Design e cultura nos serviços de acesso a música digital na internet
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Design
|
Departamento: |
Escola da Indústria Criativa
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3047 |
Resumo: | O consumo de música digital na Internet tem sido um dos temas dominantes para a indústria fonográfica, e para estudiosos de áreas de inovação e cultura. Essa pesquisa tem como objetivo elucidar a complexa relação entre o setor fonográfico e o consumidor, no contexto da Internet, analisando aspectos culturais dos posicionamentos de cada agente. Utiliza-se o Design Estratégico para avaliar a evolução do processo de consumo de música. Durante o trabalho, buscou-se inicialmente compreender a natureza da inovação no setor; os contextos históricos que causam essa inovação; a cultura de consumo de música digital e a pirataria; e o papel do artista musical na cadeia produtiva desse segmento. Através do método qualitativo, utilizando entrevistas e a técnica focus group, foram identificados os diferentes discursos que sustentam as atividades de consumo, e o posicionamento dos diferentes atores deste processo. A partir dos resultados desse trabalho foram propostas melhorias para o setor. |
id |
USIN_377a7c0f2514db197882f3528f8cda8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/3047 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-18T18:26:26Z2015-03-18T18:26:26Z2010-12-23Submitted by Mariana Dornelles Vargas (marianadv) on 2015-03-18T18:26:26Z No. of bitstreams: 1 design_cultura.pdf: 1524902 bytes, checksum: 06fd9df481865d25e43009577077568b (MD5)Made available in DSpace on 2015-03-18T18:26:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 design_cultura.pdf: 1524902 bytes, checksum: 06fd9df481865d25e43009577077568b (MD5) Previous issue date: 2010O consumo de música digital na Internet tem sido um dos temas dominantes para a indústria fonográfica, e para estudiosos de áreas de inovação e cultura. Essa pesquisa tem como objetivo elucidar a complexa relação entre o setor fonográfico e o consumidor, no contexto da Internet, analisando aspectos culturais dos posicionamentos de cada agente. Utiliza-se o Design Estratégico para avaliar a evolução do processo de consumo de música. Durante o trabalho, buscou-se inicialmente compreender a natureza da inovação no setor; os contextos históricos que causam essa inovação; a cultura de consumo de música digital e a pirataria; e o papel do artista musical na cadeia produtiva desse segmento. Através do método qualitativo, utilizando entrevistas e a técnica focus group, foram identificados os diferentes discursos que sustentam as atividades de consumo, e o posicionamento dos diferentes atores deste processo. A partir dos resultados desse trabalho foram propostas melhorias para o setor.Digital music consumption on the Internet has been a dominating theme for the recording industry, as well as for scholars within the areas of innovation and culture. The aim of this research is to elucidate the complex relations between recording industry and consumer in the context of the Internet, analyzing the cultural aspects of each agent's position. Subjects which have been examined include the nature of innovation in the industry; the historical contexts which have led to this innovation; digital music consumption culture and piracy; and the role of the recording artist in the production chain. By means of qualitative methods, using interviews and the focus group technique, different discourses have been identified which sustain the activities of consumption, as well as the positions of different actors which participate in this process. Through the perspective of the discipline of strategic design, this study concludes with an evaluation of the evolution of the music consumption process, and improvement proposals for the recording industry.UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos SinosDi Pinto, Charleshttp://lattes.cnpq.br/7515162387890820http://lattes.cnpq.br/1321450477905358Borba, Gustavo Severo deUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaDesign e cultura nos serviços de acesso a música digital na internetACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialDesign estratégicoIndústria fonográficaInternetStrategic designMusic industryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3047info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALdesign_cultura.pdfdesign_cultura.pdfapplication/pdf1524902http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3047/1/design_cultura.pdf06fd9df481865d25e43009577077568bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82097http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3047/2/license.txt30aee977a52392c99464e4663dd115a2MD52UNISINOS/30472015-03-31 11:53:10.566oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-31T14:53:10Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Design e cultura nos serviços de acesso a música digital na internet |
title |
Design e cultura nos serviços de acesso a música digital na internet |
spellingShingle |
Design e cultura nos serviços de acesso a música digital na internet Di Pinto, Charles ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial Design estratégico Indústria fonográfica Internet Strategic design Music industry |
title_short |
Design e cultura nos serviços de acesso a música digital na internet |
title_full |
Design e cultura nos serviços de acesso a música digital na internet |
title_fullStr |
Design e cultura nos serviços de acesso a música digital na internet |
title_full_unstemmed |
Design e cultura nos serviços de acesso a música digital na internet |
title_sort |
Design e cultura nos serviços de acesso a música digital na internet |
author |
Di Pinto, Charles |
author_facet |
Di Pinto, Charles |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7515162387890820 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1321450477905358 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Di Pinto, Charles |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borba, Gustavo Severo de |
contributor_str_mv |
Borba, Gustavo Severo de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial Design estratégico Indústria fonográfica Internet Strategic design Music industry |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design estratégico Indústria fonográfica Internet |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Strategic design Music industry |
description |
O consumo de música digital na Internet tem sido um dos temas dominantes para a indústria fonográfica, e para estudiosos de áreas de inovação e cultura. Essa pesquisa tem como objetivo elucidar a complexa relação entre o setor fonográfico e o consumidor, no contexto da Internet, analisando aspectos culturais dos posicionamentos de cada agente. Utiliza-se o Design Estratégico para avaliar a evolução do processo de consumo de música. Durante o trabalho, buscou-se inicialmente compreender a natureza da inovação no setor; os contextos históricos que causam essa inovação; a cultura de consumo de música digital e a pirataria; e o papel do artista musical na cadeia produtiva desse segmento. Através do método qualitativo, utilizando entrevistas e a técnica focus group, foram identificados os diferentes discursos que sustentam as atividades de consumo, e o posicionamento dos diferentes atores deste processo. A partir dos resultados desse trabalho foram propostas melhorias para o setor. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-18T18:26:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-18T18:26:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3047 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3047/1/design_cultura.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3047/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
06fd9df481865d25e43009577077568b 30aee977a52392c99464e4663dd115a2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797220856238178304 |