Impactos da estratégia promocional black friday na propensão de comprar dos consumidores no consumo de final de ano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Alberto Alexandre Carreras Guerra
Orientador(a): Nuno Manoel Martins Dias Fouto
Banca de defesa: Claudio Felisoni de Angelo, Daniel Estima de Carvalho, Marcos Roberto Luppe
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Administração
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.12.2021.tde-07102022-192233
Resumo: A Black Friday (BF) é uma estratégia promocional do varejo que acontece no final do mês de novembro com contexto único em relação à outras liquidações, com a conotação de descontos imperdíveis. Com o passar dos anos a ação promocional, passou a construir sobre si características de um ritual de consumo no período de compras de final de ano, composta por quatro pilares fundamentais que a caracterizam: materialismo, ligação relacional, Natal e tradição. Conforme a BF se expandia, se tornando mais conhecida e mais representativa em vendas, inicia-se o despertar do interesse dos acadêmicos sobre o tema e as primeiras pesquisas começam a ser publicadas em 2011, crescendo o número de publicações ano após ano. Esta tese foi elaborada em formato de 3 artigos com a intenção de fazer a interconexão entre a produção intelectual e acadêmica sobre o tema Black Friday. O artigo 1 trata-se de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre o tema que tem por objetivo mapear e agrupar os estudos realizados sobre a BF, identificando os principais tópicos dentro do escopo desse estudo e possíveis lacunas de pesquisa. No artigo 2, em trabalho exploratório, conta-se um pouco da história da BF e busca analisar o processo de escolha dos consumidores nas compras de final de ano e identificar a dimensão dos aderentes à BF. No artigo 3 se propõe um modelo a ser testado que tem por objetivo avaliar a influência da BF, da Impulsividade, do Prazer em Comprar e do Materialismo com a Propensão a Comprar em Promoção na qual se tem a hipótese de que a Black Friday, com toda a sua conotação única, possa gerar um efeito moderador na Propensão a Comprar. As principais descobertas que esta tese traz são: ao contrário do que se pensava antes, as compras dos consumidores na BF são para si e não para presentes de Natal, que se mantém como grande concentração em dezembro, porém de forma distinta da adoção da BF, uma vez que a BF provoca grande impacto nas escolhas das compras de final de ano e no comportamento do consumidor apresentando uma influência forte e significativa, junto com a Impulsividade e Prazer em Comprar na Propensão a Comprar em Promoção do consumidor, mas sem apresentar efeito de moderação. Neste caso esta tese ratifica estudos anteriores como o de Santini et al (2015), que constatou a ausência de moderação de ações promocionais na propensão a comprar, uma vez que suprimiu as limitações do estudo desses autores. Entregou-se também uma lista de 69 artigos sobre a BF dividida por tema, autor, título e ano de publicação, sendo possível pesquisadores futuros identificarem oportunidades ou lacunas de pesquisa sobre o tema. Outro ponto que este trabalho traz, são evidências que a ação de Black Friday Antecipada parece não seduzir os consumidores a comprar antecipadamente, já que a maioria deles espera até o último momento para fazer suas compras na expectativa de encontrar o melhor preço. Estas constatações e contribuições podem ajudar aos acadêmicos em ampliar os conhecimentos sobre o tema para futuras pesquisas e à indústria e varejistas a entender o quanto a BF é importante não só do ponto de vista de volume de vendas, mas que também apresenta um papel relevante nas compras de final de ano e no comportamento dos consumidores, e com isso se preparar melhor de forma a desenvolver e implementar estratégias de marketing mais adequadas e assertivas, trazendo melhores resultados e principalmente gerando valor, interesse e maior satisfação para consumidores.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Impactos da estratégia promocional black friday na propensão de comprar dos consumidores no consumo de final de ano Impacts of the black friday promotional strategy on deal proneness in holiday shopping season 2021-12-13Nuno Manoel Martins Dias FoutoClaudio Felisoni de AngeloDaniel Estima de CarvalhoMarcos Roberto LuppeAlberto Alexandre Carreras GuerraUniversidade de São PauloAdministraçãoUSPBR Black Friday Black Friday Shopping Deal Proneness Estratégia promocional Promotional Strategy Propensão a comprar Retail Revisão Sistemática de literatura Systematic Literature Review Varejo A Black Friday (BF) é uma estratégia promocional do varejo que acontece no final do mês de novembro com contexto único em relação à outras liquidações, com a conotação de descontos imperdíveis. Com o passar dos anos a ação promocional, passou a construir sobre si características de um ritual de consumo no período de compras de final de ano, composta por quatro pilares fundamentais que a caracterizam: materialismo, ligação relacional, Natal e tradição. Conforme a BF se expandia, se tornando mais conhecida e mais representativa em vendas, inicia-se o despertar do interesse dos acadêmicos sobre o tema e as primeiras pesquisas começam a ser publicadas em 2011, crescendo o número de publicações ano após ano. Esta tese foi elaborada em formato de 3 artigos com a intenção de fazer a interconexão entre a produção intelectual e acadêmica sobre o tema Black Friday. O artigo 1 trata-se de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre o tema que tem por objetivo mapear e agrupar os estudos realizados sobre a BF, identificando os principais tópicos dentro do escopo desse estudo e possíveis lacunas de pesquisa. No artigo 2, em trabalho exploratório, conta-se um pouco da história da BF e busca analisar o processo de escolha