Valor percebido: um estudo com clientes bancários pessoas físicas de bancos e fintechs de uma região do interior do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Moraes, Patricia Paseto de
Orientador(a): Maldaner, Luís Felipe
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
Departamento: Escola de Gestão e Negócios
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9879
Resumo: Este estudo procurou atender aos objetivos de identificar a atuação das fintechs, junto aos clientes bancários, pessoas físicas, situados no interior do Rio Grande do Sul, identificando a percepção do cliente bancário sobre os novos entrantes do mercado financeiro e aos movimentos de expansão e transformação digital do mercado bancário, ao mesmo tempo compondo um diagnóstico comparativo entre clientes de fintech e de banco tradicional, baseado em variáveis relativas à tangibilidade, confiança/credibilidade, presteza/compreensão, segurança/garantia, empatia. A pesquisa foi realizada junto aos clientes pessoas físicas em uma das maiores instituições tradicionais brasileiras e mundiais. Os dados foram coletados através de uma pesquisa quantitativa, junto a clientes de uma rede de cooperação de agências do banco pesquisado, que detém características culturais e econômicas similares, com a utilização de uma survey eletrônica, utilizando-se por base a Escala Servqual de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985), que mede a diferença entre as expectativas e a percepção dos clientes. Os dados coletados foram tratados através de análises estatísticas por meio do SPSS, através da geração de gráficos e comparativos. Os resultados obtidos mostram que o valor percebido em relação as fintechs e banco tradicional apresenta índices praticamente similares na percepção da satisfação dos clientes, no público pesquisado. No entanto, alguns itens apresentam grande disparidade entre si, que podem ser pontos de reflexão estratégicos aos players do mercado financeiro. Percebeu-se, por fim, que a transformação digital, provocada pela última crise financeira mundial, pelos avanços tecnológicos e, mais recentemente, pela pandemia do COVID-19, acelerou a transformação do setor financeiro e, sobretudo, o perfil do atual consumidor bancário, tais temas foram abordados no presente trabalho e espera-se contribuir com futuras reflexões.
id USIN_19d7ff3c55a63ebfab40684ab03780e7
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9879
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2021-07-06T20:33:41Z2021-07-06T20:33:41Z2021-05-27Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-07-06T20:33:41Z No. of bitstreams: 1 Patrícia Paseto de Moraes_.pdf: 4011585 bytes, checksum: f8792b6c026b0859dd33ef72767e929d (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-06T20:33:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Patrícia Paseto de Moraes_.pdf: 4011585 bytes, checksum: f8792b6c026b0859dd33ef72767e929d (MD5) Previous issue date: 2021-05-27Este estudo procurou atender aos objetivos de identificar a atuação das fintechs, junto aos clientes bancários, pessoas físicas, situados no interior do Rio Grande do Sul, identificando a percepção do cliente bancário sobre os novos entrantes do mercado financeiro e aos movimentos de expansão e transformação digital do mercado bancário, ao mesmo tempo compondo um diagnóstico comparativo entre clientes de fintech e de banco tradicional, baseado em variáveis relativas à tangibilidade, confiança/credibilidade, presteza/compreensão, segurança/garantia, empatia. A pesquisa foi realizada junto aos clientes pessoas físicas em uma das maiores instituições tradicionais brasileiras e mundiais. Os dados foram coletados através de uma pesquisa quantitativa, junto a clientes de uma rede de cooperação de agências do banco pesquisado, que detém características culturais e econômicas similares, com a utilização de uma survey eletrônica, utilizando-se por base a Escala Servqual de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985), que mede a diferença entre as expectativas e a percepção dos clientes. Os dados coletados foram tratados através de análises estatísticas por meio do SPSS, através da geração de gráficos e comparativos. Os resultados obtidos mostram que o valor percebido em relação as fintechs e banco tradicional apresenta índices praticamente similares na percepção da satisfação dos clientes, no público pesquisado. No entanto, alguns itens apresentam grande disparidade entre si, que podem ser pontos de reflexão estratégicos aos players do mercado financeiro. Percebeu-se, por fim, que a transformação digital, provocada pela última crise financeira mundial, pelos avanços tecnológicos e, mais recentemente, pela pandemia do COVID-19, acelerou a transformação do setor financeiro e, sobretudo, o perfil do atual consumidor bancário, tais temas foram abordados no presente trabalho e espera-se contribuir com futuras reflexões.This study sought to meet the objectives of identifying the performance of fintechs, with individual bank customers located in the interior of Rio Grande do Sul, identifying the perception of the bank customer about the new entrants of the financial market and the expansion and digital transformation movements of the banking market, at the same time composing a comparative diagnosis between fintech and traditional bank customers, based on variables related to tangibility, trust / credibility, promptness / understanding, security / guarantee, empathy. The survey was conducted with individual customers at one of the largest traditional institutions in Brazil and worldwide. The data were collected through a quantitative research, with customers of a cooperation network of branches of the researched bank, which has similar cultural and economic characteristics, an electronic survey using as a base the Servqual Scale of Parasuraman, Zeithaml and Berry (1985), which measures the difference between customers' expectations and perceptions. The collected data were treated through statistical analysis using SPSS, through the generation of graphs and comparatives. The results obtained demonstrate that the perceived value in relation to the fintechs and traditional bank has practically similar indices in the perception of customer satisfaction, in the surveyed public, however, some items present great disparity between themselves, which can be strategic points of