A crise, e agora? O comportamento de consumo das classes populares frente a um cenário econômico de crise

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Bavaresco, Vera Lúcia Yeckel da Costa
Orientador(a): Fonseca, Marcelo Jacques
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
Departamento: Escola de Gestão e Negócios
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5449
Resumo: Este estudo buscou investigar o comportamento de consumo dos indivíduos das famílias de classe popular frente a um cenário de crise econômica. Para chegar a este objetivo, fez-se necessário abordar como foi no pré-crise, a partir do plano real e as políticas econômicas e sociais dos últimos governos e consequente melhora na condição de vida. O que se conclui é que eles efetivamente renderam-se ao comportamento voltado para o consumo, conforme achados em vários dos estudos que embasaram o referencial teórico deste trabalho. Com este comportamento, alcançaram a inclusão e o status por tanto tempo perseguido. Destaca-se que aprenderam o consumo em suas várias nuances, do planejamento passando pela administração dos recursos, crédito e pagamento, até o entendimento dos significados e das lógicas que o ter e o poder ter oferecem em termos de distinção e pertencimento, formando-se, a partir daí, uma nova legião de consumidores, os consumistas. Porém pode-se destacar que somente o acesso ao consumo não é fator relevante para que possa haver uma ascenção de classe social. Com relação a este novo fator, a crise, percebeu-se que eles estão acostumados a “apertar o cinto “ e que não deixam de consumir, isto é, eles reavaliam e reajustam seu modus operandis, utilizando-se de planejamento financeiro para comprar à vista, utilizando-se do cartão de crédito para compras mais pesadas, abrindo mão de prazeres como o lazer e os supérfluos para não precisar cortar na comida, administrando suas visitas ao supermercado, aproveitando promoções e ofertas, compartilhando espaços, saídas para compras e, até mesmo, as próprias contas. Entretanto, apesar das restrições de acesso ao crédito e das taxas de juros mais altas, dificultando o acesso desses consumidores aos seus sonhos, eles deixam claro que encontrarão uma maneira de atingir suas conquistas e estão permanentemente planejando. Pode-se dizer que, o que estão vivendo na verdade, é uma crise mais de confiança do que econômica. O detonador é a falta de perspectiva. Por não saberem como será o dia de amanhã, eles preferem não arriscar, o que reduz o consumo e, com isso, para a roda da economia. Como resultado das conquistas, do entendimento e rendição ao consumo, os populares, apresentaram amadurecimento em suas ações. E o que mudou, no que diz respeito ao comportamento de consumo do público popular é que qualidade não tem preço, que aprenderam a educação financeira, que ao oferecer crédito, tem de estar implícito parcelamento a longo prazo mesmo que represente pagar muito mais do que o bem realmente vale, que desconto tem de ser real, que poupam para comprar melhor, que comprar à vista oferece ganhos, que se quiser ser entendido por eles, tem de respeitar seus valores, fazer-se próximo, entender suas lógicas e sua linguagem simples e entender que não necessitam mais ser convencidos de que o consumo é um caminho para o pertencimento, pois que agora renderam-se ao consumismo, desde que obedecidas e respeitadas suas crenças e valores.
id USIN_254a01cb00c3bbbe9960555a5305d806
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/5449
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2016-07-15T16:03:17Z2016-07-15T16:03:17Z2016-04-29Submitted by Silvana Teresinha Dornelles Studzinski (sstudzinski) on 2016-07-15T16:03:17Z No. of bitstreams: 1 Vera Bavaresco_.pdf: 1723513 bytes, checksum: 704279c37e502e18b9a9a816e8ff7eec (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-15T16:03:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vera Bavaresco_.pdf: 1723513 bytes, checksum: 704279c37e502e18b9a9a816e8ff7eec (MD5) Previous issue date: 2016-04-29Este estudo buscou investigar o comportamento de consumo dos indivíduos das famílias de classe popular frente a um cenário de crise econômica. Para chegar a este objetivo, fez-se necessário abordar como foi no pré-crise, a partir do plano real e as políticas econômicas e sociais dos últimos governos e consequente melhora na condição de vida. O que se conclui é que eles efetivamente renderam-se ao comportamento voltado para o consumo, conforme achados em vários dos estudos que embasaram o referencial teórico deste trabalho. Com este comportamento, alcançaram a inclusão e o status por tanto tempo perseguido. Destaca-se que aprenderam o consumo em suas várias nuances, do planejamento passando pela administração dos recursos, crédito e pagamento, até o entendimento dos significados e das lógicas que o ter e o poder ter oferecem em termos de distinção e pertencimento, formando-se, a partir daí, uma nova legião de consumidores, os consumistas. Porém pode-se destacar que somente o acesso ao consumo não é fator relevante para que possa haver uma ascenção de classe social. Com relação a este novo fator, a crise, percebeu-se que eles estão acostumados a “apertar o cinto “ e que não deixam de consumir, isto é, eles reavaliam e reajustam seu modus operandis, utilizando-se de planejamento financeiro para comprar à vista, utilizando-se do cartão de crédito para compras mais pesadas, abrindo mão de prazeres como o lazer e