Autonomia na escola pública no norte do RS: da crise de projeto nas escolas estaduais à inter-subjetividade criadora

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Cassol, Claudionei Vicente
Orientador(a): Zitkoski, Jaime José
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1894
Resumo: A rede pública estadual de educação do Rio Grande do Sul tem sido, historicamente, pensada e estruturada a partir do pensamento positivista e liberal. Incorporou um modelo centralizador e burocrático que tradicionalmente serve aos interesses de grupos hegemônicos culturais e econômicos. Os processos participativos, ausentes de sua essência pedagógica, precisam ser motivados na comunidade escolar a compor o currículo. O Estado furta-se ao dever de gestar a educação, sua responsabilidade, com qualidade social e científica e controla a educação pú-blica estatal impedindo sua emancipação. A submissão produzida pelo atrelamento ao poder central, interfere nas relações pedagógico-educativas que passam, também, a justificar a or-dem hierárquica vigente e onde não há espaço para a inclusão, cidadania e emancipação. O objetivo, então, é investigar qual autonomia há na rede pública estadual de educação do Rio Grande do Sul: outorgada ou cidadã? A autonomia cidadã da escola pública da rede estadual, conquista coletiva a
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