dos consumidores nas compras de final de ano e identificar a dimensão dos aderentes à BF. No artigo 3 se propõe um modelo a ser testado que tem por objetivo avaliar a influência da BF, da Impulsividade, do Prazer em Comprar e do Materialismo com a Propensão a Comprar em Promoção na qual se tem a hipótese de que a Black Friday, com toda a sua conotação única, possa gerar um efeito moderador na Propensão a Comprar. As principais descobertas que esta tese traz são: ao contrário do que se pensava antes, as compras dos consumidores na BF são para si e não para presentes de Natal, que se mantém como grande concentração em dezembro, porém de forma distinta da adoção da BF, uma vez que a BF provoca grande impacto nas escolhas das compras de final de ano e no comportamento do consumidor apresentando uma influência forte e significativa, junto com a Impulsividade e Prazer em Comprar na Propensão a Comprar em Promoção do consumidor, mas sem apresentar efeito de moderação. Neste caso esta tese ratifica estudos anteriores como o de Santini et al (2015), que constatou a ausência de moderação de ações promocionais na propensão a comprar, uma vez que suprimiu as limitações do estudo desses autores. Entregou-se também uma lista de 69 artigos sobre a BF dividida por tema, autor, título e ano de publicação, sendo possível pesquisadores futuros identificarem oportunidades ou lacunas de pesquisa sobre o tema. Outro ponto que este trabalho traz, são evidências que a ação de Black Friday Antecipada parece não seduzir os consumidores a comprar antecipadamente, já que a maioria deles espera até o último momento para fazer suas compras na expectativa de encontrar o melhor preço. Estas constatações e contribuições podem ajudar aos acadêmicos em ampliar os conhecimentos sobre o tema para futuras pesquisas e à indústria e varejistas a entender o quanto a BF é importante não só do ponto de vista de volume de vendas, mas que também apresenta um papel relevante nas compras de final de ano e no comportamento dos consumidores, e com isso se preparar melhor de forma a desenvolver e implementar estratégias de marketing mais adequadas e assertivas, trazendo melhores resultados e principalmente gerando valor, interesse e maior satisfação para consumidores. Black Friday (BF) is a retail promotional strategy that happens once a year in November with a unique context in relation to others promotional strategies, and characterized by discounts. Over the years, the promotional strategy began to build on itself characteristics of a consumption ritual in the holiday shopping season, composed of four fundamental pillars that characterize it: materialism, relational connection, Christmas and tradition. As BF expanded, becoming better known and more representative in sales, the interest of academics on the subject began to arouse and the first researches started to be published in 2011, the number of publications growing year after year. This thesis was prepared in the format of 3 articles with the intention of making the interconnection between intellectual and academic production on the theme Black Friday. The first article is a Systematic Literature Review (RSL) on the subject that aims to map and group the studies on BF subject, identifying the main topics within the scope of this study and possible research gaps. In article 2 of this thesis, in an exploratory work, a little of the history of BF is told and seeks to analyze the consumer choice process in the holiday shopping season and identify the dimension of adherents to BF. Article 3 proposes a model to be tested that aims to check the influence of BF, Impulsiveness, Enjoyment in Buying and Materialism with the Deal Proneness and tests the theory that BF, with all its connotation unique, controversies and advertising that it presents may have a moderating effect on the Deal Proneness . The main findings that this thesis brings are: contrary to what was previously thought, consumer purchases at BF are for themselves and not for Christmas gifts, which remains a large concentration in December, but in a different way from the adoption of BF, since BF has a great impact holiday shopping season choices and consumer behavior, showing a strong and significant influence, along with Impulsivity and Enjoyment in Buying on the Deal Proneness, but without having an effect of moderation. In this case, this thesis confirms previous studies such as the one by Santini et al (2015), who found the lack of moderation of promotional strategies in the intention to buy, since it suppressed the limitations of the study by these authors. A list of 69 articles on BF was also delivered, divided by theme, author, title and year of publication, making it possible for future researchers to identify research opportunities or gaps on the topic. Another point that this work brings is evidence that the Early Black Friday strategy does not seem to entice consumers to buy, since most of them wait until the last moment to make their purchases in the expectation of finding the best price. These findings and contributions can help academics to expand knowledge on the subject for future research and industry and retailers to understand how important BF is not only in terms of sales volume, but also plays a relevant role in holiday shopping season and consumer behavior, and thus better prepare in order to develop and implement more appropriate and assertive marketing strategies, bringing better results and mainly generating value, interest and more satisfaction for consumers. https://doi.org/10.11606/T.12.2021.tde-07102022-192233info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:25:01Zoai:teses.usp.br:tde-07102022-192233Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-20T18:06:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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