Avaliação em escrita no ensino on-line de português como língua adicional : do LMS à rede social
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/139385 |
Resumo: | A avaliação da aprendizagem é uma preocupação docente constante e que enfrenta novos desafios com o advento do ensino a distancia on-line (Polak, 2009). Neste trabalho, são analisados e discutidos parâmetros e práticas de avaliação qualitativa em um curso de português como língua adicional a distância com vistas à geração e validação de critérios adicionais. O contexto de ensino é o Curso de Espanhol e Português para Intercâmbio (CEPI), destinado aos participantes do Programa Escala de mobilidade discente e ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, com o uso pedagógico e complementar da rede social Facebook. Em face aos objetivos propostos pelo curso na edição de 2012-1, adota-se uma perspectiva acional de uso da linguagem (Clark, 1996) e de aprendizagem colaborativa e situada (Stahl, 2006; Wenger, 1998), para enfocar e analisar dados discursivos com relação aos seguintes aspectos: a) competências de uso linguístico expressas nos conteúdos programáticos; b) instrumentos e critérios de avaliação de rendimento utilizados em tarefas de escrita; c) desempenho escrito nas ferramentas dos espaços virtuais de aprendizagem constituídos. Com base nos resultados da análise são definidos índices de qualidade no desempenho discursivo que podem contribuir para uma descrição mais ampla da aprendizagem em contexto digital e permitir uma avaliação integral. |
id |
URGS_fe9165fc48a643489101185686fe0a8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139385 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sidi, Walkiria AyresSchlatter, Margarete2016-04-23T02:06:59Z2015http://hdl.handle.net/10183/139385000989745A avaliação da aprendizagem é uma preocupação docente constante e que enfrenta novos desafios com o advento do ensino a distancia on-line (Polak, 2009). Neste trabalho, são analisados e discutidos parâmetros e práticas de avaliação qualitativa em um curso de português como língua adicional a distância com vistas à geração e validação de critérios adicionais. O contexto de ensino é o Curso de Espanhol e Português para Intercâmbio (CEPI), destinado aos participantes do Programa Escala de mobilidade discente e ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, com o uso pedagógico e complementar da rede social Facebook. Em face aos objetivos propostos pelo curso na edição de 2012-1, adota-se uma perspectiva acional de uso da linguagem (Clark, 1996) e de aprendizagem colaborativa e situada (Stahl, 2006; Wenger, 1998), para enfocar e analisar dados discursivos com relação aos seguintes aspectos: a) competências de uso linguístico expressas nos conteúdos programáticos; b) instrumentos e critérios de avaliação de rendimento utilizados em tarefas de escrita; c) desempenho escrito nas ferramentas dos espaços virtuais de aprendizagem constituídos. Com base nos resultados da análise são definidos índices de qualidade no desempenho discursivo que podem contribuir para uma descrição mais ampla da aprendizagem em contexto digital e permitir uma avaliação integral.Learning assessment is a constant concern for teachers that now face new challenges with the advent of online education (Polak, 2009). In this work, criteria and qualitative assessment practices in a course of Portuguese as an additional language are analysed and discussed aiming at the generation and validation of additional criteria. The educational context is the on-line Portuguese course (CEPI) for specific purposes offered by the Federal University of Rio Grande do Sul to Spanish-speaking students participating in the Escala Exchange Program. The course was hosted in the Moodle virtual learning environment with the additional use of the social network Facebook. Given the objectives proposed for the 2012-1 edition of the course, a perspective of language use (Clark, 1996) and of collaborative and situated learning (Stahl, 2006; Wenger, 1998) is taken in order to analyse discourse data with respect to: a) language skills listed in the course contents; b) tools and assessment criteria used in writing tasks; c) writing skills demonstrated in the virtual learning environments. Based on the results of this analysis, quality indexes in written performance were defined to construct a broader description of learning in this digital context and enable an integral assessment.application/pdfporEnsino de língua portuguesaRede socialEducaçãoAvaliaçãoAprendizagemLíngua adicionalEducação a distânciaAssessmentLearningAdditional languageDistance educationAvaliação em escrita no ensino on-line de português como língua adicional : do LMS à rede socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989745.pdf000989745.pdfTexto completoapplication/pdf3027221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139385/1/000989745.pdfbd76e976f2b3b38a2fc98cf919599f66MD51TEXT000989745.pdf.txt000989745.pdf.txtExtracted Texttext/plain225342http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139385/2/000989745.pdf.txt44d7cef0a7b51747ee14cc5d41bbb92fMD52THUMBNAIL000989745.pdf.jpg000989745.