Da formação ao profissional : uma investigação sobre a atuação dos egressos de ciências agrárias no quadro de profissionais da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Cavalcanti, Evandro de Oliveira
Orientador(a): Salgado, Tania Denise Miskinis
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/206182
Resumo: Este estudo teve por objetivo investigar a inserção de servidores Técnicos em Educação e Docentes, vinculados ao quadro permanente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que foram alunos de cursos da área de Ciências Agrárias desta universidade em alguma etapa de sua vida acadêmica, seja na graduação ou na pós-graduação. Para isso buscou-se dados funcionais junto à Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRPE e foi consultada a base de dados da Plataforma Lattes do CNPq. A pesquisa, de abordagem predominantemente qualitativa, mostrou que a universidade forma profissionais com competência suficiente para inclusive absorver parte de seus próprios egressos em seu quadro funcional. Identificou-se que, no quadro de servidores, tanto no Nível Médio, como no Superior Tecnológico e no Magistério Superior, há profissionais da área de Ciências Agrárias que são egressos da UFRPE. A maior parte desses profissionais tem qualificação superior à exigida para ingresso no cargo e, em sua maioria, a obtiveram após o ingresso no quadro de servidores da UFRPE. Conclui-se que a Universidade Federal Rural de Pernambuco cumpre seu papel na formação de profissionais na área de Ciências Agrárias, inserindo profissionais com competência inclusive para atuação em seus próprios quadros.
id URGS_bd41ac069b782cce524d3dfc17f4ff8c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206182
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Cavalcanti, Evandro de OliveiraSalgado, Tania Denise Miskinis2020-02-22T04:19:40Z2019http://hdl.handle.net/10183/206182001111484Este estudo teve por objetivo investigar a inserção de servidores Técnicos em Educação e Docentes, vinculados ao quadro permanente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que foram alunos de cursos da área de Ciências Agrárias desta universidade em alguma etapa de sua vida acadêmica, seja na graduação ou na pós-graduação. Para isso buscou-se dados funcionais junto à Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRPE e foi consultada a base de dados da Plataforma Lattes do CNPq. A pesquisa, de abordagem predominantemente qualitativa, mostrou que a universidade forma profissionais com competência suficiente para inclusive absorver parte de seus próprios egressos em seu quadro funcional. Identificou-se que, no quadro de servidores, tanto no Nível Médio, como no Superior Tecnológico e no Magistério Superior, há profissionais da área de Ciências Agrárias que são egressos da UFRPE. A maior parte desses profissionais tem qualificação superior à exigida para ingresso no cargo e, em sua maioria, a obtiveram após o ingresso no quadro de servidores da UFRPE. Conclui-se que a Universidade Federal Rural de Pernambuco cumpre seu papel na formação de profissionais na área de Ciências Agrárias, inserindo profissionais com competência inclusive para atuação em seus próprios quadros.This study aimed to investigate the performance of Education Technicians and Professors, linked to the permanent staff of the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), who were undergraduate or postgraduate students of Agrarian Sciences courses at this university. For this, we sought functional data from the Dean of People Management at UFRPE and consulted the CNPq Lattes Platform database. The predominantly qualitative research showed that the university trains professionals with sufficient competence to even absorb part of its own graduates onto its staff. Graduates of UFRPE’s Agrarian Sciences were found in the staff, both at the High School level and at the Technical and Teaching-oriented Higher Education. Most of them have higher qualifications than those required to enter the position and most obtained it after joining UFRPE's staff. In conclusion, the Federal Rural University of Pernambuco fulfills its role in the formation of professionals in the field of Agrarian Sciences, educating people with competence enough to even join its’ own staff.application/pdfporCiências agráriasAluno egressoInserção profissionalEducação superiorGraduatesIntegration to workforceAgrarian SciencesDa formação ao profissional : uma investigação sobre a atuação dos egressos de ciências agrárias no quadro de profissionais da Universidade Federal Rural