os supérfluos para não precisar cortar na comida, administrando suas visitas ao supermercado, aproveitando promoções e ofertas, compartilhando espaços, saídas para compras e, até mesmo, as próprias contas. Entretanto, apesar das restrições de acesso ao crédito e das taxas de juros mais altas, dificultando o acesso desses consumidores aos seus sonhos, eles deixam claro que encontrarão uma maneira de atingir suas conquistas e estão permanentemente planejando. Pode-se dizer que, o que estão vivendo na verdade, é uma crise mais de confiança do que econômica. O detonador é a falta de perspectiva. Por não saberem como será o dia de amanhã, eles preferem não arriscar, o que reduz o consumo e, com isso, para a roda da economia. Como resultado das conquistas, do entendimento e rendição ao consumo, os populares, apresentaram amadurecimento em suas ações. E o que mudou, no que diz respeito ao comportamento de consumo do público popular é que qualidade não tem preço, que aprenderam a educação financeira, que ao oferecer crédito, tem de estar implícito parcelamento a longo prazo mesmo que represente pagar muito mais do que o bem realmente vale, que desconto tem de ser real, que poupam para comprar melhor, que comprar à vista oferece ganhos, que se quiser ser entendido por eles, tem de respeitar seus valores, fazer-se próximo, entender suas lógicas e sua linguagem simples e entender que não necessitam mais ser convencidos de que o consumo é um caminho para o pertencimento, pois que agora renderam-se ao consumismo, desde que obedecidas e respeitadas suas crenças e valores.This paper tries to understand the consuming behavior of popular classes individuals, facing an economic crisis enviroment. To achieve this aim, was necessary to aproach the scenery before crisis, that goes from Plano Real to the latest years economical politics and the consequent improvement in life condictions of this social class. We can infer that they kind of gave away to this consumist behavior, as proof some of the studies on what this paper was based. With this behavior, they managed to get the inclusion and status so eagerly antecipated. It stands that they learn how to consume in several points of view, from planning, going through the resources administration, credit and payment, till the meaning and the logics of possessing and the power that those concepts have in therms of distinction and belonging, composing, from this point, a new legion of consumers: the consumists. However, it's important to highlight that access to consumer markets itself does not assures an upward social mobility. Regarding this new subject, the crisis, we saw up they are used to "tighten their belts", though they don't stop consuming. In other words: they reappraise and adjust their modus operandis, using financial planning to buy in cash, reserving the credit card to more expansive purchases, leaving behind some superfluous, such as laisure, in order to avoid cutting food items, managing their visists to supermarkets, giving preference to offers and promotions, sharing spaces, shopping excursions and even the bill itself. However, despite credit access restrictions and higher spread taxes, turning more difficult the access of those consumers to their dreams, they make perpectly clear that will find a way to reach their conquests and that they are constantly planning. We can say that what they are trying on is a trusting crisis more than it's an economic crisis. The fuse is the lack of perspective. As they don't know how will be tomorrow, they chose not running unecessary risks, what contracts consume and, consequently, break the economics ferris wheel. As a result of the latest years conquests, the knowledge and redemption to consume, the populars show a maturation in their acctions. And what changed, regarding the behavior of those popular consuming classes is that quality has no price, that they learned financing education, that when you offer credit it has to be implicit long therms installment, even if it implies paying more than it's value. Discounts must be real, since they save to buy for better prices, that buying in cash pays off, that whoever wants to be accepted by them must respect their values, being close, understand their logic and simple language, and perceive they don't need to be convinced that consuming is a way to belonging, as they are already surrended to consume, as long as they are respected in their beliefs and values.NenhumaBavaresco, Vera Lúcia Yeckel da Costahttp://lattes.cnpq.br/7372532151950697http://lattes.cnpq.br/9456408287543544Fonseca, Marcelo JacquesUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosA crise, e agora? O comportamento de consumo das classes populares frente a um cenário econômico de criseACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoComportamento de consumoClasses popularesCriseLógicasCrençasConsumer behaviorConquestsPopular classesPracticeCrisisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5449info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALVera Bavaresco_.pdfVera Bavaresco_.pdfapplication/pdf1723513http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5449/1/Vera+Bavaresco_.pdf704279c37e502e18b9a9a816e8ff7eecMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5449/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/54492016-07-15 13:04:26.664oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2016-07-15T16:04:26Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A crise, e agora? O comportamento de consumo das classes populares frente a um cenário econômico de crise
