Avaliação em escrita no ensino on-line de português como língua adicional : do LMS à rede social

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Sidi, Walkiria Ayres
Orientador(a): Schlatter, Margarete
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/139385
Resumo: A avaliação da aprendizagem é uma preocupação docente constante e que enfrenta novos desafios com o advento do ensino a distancia on-line (Polak, 2009). Neste trabalho, são analisados e discutidos parâmetros e práticas de avaliação qualitativa em um curso de português como língua adicional a distância com vistas à geração e validação de critérios adicionais. O contexto de ensino é o Curso de Espanhol e Português para Intercâmbio (CEPI), destinado aos participantes do Programa Escala de mobilidade discente e ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, com o uso pedagógico e complementar da rede social Facebook. Em face aos objetivos propostos pelo curso na edição de 2012-1, adota-se uma perspectiva acional de uso da linguagem (Clark, 1996) e de aprendizagem colaborativa e situada (Stahl, 2006; Wenger, 1998), para enfocar e analisar dados discursivos com relação aos seguintes aspectos: a) competências de uso linguístico expressas nos conteúdos programáticos; b) instrumentos e critérios de avaliação de rendimento utilizados em tarefas de escrita; c) desempenho escrito nas ferramentas dos espaços virtuais de aprendizagem constituídos. Com base nos resultados da análise são definidos índices de qualidade no desempenho discursivo que podem contribuir para uma descrição mais ampla da aprendizagem em contexto digital e permitir uma avaliação integral.
id URGS_fe9165fc48a643489101185686fe0a8e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139385
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Sidi, Walkiria AyresSchlatter, Margarete2016-04-23T02:06:59Z2015http://hdl.handle.net/10183/139385000989745A avaliação da aprendizagem é uma preocupação docente constante e que enfrenta novos desafios com o advento do ensino a distancia on-line (Polak, 2009). Neste trabalho, são analisados e discutidos parâmetros e práticas de avaliação qualitativa em um curso de português como língua adicional a distância com vistas à geração e validação de critérios adicionais. O contexto de ensino é o Curso de Espanhol e Português para Intercâmbio (CEPI), destinado aos participantes do Programa Escala de mobilidade discente e ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, com o uso pedagógico e complementar da rede social Facebook. Em face aos objetivos propostos pelo curso na edição de 2012-1, adota-se uma perspectiva acional de uso da linguagem (Clark, 1996) e de aprendizagem colaborativa e situada (Stahl, 2006; Wenger, 1998), para enfocar e analisar dados discursivos com relação aos seguintes aspectos: a) competências de uso linguístico expressas nos conteúdos programáticos; b) instrumentos e critérios de avaliação de rendimento utilizados em tarefas de escrita; c) desempenho escrito nas ferramentas dos espaços virtuais de aprendizagem constituídos. Com base nos resultados da análise são definidos índices de qualidade no desempenho discursivo que podem contribuir para uma descrição mais ampla da aprendizagem em contexto digital e permitir uma avaliação integral.Learning assessment is a constant concern for teachers that now face new challenges with the advent of online education (Polak, 2009). In this work, criteria and qualitative assessment practices in a course of Portuguese as an additional language are analysed and discussed aiming at the generation and validation of additional criteria. The educational context is the on-line Portuguese course (CEPI) for specific purposes offered by the Federal University of Rio Grande do Sul to Spanish-speaking students participating in the Escala Exchange Program. The course was hosted in the Moodle virtual learning environment with the additional use of the social network Facebook. Given the objectives proposed for the 2012-1 edition of the course, a perspective of language use (Clark, 1996) and of collaborative and situated learning (Stahl, 2006; Wenger, 1998) is taken in order to analyse discourse data with respect to: a) language skills listed in the course contents; b) tools and assessment criteria used in writing tasks; c) writing skills demonstrated in the virtual learning environments. Based on the results of this analysis, quality indexes in written performance were defined to construct a broader description of learning in this digital context and enable an integral assessment.application/pdfporEnsino de língua portuguesaRede socialEducaçãoAvaliaçãoAprendizagemLíngua adicionalEducação a distânciaAssessmentLearningAdditional languageDistance educationAvaliação em escrita no ensino on-line de português como língua adicional : do LMS à rede socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989745.pdf000989745.pdfTexto completoapplication/pdf3027221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139385/1/000989745.pdfbd76e976f2b3b38a2fc98cf919599f66MD51TEXT000989745.pdf.txt000989745.pdf.txtExtracted Texttext/plain225342http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139385/2/000989745.pdf.txt44d7cef0a7b51747ee14cc5d41bbb92fMD52THUMBNAIL000989745.pdf.jpg000989745.