de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111484.pdf.txt001111484.pdf.txtExtracted Texttext/plain124554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206182/2/001111484.pdf.txt47c817230568ef7c40a9e9eed01c230aMD52ORIGINAL001111484.pdfTexto completoapplication/pdf470423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206182/1/001111484.pdf724487b93f54cd6267e0b1aa4b5ae6aaMD5110183/2061822021-05-07 04:40:13.779564oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206182Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:40:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da formação ao profissional : uma investigação sobre a atuação dos egressos de ciências agrárias no quadro de profissionais da Universidade Federal Rural de Pernambuco
title Da formação ao profissional : uma investigação sobre a atuação dos egressos de ciências agrárias no quadro de profissionais da Universidade Federal Rural de Pernambuco
spellingShingle Da formação ao profissional : uma investigação sobre a atuação dos egressos de ciências agrárias no quadro de profissionais da Universidade Federal Rural de Pernambuco
Cavalcanti, Evandro de Oliveira
Ciências agrárias
Aluno egresso
Inserção profissional
Educação superior
Graduates
Integration to workforce
Agrarian Sciences
title_short Da formação ao profissional : uma investigação sobre a atuação dos egressos de ciências agrárias no quadro de profissionais da Universidade Federal Rural de Pernambuco
title_full Da formação ao profissional : uma investigação sobre a atuação dos egressos de ciências agrárias no quadro de profissionais da Universidade Federal Rural de Pernambuco
title_fullStr Da formação ao profissional : uma investigação sobre a atuação dos egressos de ciências agrárias no quadro de profissionais da Universidade Federal Rural de Pernambuco
title_full_unstemmed Da formação ao profissional : uma investigação sobre a atuação dos egressos de ciências agrárias no quadro de profissionais da Universidade Federal Rural de Pernambuco
title_sort Da formação ao profissional : uma investigação sobre a atuação dos egressos de ciências agrárias no quadro de profissionais da Universidade Federal Rural de Pernambuco
author Cavalcanti, Evandro de Oliveira
author_facet Cavalcanti, Evandro de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Evandro de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
contributor_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências agrárias
Aluno egresso
Inserção profissional
Educação superior
topic Ciências agrárias
Aluno egresso
Inserção profissional
Educação superior
Graduates
Integration to workforce
Agrarian Sciences
dc.subject.eng.fl_str_mv Graduates
Integration to workforce
Agrarian Sciences
description Este estudo teve por objetivo investigar a inserção de servidores Técnicos em Educação e Docentes, vinculados ao quadro permanente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que foram alunos de cursos da área de Ciências Agrárias desta universidade em alguma etapa de sua vida acadêmica, seja na graduação ou na pós-graduação. Para isso buscou-se dados funcionais junto à Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRPE e foi consultada a base de dados da Plataforma Lattes do CNPq. A pesquisa, de abordagem predominantemente qualitativa, mostrou que a universidade forma profissionais com competência suficiente para inclusive absorver parte de seus próprios egressos em seu quadro funcional. Identificou-se que, no quadro de servidores, tanto no Nível Médio, como no Superior Tecnológico e no Magistério Superior, há profissionais da área de Ciências Agrárias que são egressos da UFRPE. A maior parte desses profissionais tem qualificação superior à exigida para ingresso no cargo e, em sua maioria, a obtiveram após o ingresso no quadro de servidores da UFRPE. Conclui-se que a Universidade Federal Rural de Pernambuco cumpre seu papel na formação de profissionais na área de Ciências Agrárias, inserindo profissionais com competência inclusive para atuação em seus próprios quadros.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-22T04:19:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206182
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001111484
url http://hdl.handle.net/10183/206182
identifier_str_mv 001111484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206182/2/001111484.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206182/1/001111484.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 47c817230568ef7c40a9e9eed01c230a
724487b93f54cd6267e0b1aa4b5ae6aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065145817497600