Estudo das estratégias da Rede Globo de Televisão na esfera da cidadania

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Dourado, Jacqueline Lima
Orientador(a): Brittos, Valério Cruz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
Departamento: Escola da Indústria Criativa
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2524
Resumo: A tese trata das questões enfrentadas pela Rede Globo na construção dos conteúdos de cidadania, como eles estão representados na programação da emissora. O foco da análise são os objetivos que a emissora quer alcançar, quando insere as temas sociais por meio de ações de marketing ou merchandising social, nos quais a temática dos direitos, dos deveres para com o próximo, com o meio ambiente, com a diversidade, com o respeito às diferenças e às individualidades, está presente. O tratamento dado a essas questões, por parte da mídia, é de ordem específica. A televisão, lócus escolhido para esta pesquisa, tem um lugar concreto, a programação, a qual expõe e dispõe não só sua concepção, mas também seu poder de imposição de uma dada ordem social e política e de certo tipo de ser e de agir. A televisão elabora, legitimiza e institui, por meio de tratamentos específicos ao campo das mídias e dos conteúdos de cada programa que vai ao ar, o modelo de sociedade e de homem que deseja construir ou impor. A pesquisa desenvo
id USIN_8e38cb659fb84e4b93d71ed21be11988
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2524
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T17:55:10Z2015-03-05T17:55:10Z2009-01-16Made available in DSpace on 2015-03-05T17:55:10Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 16A tese trata das questões enfrentadas pela Rede Globo na construção dos conteúdos de cidadania, como eles estão representados na programação da emissora. O foco da análise são os objetivos que a emissora quer alcançar, quando insere as temas sociais por meio de ações de marketing ou merchandising social, nos quais a temática dos direitos, dos deveres para com o próximo, com o meio ambiente, com a diversidade, com o respeito às diferenças e às individualidades, está presente. O tratamento dado a essas questões, por parte da mídia, é de ordem específica. A televisão, lócus escolhido para esta pesquisa, tem um lugar concreto, a programação, a qual expõe e dispõe não só sua concepção, mas também seu poder de imposição de uma dada ordem social e política e de certo tipo de ser e de agir. A televisão elabora, legitimiza e institui, por meio de tratamentos específicos ao campo das mídias e dos conteúdos de cada programa que vai ao ar, o modelo de sociedade e de homem que deseja construir ou impor. A pesquisa desenvoThe thesis addresses questions raised about the rights of citizens as represented in programming by the Rede Globo network. The analysis focuses on some of the objectives the network desires to achieve as it inserts certain social themes into its marketing and merchandising messages, such as legal rights, ecology, diversity, differences and individuality. These questions are examined in a specific manner. The focus chosen for this study puts on display how television programming utilizes its own conception of social order and of politics and also how it makes use of its power to impose a particular viewpoint regarding being and behavior. Television elaborates, legitimizes and institutionalizes a restrictive model of society and humankind that it desires to build up through operations in the media field and by the contents of each program it broadcasts. The Rede Globo network pursues certain strategies in an attempt to maintain market share, keeping itself close aligned to audience ratings. Their actions incluNenhumaDourado, Jacqueline Limahttp://lattes.cnpq.br/6904297262686526BRITTOS, V.C.Brittos, Valério CruzUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaEstudo das estratégias da Rede Globo de Televisão na esfera da cidadaniaCiências Sociais Aplicadaseconomia política da comunicaçãomarketingmerchandising socialRede Globotelevisãomarketingpolitical economics of communicationsocial marketingtelevisioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2524info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALDouradoJacquelineLimaComunicacao.pdfDouradoJacquelineLimaComunicacao.pdfapplication/pdf1280720http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2524/1/DouradoJacquelineLimaComunicacao.pdf3671edbe975df71a6feff9b6aafdb69bMD51UNISINOS/25242015-03-17 09:44:46.036oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2524Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T12:44:46Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo das estratégias da Rede Globo de Televisão na esfera da cidadania
title Estudo das estratégias da Rede Globo de Televisão na esfera da cidadania
spellingShingle Estudo das estratégias da Rede Globo de Televisão na esfera da cidadania
Dourado, Jacqueline Lima
Ciências Sociais Aplicadas
economia política da comunicação
marketing
merchandising social
Rede Globo
televisão
marketing
political economics of communication
social marketing
television
title_short Estudo das estratégias da Rede Globo de Televisão na esfera da cidadania
title_full Estudo das estratégias da Rede Globo de Televisão na esfera da cidadania
title_fullStr Estudo das estratégias da Rede Globo de Televisão na esfera da cidadania
title_full_unstemmed Estudo das estratégias da Rede Globo de Televisão na esfera da cidadania
title_sort Estudo das estratégias da Rede Globo de Televisão na esfera da cidadania
author Dourado, Jacqueline Lima
author_facet Dourado, Jacqueline Lima
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6904297262686526
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv BRITTOS, V.C.
dc.contributor.author.fl_str_mv Dourado, Jacqueline Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brittos, Valério Cruz
contributor_str_mv Brittos, Valério Cruz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
economia política da comunicação
marketing
merchandising social
Rede Globo
televisão
marketing
political economics of communication
social marketing
television
dc.subject.por.fl_str_mv economia política da comunicação
marketing
merchandising social
Rede Globo
televisão
dc.subject.eng.fl_str_mv marketing
political economics of communication
social marketing
television
description A tese trata das questões enfrentadas pela Rede Globo na construção dos conteúdos de cidadania, como eles estão representados na programação da emissora. O foco da análise são os objetivos que a emissora quer alcançar, quando insere as temas sociais por meio de ações de marketing ou merchandising social, nos quais a temática dos direitos, dos deveres para com o próximo, com o meio ambiente, com a diversidade, com o respeito às diferenças e às individualidades, está presente. O tratamento dado a essas questões, por parte da mídia, é de ordem específica. A televisão, lócus escolhido para esta pesquisa, tem um lugar concreto, a programação, a qual expõe e dispõe não só sua concepção, mas também seu poder de imposição de uma dada ordem social e política e de certo tipo de ser e de agir. A televisão elabora, legitimiza e institui, por meio de tratamentos específicos ao campo das mídias e dos conteúdos de cada programa que vai ao ar, o modelo de sociedade e de homem que deseja construir ou impor. A pesquisa desenvo
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-01-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T17:55:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T17:55:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2524
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2524/1/DouradoJacquelineLimaComunicacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3671edbe975df71a6feff9b6aafdb69b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220852838694912