title A crise, e agora? O comportamento de consumo das classes populares frente a um cenário econômico de crise
spellingShingle A crise, e agora? O comportamento de consumo das classes populares frente a um cenário econômico de crise
Bavaresco, Vera Lúcia Yeckel da Costa
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Comportamento de consumo
Classes populares
Crise
Lógicas
Crenças
Consumer behavior
Conquests
Popular classes
Practice
Crisis
title_short A crise, e agora? O comportamento de consumo das classes populares frente a um cenário econômico de crise
title_full A crise, e agora? O comportamento de consumo das classes populares frente a um cenário econômico de crise
title_fullStr A crise, e agora? O comportamento de consumo das classes populares frente a um cenário econômico de crise
title_full_unstemmed A crise, e agora? O comportamento de consumo das classes populares frente a um cenário econômico de crise
title_sort A crise, e agora? O comportamento de consumo das classes populares frente a um cenário econômico de crise
author Bavaresco, Vera Lúcia Yeckel da Costa
author_facet Bavaresco, Vera Lúcia Yeckel da Costa
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7372532151950697
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9456408287543544
dc.contributor.author.fl_str_mv Bavaresco, Vera Lúcia Yeckel da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Marcelo Jacques
contributor_str_mv Fonseca, Marcelo Jacques
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Comportamento de consumo
Classes populares
Crise
Lógicas
Crenças
Consumer behavior
Conquests
Popular classes
Practice
Crisis
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento de consumo
Classes populares
Crise
Lógicas
Crenças
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
Conquests
Popular classes
Practice
Crisis
description Este estudo buscou investigar o comportamento de consumo dos indivíduos das famílias de classe popular frente a um cenário de crise econômica. Para chegar a este objetivo, fez-se necessário abordar como foi no pré-crise, a partir do plano real e as políticas econômicas e sociais dos últimos governos e consequente melhora na condição de vida. O que se conclui é que eles efetivamente renderam-se ao comportamento voltado para o consumo, conforme achados em vários dos estudos que embasaram o referencial teórico deste trabalho. Com este comportamento, alcançaram a inclusão e o status por tanto tempo perseguido. Destaca-se que aprenderam o consumo em suas várias nuances, do planejamento passando pela administração dos recursos, crédito e pagamento, até o entendimento dos significados e das lógicas que o ter e o poder ter oferecem em termos de distinção e pertencimento, formando-se, a partir daí, uma nova legião de consumidores, os consumistas. Porém pode-se destacar que somente o acesso ao consumo não é fator relevante para que possa haver uma ascenção de classe social. Com relação a este novo fator, a crise, percebeu-se que eles estão acostumados a “apertar o cinto “ e que não deixam de consumir, isto é, eles reavaliam e reajustam seu modus operandis, utilizando-se de planejamento financeiro para comprar à vista, utilizando-se do cartão de crédito para compras mais pesadas, abrindo mão de prazeres como o lazer e os supérfluos para não precisar cortar na comida, administrando suas visitas ao supermercado, aproveitando promoções e ofertas, compartilhando espaços, saídas para compras e, até mesmo, as próprias contas. Entretanto, apesar das restrições de acesso ao crédito e das taxas de juros mais altas, dificultando o acesso desses consumidores aos seus sonhos, eles deixam claro que encontrarão uma maneira de atingir suas conquistas e estão permanentemente planejando. Pode-se dizer que, o que estão vivendo na verdade, é uma crise mais de confiança do que econômica. O detonador é a falta de perspectiva. Por não saberem como será o dia de amanhã, eles preferem não arriscar, o que reduz o consumo e, com isso, para a roda da economia. Como resultado das conquistas, do entendimento e rendição ao consumo, os populares, apresentaram amadurecimento em suas ações. E o que mudou, no que diz respeito ao comportamento de consumo do público popular é que qualidade não tem preço, que aprenderam a educação financeira, que ao oferecer crédito, tem de estar implícito parcelamento a longo prazo mesmo que represente pagar muito mais do que o bem realmente vale, que desconto tem de ser real, que poupam para comprar melhor, que comprar à vista oferece ganhos, que se quiser ser entendido por eles, tem de respeitar seus valores, fazer-se próximo, entender suas lógicas e sua linguagem simples e entender que não necessitam mais ser convencidos de que o consumo é um caminho para o pertencimento, pois que agora renderam-se ao consumismo, desde que obedecidas e respeitadas suas crenças e valores.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-15T16:03:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-15T16:03:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5449
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5449/1/Vera+Bavaresco_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5449/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 704279c37e502e18b9a9a816e8ff7eec
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220881406099456