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139385/3/000989745.pdf.jpg291b9ac2ac48ed0b077418f7891d524cMD5310183/1393852022-09-18 04:48:02.618955oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139385Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-18T07:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação em escrita no ensino on-line de português como língua adicional : do LMS à rede social
title Avaliação em escrita no ensino on-line de português como língua adicional : do LMS à rede social
spellingShingle Avaliação em escrita no ensino on-line de português como língua adicional : do LMS à rede social
Sidi, Walkiria Ayres
Ensino de língua portuguesa
Rede social
Educação
Avaliação
Aprendizagem
Língua adicional
Educação a distância
Assessment
Learning
Additional language
Distance education
title_short Avaliação em escrita no ensino on-line de português como língua adicional : do LMS à rede social
title_full Avaliação em escrita no ensino on-line de português como língua adicional : do LMS à rede social
title_fullStr Avaliação em escrita no ensino on-line de português como língua adicional : do LMS à rede social
title_full_unstemmed Avaliação em escrita no ensino on-line de português como língua adicional : do LMS à rede social
title_sort Avaliação em escrita no ensino on-line de português como língua adicional : do LMS à rede social
author Sidi, Walkiria Ayres
author_facet Sidi, Walkiria Ayres
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sidi, Walkiria Ayres
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schlatter, Margarete
contributor_str_mv Schlatter, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa
Rede social
Educação
Avaliação
Aprendizagem
Língua adicional
Educação a distância
topic Ensino de língua portuguesa
Rede social
Educação
Avaliação
Aprendizagem
Língua adicional
Educação a distância
Assessment
Learning
Additional language
Distance education
dc.subject.eng.fl_str_mv Assessment
Learning
Additional language
Distance education
description A avaliação da aprendizagem é uma preocupação docente constante e que enfrenta novos desafios com o advento do ensino a distancia on-line (Polak, 2009). Neste trabalho, são analisados e discutidos parâmetros e práticas de avaliação qualitativa em um curso de português como língua adicional a distância com vistas à geração e validação de critérios adicionais. O contexto de ensino é o Curso de Espanhol e Português para Intercâmbio (CEPI), destinado aos participantes do Programa Escala de mobilidade discente e ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, com o uso pedagógico e complementar da rede social Facebook. Em face aos objetivos propostos pelo curso na edição de 2012-1, adota-se uma perspectiva acional de uso da linguagem (Clark, 1996) e de aprendizagem colaborativa e situada (Stahl, 2006; Wenger, 1998), para enfocar e analisar dados discursivos com relação aos seguintes aspectos: a) competências de uso linguístico expressas nos conteúdos programáticos; b) instrumentos e critérios de avaliação de rendimento utilizados em tarefas de escrita; c) desempenho escrito nas ferramentas dos espaços virtuais de aprendizagem constituídos. Com base nos resultados da análise são definidos índices de qualidade no desempenho discursivo que podem contribuir para uma descrição mais ampla da aprendizagem em contexto digital e permitir uma avaliação integral.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-23T02:06:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/139385
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000989745
url http://hdl.handle.net/10183/139385
identifier_str_mv 000989745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139385/1/000989745.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139385/2/000989745.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139385/3/000989745.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bd76e976f2b3b38a2fc98cf919599f66
44d7cef0a7b51747ee14cc5d41bbb92f
291b9ac2ac48ed0b077418f7891d524c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065053315268608