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139385/3/000989745.pdf.jpg291b9ac2ac48ed0b077418f7891d524cMD5310183/1393852022-09-18 04:48:02.618955oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139385Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-18T07:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação em escrita no ensino on-line de português como língua adicional : do LMS à rede social |
title |
Avaliação em escrita no ensino on-line de português como língua adicional : do LMS à rede social |
spellingShingle |
Avaliação em escrita no ensino on-line de português como língua adicional : do LMS à rede social Sidi, Walkiria Ayres Ensino de língua portuguesa Rede social Educação Avaliação Aprendizagem Língua adicional Educação a distância Assessment Learning Additional language Distance education |
title_short |
Avaliação em escrita no ensino on-line de português como língua adicional : do LMS à rede social |
title_full |
Avaliação em escrita no ensino on-line de português como língua adicional : do LMS à rede social |
title_fullStr |
Avaliação em escrita no ensino on-line de português como língua adicional : do LMS à rede social |
title_full_unstemmed |
Avaliação em escrita no ensino on-line de português como língua adicional : do LMS à rede social |
title_sort |
Avaliação em escrita no ensino on-line de português como língua adicional : do LMS à rede social |
author |
Sidi, Walkiria Ayres |
author_facet |
Sidi, Walkiria Ayres |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sidi, Walkiria Ayres |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schlatter, Margarete |
contributor_str_mv |
Schlatter, Margarete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua portuguesa Rede social Educação Avaliação Aprendizagem Língua adicional Educação a distância |
topic |
Ensino de língua portuguesa Rede social Educação Avaliação Aprendizagem Língua adicional Educação a distância Assessment Learning Additional language Distance education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Assessment Learning Additional language Distance education |
description |
A avaliação da aprendizagem é uma preocupação docente constante e que enfrenta novos desafios com o advento do ensino a distancia on-line (Polak, 2009). Neste trabalho, são analisados e discutidos parâmetros e práticas de avaliação qualitativa em um curso de português como língua adicional a distância com vistas à geração e validação de critérios adicionais. O contexto de ensino é o Curso de Espanhol e Português para Intercâmbio (CEPI), destinado aos participantes do Programa Escala de mobilidade discente e ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, com o uso pedagógico e complementar da rede social Facebook. Em face aos objetivos propostos pelo curso na edição de 2012-1, adota-se uma perspectiva acional de uso da linguagem (Clark, 1996) e de aprendizagem colaborativa e situada (Stahl, 2006; Wenger, 1998), para enfocar e analisar dados discursivos com relação aos seguintes aspectos: a) competências de uso linguístico expressas nos conteúdos programáticos; b) instrumentos e critérios de avaliação de rendimento utilizados em tarefas de escrita; c) desempenho escrito nas ferramentas dos espaços virtuais de aprendizagem constituídos. Com base nos resultados da análise são definidos índices de qualidade no desempenho discursivo que podem contribuir para uma descrição mais ampla da aprendizagem em contexto digital e permitir uma avaliação integral. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-23T02:06:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/139385 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000989745 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/139385 |
identifier_str_mv |
000989745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139385/1/000989745.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139385/2/000989745.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139385/3/000989745.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd76e976f2b3b38a2fc98cf919599f66 44d7cef0a7b51747ee14cc5d41bbb92f 291b9ac2ac48ed0b077418f7891d524c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797065053315268608 |