados da pesquisa. A utilização dos mapas conceituais demonstrou ser de grande auxílio na compreensão acerca de conceitos como polarização, interferência, coerência, difração e luz como onda eletromagnética e suas relações, explicitando as dificuldades e concepções dos alunos, que podiam ser exploradas. Com emprego desse instrumento, foi possível constatar que a organização e discussão dos conceitos dispostos nos mapas conceituais, permitiram esclarecer e minimizar dificuldades devidas às concepções alternativas, que os estudantes manifestaram para alguns conceitos científicos, como, por exemplo, a polarização linear da luz. Além disso, motivou a participação dos alunos na dinâmica de estudo em sala de aula, durante as discussões dos mapas conceituais.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-01-22T04:10:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/11794
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000617203
url http://hdl.handle.net/10183/11794
identifier_str_mv 000617203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11794/1/000617203.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11794/2/000617203.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11794/3/000617203.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f093d41ce84bcfde7db583bac92bad38
3507910e2e815fb96b67db738c8f2c1e
475b29cc7fceba79a4a19b95d9c2d726
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064904668086272