Design e cultura nos serviços de acesso a música digital na internet

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Di Pinto, Charles
Orientador(a): Borba, Gustavo Severo de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Design
Departamento: Escola da Indústria Criativa
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3047
Resumo: O consumo de música digital na Internet tem sido um dos temas dominantes para a indústria fonográfica, e para estudiosos de áreas de inovação e cultura. Essa pesquisa tem como objetivo elucidar a complexa relação entre o setor fonográfico e o consumidor, no contexto da Internet, analisando aspectos culturais dos posicionamentos de cada agente. Utiliza-se o Design Estratégico para avaliar a evolução do processo de consumo de música. Durante o trabalho, buscou-se inicialmente compreender a natureza da inovação no setor; os contextos históricos que causam essa inovação; a cultura de consumo de música digital e a pirataria; e o papel do artista musical na cadeia produtiva desse segmento. Através do método qualitativo, utilizando entrevistas e a técnica focus group, foram identificados os diferentes discursos que sustentam as atividades de consumo, e o posicionamento dos diferentes atores deste processo. A partir dos resultados desse trabalho foram propostas melhorias para o setor.
id USIN_377a7c0f2514db197882f3528f8cda8c
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/3047
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-18T18:26:26Z2015-03-18T18:26:26Z2010-12-23Submitted by Mariana Dornelles Vargas (marianadv) on 2015-03-18T18:26:26Z No. of bitstreams: 1 design_cultura.pdf: 1524902 bytes, checksum: 06fd9df481865d25e43009577077568b (MD5)Made available in DSpace on 2015-03-18T18:26:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 design_cultura.pdf: 1524902 bytes, checksum: 06fd9df481865d25e43009577077568b (MD5) Previous issue date: 2010O consumo de música digital na Internet tem sido um dos temas dominantes para a indústria fonográfica, e para estudiosos de áreas de inovação e cultura. Essa pesquisa tem como objetivo elucidar a complexa relação entre o setor fonográfico e o consumidor, no contexto da Internet, analisando aspectos culturais dos posicionamentos de cada agente. Utiliza-se o Design Estratégico para avaliar a evolução do processo de consumo de música. Durante o trabalho, buscou-se inicialmente compreender a natureza da inovação no setor; os contextos históricos que causam essa inovação; a cultura de consumo de música digital e a pirataria; e o papel do artista musical na cadeia produtiva desse segmento. Através do método qualitativo, utilizando entrevistas e a técnica focus group, foram identificados os diferentes discursos que sustentam as atividades de consumo, e o posicionamento dos diferentes atores deste processo. A partir dos resultados desse trabalho foram propostas melhorias para o setor.Digital music consumption on the Internet has been a dominating theme for the recording industry, as well as for scholars within the areas of innovation and culture. The aim of this research is to elucidate the complex relations between recording industry and consumer in the context of the Internet, analyzing the cultural aspects of each agent's position. Subjects which have been examined include the nature of innovation in the industry; the historical contexts which have led to this innovation; digital music consumption culture and piracy; and the role of the recording artist in the production chain. By means of qualitative methods, using interviews and the focus group technique, different discourses have been identified which sustain the activities of consumption, as well as the positions of different actors which participate in this process. Through the perspective of the discipline of strategic design, this study concludes with an evaluation of the evolution of the music consumption process, and improvement proposals for the recording industry.UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos SinosDi Pinto, Charleshttp://lattes.cnpq.br/7515162387890820http://lattes.cnpq.br/1321450477905358Borba, Gustavo Severo deUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaDesign e cultura nos serviços de acesso a música digital na internetACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialDesign estratégicoIndústria fonográficaInternetStrategic designMusic industryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3047info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALdesign_cultura.pdfdesign_cultura.pdfapplication/pdf1524902http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3047/1/design_cultura.pdf06fd9df481865d25e43009577077568bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82097http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3047/2/license.txt30aee977a52392c99464e4663dd115a2MD52UNISINOS/30472015-03-31 11:53:10.566oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-31T14:53:10Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design e cultura nos serviços de acesso a música digital na internet
title Design e cultura nos serviços de acesso a música digital na internet
spellingShingle Design e cultura nos serviços de acesso a música digital na internet
Di Pinto, Charles
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Design estratégico
Indústria fonográfica
Internet
Strategic design
Music industry
title_short Design e cultura nos serviços de acesso a música digital na internet
title_full Design e cultura nos serviços de acesso a música digital na internet
title_fullStr Design e cultura nos serviços de acesso a música digital na internet
title_full_unstemmed Design e cultura nos serviços de acesso a música digital na internet
title_sort Design e cultura nos serviços de acesso a música digital na internet
author Di Pinto, Charles
author_facet Di Pinto, Charles
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7515162387890820
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1321450477905358
dc.contributor.author.fl_str_mv Di Pinto, Charles
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borba, Gustavo Severo de
contributor_str_mv Borba, Gustavo Severo de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Design estratégico
Indústria fonográfica
Internet
Strategic design
Music industry
dc.subject.por.fl_str_mv Design estratégico
Indústria fonográfica
Internet
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategic design
Music industry
description O consumo de música digital na Internet tem sido um dos temas dominantes para a indústria fonográfica, e para estudiosos de áreas de inovação e cultura. Essa pesquisa tem como objetivo elucidar a complexa relação entre o setor fonográfico e o consumidor, no contexto da Internet, analisando aspectos culturais dos posicionamentos de cada agente. Utiliza-se o Design Estratégico para avaliar a evolução do processo de consumo de música. Durante o trabalho, buscou-se inicialmente compreender a natureza da inovação no setor; os contextos históricos que causam essa inovação; a cultura de consumo de música digital e a pirataria; e o papel do artista musical na cadeia produtiva desse segmento. Através do método qualitativo, utilizando entrevistas e a técnica focus group, foram identificados os diferentes discursos que sustentam as atividades de consumo, e o posicionamento dos diferentes atores deste processo. A partir dos resultados desse trabalho foram propostas melhorias para o setor.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-18T18:26:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-18T18:26:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3047
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3047/1/design_cultura.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3047/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 06fd9df481865d25e43009577077568b
30aee977a52392c99464e4663dd115a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220856238178304