The role of adaptations in the reconfiguration of Dr. John Watson within the Sherlock Holmes canon

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Carli, Eduarda de
Orientador(a): Indrusiak, Elaine Barros
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/170417
Resumo: As histórias de Sherlock Holmes cativam inúmeros leitores desde que o primeiro romance foi publicado em 1887 pelo autor escocês Sir Arthur Conan Doyle. As aventuras vividas pelo grande detetive Sherlock Holmes e seu companheiro Dr. John Watson têm sido adaptadas para outras mídias desde 1890, e épocas diferentes apresentam diferentes interpretações das personagens. Duas das mais recentes adaptações televisivas, Sherlock (2010 –), da BBC, e Elementary (2012 –), da CBS, se passam na contemporaneidade, inspirando uma reconfiguração das personagens, principalmente a de John Watson, considerando o fato de que ele não é mais o principal narrador das histórias na mídia audiovisual – o narrador fílmico é quem cumpre esse papel –, abrindo novas possibilidades para os papéis da personagem. Tais possibilidades motivam esta dissertação, que propõe um estudo da caracterização da personagem literária nos romances Um estudo em vermelho (1887) e O cão dos Baskerville (1902), para então considerar sua nova caracterização nas duas séries televisivas mencionadas acima. O trabalho, portanto, está dividido em quatro capítulos. O primeiro apresenta uma introdução ao autor e a relação com sua própria obra, além de um panorama histórico das adaptações fílmicas e televisivas, enfatizando as caracterizações de Watson nelas. O segundo apresenta as teorias que alicerçam a análise, particularmente a narratologia literária de Mieke Bal (2009), a narratologia fílmica de Peter Verstraten (2009), e as considerações de Jason Mittell (2015) acerca da personagem televisiva. Os capítulos três e quatro trazem as análises dos romances e séries de televisão respectivamente, focando nas (re)configurações da personagem Watson. Ao final deste trabalho, esperamos ter contribuído para um aprofundamento e diversificação dos estudos de personagem a partir de referenciais narratológicos, linha de estudos pouco desenvolvida, especialmente no Brasil. Da mesma forma, pretendemos demonstrar como adaptações televisivas exploram e amplificam o papel de personagens-narradoras, dando a elas e a outras personagens mais autonomia na obra audiovisual.
id URGS_97cd3896975dd643a8499b80d294ae3a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170417
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Carli, Eduarda deIndrusiak, Elaine Barros2017-11-18T02:35:35Z2017http://hdl.handle.net/10183/170417001053195As histórias de Sherlock Holmes cativam inúmeros leitores desde que o primeiro romance foi publicado em 1887 pelo autor escocês Sir Arthur Conan Doyle. As aventuras vividas pelo grande detetive Sherlock Holmes e seu companheiro Dr. John Watson têm sido adaptadas para outras mídias desde 1890, e épocas diferentes apresentam diferentes interpretações das personagens. Duas das mais recentes adaptações televisivas, Sherlock (2010 –), da BBC, e Elementary (2012 –), da CBS, se passam na contemporaneidade, inspirando uma reconfiguração das personagens, principalmente a de John Watson, considerando o fato de que ele não é mais o principal narrador das histórias na mídia audiovisual – o narrador fílmico é quem cumpre esse papel –, abrindo novas possibilidades para os papéis da personagem. Tais possibilidades motivam esta dissertação, que propõe um estudo da caracterização da personagem literária nos romances Um estudo em vermelho (1887) e O cão dos Baskerville (1902), para então considerar sua nova caracterização nas duas séries televisivas mencionadas acima. O trabalho, portanto, está dividido em quatro capítulos. O primeiro apresenta uma introdução ao autor e a relação com sua própria obra, além de um panorama histórico das adaptações fílmicas e televisivas, enfatizando as caracterizações de Watson nelas. O segundo apresenta as teorias que alicerçam a análise, particularmente a narratologia literária de Mieke Bal (2009), a narratologia fílmica de Peter Verstraten (2009), e as considerações de Jason Mittell (2015) acerca da personagem televisiva. Os capítulos três e quatro trazem as análises dos romances e séries de televisão respectivamente, focando nas (re)configurações da personagem Watson. Ao final deste trabalho, esperamos ter contribuído para um aprofundamento e diversificação dos estudos de personagem a partir de referenciais narratológicos, linha de estudos pouco desenvolvida, especialmente no Brasil. Da mesma forma, pretendemos demonstrar como adaptações televisivas exploram e amplificam o papel de personagens-narradoras, dando a elas e a outras personagens mais autonomia na obra audiovisual.The Sherlock Holmes stories have captivated innumerous readers since the first novel was published in 1887 by Scottish author Sir Arthur Conan Doyle. The adventures lived by the Great Detective Sherlock Holmes and his companion Dr. John Watson have been adapted to other media from as early as 1890, and different times present different portrayals of the characters. Two of the latest television adaptations, BBC’s Sherlock (2010 –) and CBS’s Elementary (2012 –), are set in contemporary times, inspiring a reconfiguration of the characters, especially John Watson, considering the fact that he is not the main narrator of the stories in the audiovisual medium – the filmic narrator fulfills that function –, opening new possibilities for the character’s roles. These possibilities motivate this thesis, and we propose a study of the characterization of the literary character in the novels A Study in Scarlet (1887) and The Hound of the Baskervilles (1902), so that we can consider the new Watson’s characterization in the two television series aforementioned. Therefore, the thesis is divided into four chapters. The first presents an introduction to the author and his relation to his own work, along with a historical overview of film and television adaptations, emphasizing Watson’s characterization. The second presents the theoretical framework of the analyses, particularly the literary narratology