reflection for the players of the financial market. Finally, it was noticed that the digital transformation caused by the last global financial crisis, by technological advances and, more recently, by the pandemic of COVID-19, accelerated the transformation of the financial sector and, above all, the profile of the current banking consumer, such themes were addressed in the present work and it is expected to contribute to future reflections.NenhumaMoraes, Patricia Paseto dehttp://lattes.cnpq.br/5928170464751526http://lattes.cnpq.br/9245985025486395Maldaner, Luís FelipeUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosValor percebido: um estudo com clientes bancários pessoas físicas de bancos e fintechs de uma região do interior do Rio Grande do SulACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoFintechsSistema financeiro nacionalInovação no segmento financeiroValor percebidoConsumidor bancárioNational financial systemInnovation in the financial segmentPerceived valueBanking consumerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9879info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALPatrícia Paseto de Moraes_.pdfPatrícia Paseto de Moraes_.pdfapplication/pdf4011585http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9879/1/Patr%C3%ADcia+Paseto+de+Moraes_.pdff8792b6c026b0859dd33ef72767e929dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9879/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/98792021-07-06 17:34:16.057oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-07-06T20:34:16Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Valor percebido: um estudo com clientes bancários pessoas físicas de bancos e fintechs de uma região do interior do Rio Grande do Sul
title Valor percebido: um estudo com clientes bancários pessoas físicas de bancos e fintechs de uma região do interior do Rio Grande do Sul
spellingShingle Valor percebido: um estudo com clientes bancários pessoas físicas de bancos e fintechs de uma região do interior do Rio Grande do Sul
Moraes, Patricia Paseto de
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Fintechs
Sistema financeiro nacional
Inovação no segmento financeiro
Valor percebido
Consumidor bancário
National financial system
Innovation in the financial segment
Perceived value
Banking consumer
title_short Valor percebido: um estudo com clientes bancários pessoas físicas de bancos e fintechs de uma região do interior do Rio Grande do Sul
title_full Valor percebido: um estudo com clientes bancários pessoas físicas de bancos e fintechs de uma região do interior do Rio Grande do Sul
title_fullStr Valor percebido: um estudo com clientes bancários pessoas físicas de bancos e fintechs de uma região do interior do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Valor percebido: um estudo com clientes bancários pessoas físicas de bancos e fintechs de uma região do interior do Rio Grande do Sul
title_sort Valor percebido: um estudo com clientes bancários pessoas físicas de bancos e fintechs de uma região do interior do Rio Grande do Sul
author Moraes, Patricia Paseto de
author_facet Moraes, Patricia Paseto de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5928170464751526
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9245985025486395
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Patricia Paseto de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maldaner, Luís Felipe
contributor_str_mv Maldaner, Luís Felipe
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Fintechs
Sistema financeiro nacional
Inovação no segmento financeiro
Valor percebido
Consumidor bancário
National financial system
Innovation in the financial segment
Perceived value
Banking consumer
dc.subject.por.fl_str_mv Fintechs
Sistema financeiro nacional
Inovação no segmento financeiro
Valor percebido
Consumidor bancário
dc.subject.eng.fl_str_mv National financial system
Innovation in the financial segment
Perceived value
Banking consumer
description Este estudo procurou atender aos objetivos de identificar a atuação das fintechs, junto aos clientes bancários, pessoas físicas, situados no interior do Rio Grande do Sul, identificando a percepção do cliente bancário sobre os novos entrantes do mercado financeiro e aos movimentos de expansão e transformação digital do mercado bancário, ao mesmo tempo compondo um diagnóstico comparativo entre clientes de fintech e de banco tradicional, baseado em variáveis relativas à tangibilidade, confiança/credibilidade, presteza/compreensão, segurança/garantia, empatia. A pesquisa foi realizada junto aos clientes pessoas físicas em uma das maiores instituições tradicionais brasileiras e mundiais. Os dados foram coletados através de uma pesquisa quantitativa, junto a clientes de uma rede de cooperação de agências do banco pesquisado, que detém características culturais e econômicas similares, com a utilização de uma survey eletrônica, utilizando-se por base a Escala Servqual de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985), que mede a diferença entre as expectativas e a percepção dos clientes. Os dados coletados foram tratados através de análises estatísticas por meio do SPSS, através da geração de gráficos e comparativos. Os resultados obtidos mostram que o valor percebido em relação as fintechs e banco tradicional apresenta índices praticamente similares na percepção da satisfação dos clientes, no público pesquisado. No entanto, alguns itens apresentam grande disparidade entre si, que podem ser pontos de reflexão estratégicos aos players do mercado financeiro. Percebeu-se, por fim, que a transformação digital, provocada pela última crise financeira mundial, pelos avanços tecnológicos e, mais recentemente, pela pandemia do COVID-19, acelerou a transformação do setor financeiro e, sobretudo, o perfil do atual consumidor bancário, tais temas foram abordados no presente trabalho e espera-se contribuir com futuras reflexões.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-06T20:33:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-06T20:33:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9879
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9879/1/Patr%C3%ADcia+Paseto+de+Moraes_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9879/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f8792b6c026b0859dd33ef72767e929d
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220907176951808