as proposed by Mieke Bal (2009), film narratology as proposed by Peter Verstraten (2009), and Jason Mittell’s (2015) considerations about television characters. Chapters three and four are dedicated to the analyses of the novels and television series respectively, focusing on Watson’s (re)configurations. By the end of this work, we hope to have contributed to the further development and diversification of character studies with the use of narratological references, an undeveloped line of studies, especially in Brazil. In addition, we hope to demonstrate how television adaptations explore and amplify the role of character-narrators, giving them and other characters more autonomy in the audiovisual work.application/pdfengDoyle, Arthur Conan, 1859-1930. Sherlock HolmesSherlock Holmes (Personagem)Literatura inglesaTelevisãoPersonagemAdaptação para televisãoEnglish LiteratureTelevisionCharacterAdaptationDr. WatsonThe role of adaptations in the reconfiguration of Dr. John Watson within the Sherlock Holmes canoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001053195.pdf001053195.pdfTexto completo (inglês)application/pdf2183361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170417/1/001053195.pdf7fc0a4639a6b49f7674078a5058c015fMD51TEXT001053195.pdf.txt001053195.pdf.txtExtracted Texttext/plain484098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170417/2/001053195.pdf.txtc73db1e85482dee0de7b94d7fc10feb6MD5210183/1704172022-02-22 05:16:05.410232oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170417Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T08:16:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The role of adaptations in the reconfiguration of Dr. John Watson within the Sherlock Holmes canon
title The role of adaptations in the reconfiguration of Dr. John Watson within the Sherlock Holmes canon
spellingShingle The role of adaptations in the reconfiguration of Dr. John Watson within the Sherlock Holmes canon
Carli, Eduarda de
Doyle, Arthur Conan, 1859-1930. Sherlock Holmes
Sherlock Holmes (Personagem)
Literatura inglesa
Televisão
Personagem
Adaptação para televisão
English Literature
Television
Character
Adaptation
Dr. Watson
title_short The role of adaptations in the reconfiguration of Dr. John Watson within the Sherlock Holmes canon
title_full The role of adaptations in the reconfiguration of Dr. John Watson within the Sherlock Holmes canon
title_fullStr The role of adaptations in the reconfiguration of Dr. John Watson within the Sherlock Holmes canon
title_full_unstemmed The role of adaptations in the reconfiguration of Dr. John Watson within the Sherlock Holmes canon
title_sort The role of adaptations in the reconfiguration of Dr. John Watson within the Sherlock Holmes canon
author Carli, Eduarda de
author_facet Carli, Eduarda de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carli, Eduarda de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Indrusiak, Elaine Barros
contributor_str_mv Indrusiak, Elaine Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Doyle, Arthur Conan, 1859-1930. Sherlock Holmes
Sherlock Holmes (Personagem)
Literatura inglesa
Televisão
Personagem
Adaptação para televisão
topic Doyle, Arthur Conan, 1859-1930. Sherlock Holmes
Sherlock Holmes (Personagem)
Literatura inglesa
Televisão
Personagem
Adaptação para televisão
English Literature
Television
Character
Adaptation
Dr. Watson
dc.subject.eng.fl_str_mv English Literature
Television
Character
Adaptation
Dr. Watson
description As histórias de Sherlock Holmes cativam inúmeros leitores desde que o primeiro romance foi publicado em 1887 pelo autor escocês Sir Arthur Conan Doyle. As aventuras vividas pelo grande detetive Sherlock Holmes e seu companheiro Dr. John Watson têm sido adaptadas para outras mídias desde 1890, e épocas diferentes apresentam diferentes interpretações das personagens. Duas das mais recentes adaptações televisivas, Sherlock (2010 –), da BBC, e Elementary (2012 –), da CBS, se passam na contemporaneidade, inspirando uma reconfiguração das personagens, principalmente a de John Watson, considerando o fato de que ele não é mais o principal narrador das histórias na mídia audiovisual – o narrador fílmico é quem cumpre esse papel –, abrindo novas possibilidades para os papéis da personagem. Tais possibilidades motivam esta dissertação, que propõe um estudo da caracterização da personagem literária nos romances Um estudo em vermelho (1887) e O cão dos Baskerville (1902), para então considerar sua nova caracterização nas duas séries televisivas mencionadas acima. O trabalho, portanto, está dividido em quatro capítulos. O primeiro apresenta uma introdução ao autor e a relação com sua própria obra, além de um panorama histórico das adaptações fílmicas e televisivas, enfatizando as caracterizações de Watson nelas. O segundo apresenta as teorias que alicerçam a análise, particularmente a narratologia literária de Mieke Bal (2009), a narratologia fílmica de Peter Verstraten (2009), e as considerações de Jason Mittell (2015) acerca da personagem televisiva. Os capítulos três e quatro trazem as análises dos romances e séries de televisão respectivamente, focando nas (re)configurações da personagem Watson. Ao final deste trabalho, esperamos ter contribuído para um aprofundamento e diversificação dos estudos de personagem a partir de referenciais narratológicos, linha de estudos pouco desenvolvida, especialmente no Brasil. Da mesma forma, pretendemos demonstrar como adaptações televisivas exploram e amplificam o papel de personagens-narradoras, dando a elas e a outras personagens mais autonomia na obra audiovisual.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-18T02:35:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170417
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001053195
url http://hdl.handle.net/10183/170417
identifier_str_mv 001053195
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170417/1/001053195.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170417/2/001053195.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7fc0a4639a6b49f7674078a5058c015f
c73db1e85482dee0de7b94d7fc10feb6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065091056664576