Efeitos da recomendação online no comportamento do consumidor: um estudo envolvendo confiança, satisfação, recomendação e intenção de compra

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Marcelo Custodio de Oliveira
Orientador(a): Jose Afonso Mazzon
Banca de defesa: Stefânia Ordovás de Almeida, Geraldo Luciano Toledo
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Administração
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.12.2013.tde-06022014-191749
Resumo: A Web 2.0 vem alterando o comportamento do consumidor em relação às marcas. No contexto de interação pelas comunidades de marcas, sites de opiniões, blogs e micro blogs, aflora a prática do colaborativismo em que consumidores, espontaneamente, tomam atitudes de recomendar online bens e serviços, baseados em suas experiências positivas ou negativas de pré-compra. Estas atitudes de recomendação online fazem parte de um novo fenômeno que tem sido pesquisado no âmbito do estudo da intenção de compra do consumidor. O papel deste consumidor como colaborador e gerador de recomendações espontâneas nas mídias sociais traz um aumento da importância da fase de consideração no tradicional funil de compras, alterando o caminho que o consumidor decide por suas compras de produtos e serviços. Como resultado disso um impacto positivo ou negativo pode ser atribuído à intenção de compra e seus antecedentes como o sentimento de confiança, a expectativa de satisfação e a intenção de recomendação. Neste trabalho, propõe-se um framework teórico para discutir o impacto dessas mudanças e o desenho e a análise dos resultados de um experimento fatorial 2x2x2 que contribui para determinar qual o efeito das recomendações positivas ou negativas de influenciadores nas mídias sociais sobre esses antecedentes e a intenção de compra do consumidor. Como foco do experimento investiga-se e mensura-se o tamanho do impacto sobre dois tipos de serviços distintos em termos de valor para o cliente, um de alto valor monetário e outro de baixo valor monetário para o consumidor. De forma complementar investiga-se a existência ou não de diferença de atitude do consumidor em relação à intenção de compra destes serviços, entre recomendações originárias dos grupos pertencentes ao seu relacionamento social ou não. O resultado do estudo evidencia que o único fator relevante que traz impacto tanto para os antecedentes como para a intenção de compra do consumidor é o tipo de recomendação - positiva ou negativa - e que, de uma forma geral, maior impacto é atribuído para as recomendações positivas. O estudo proposto apresenta contribuições ao entendimento do comportamento do consumidor frente a este novo ambiente e trabalha no sentido de elucidar discussões de caráter gerencial com o foco em serviços em relação a esforços de marketing necessários em uma nova realidade no cenário corporativo, a era da colaboração e da importância crescente do papel dos influenciadores.
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Estas atitudes de recomendação online fazem parte de um novo fenômeno que tem sido pesquisado no âmbito do estudo da intenção de compra do consumidor. O papel deste consumidor como colaborador e gerador de recomendações espontâneas nas mídias sociais traz um aumento da importância da fase de consideração no tradicional funil de compras, alterando o caminho que o consumidor decide por suas compras de produtos e serviços. Como resultado disso um impacto positivo ou negativo pode ser atribuído à intenção de compra e seus antecedentes como o sentimento de confiança, a expectativa de satisfação e a intenção de recomendação. Neste trabalho, propõe-se um framework teórico para discutir o impacto dessas mudanças e o desenho e a análise dos resultados de um experimento fatorial 2x2x2 que contribui para determinar qual o efeito das recomendações positivas ou negativas de influenciadores nas mídias sociais sobre esses antecedentes e a intenção de compra do consumidor. Como foco do experimento investiga-se e mensura-se o tamanho do impacto sobre dois tipos de serviços distintos em termos de valor para o cliente, um de alto valor monetário e outro de baixo valor monetário para o consumidor. De forma complementar investiga-se a existência ou não de diferença de atitude do consumidor em relação à intenção de compra destes serviços, entre recomendações originárias dos grupos pertencentes ao seu relacionamento social ou não. O resultado do estudo evidencia que o único fator relevante que traz impacto tanto para os antecedentes como para a intenção de compra do consumidor é o tipo de recomendação - positiva ou negativa - e que, de uma forma geral, maior impacto é atribuído para as recomendações positivas. O estudo proposto apresenta contribuições ao entendimento do comportamento do consumidor frente a este novo ambiente e trabalha no sentido de elucidar discussões de caráter gerencial com o foco em serviços em relação a esforços de marketing necessários em uma nova realidade no cenário corporativo, a era da colaboração e da importância crescente do papel dos influenciadores. The Web 2.0 is changing consumer behavior towards brands. In the context of interaction through brand communities, reviews sites, blogs and microblogs, arises the practice of collaboration in which consumers spontaneously take attitudes to recommend online goods and services, based on their positive or negative experiences of pre-purchase. These attitudes of online recommendation belong to a new phenomenon that has been researched in the study of consumer purchase intention. The role of this consumer as a collaborator and generating recommendations spontaneously in the social media provides an increase of the importance of the stage of consideration in the traditional purchasing funnel, changing the way that consumers decide by their purchases of products and services. As a result, a positive or negative impact can be attributed to the purchase intention and its antecedents such as trust, satisfaction and intention of service recommendation . In this study, we propose a theoretical framework to discuss the impact of these changes and the design and analysis of a 2x2x2 factorial experiment that contributes to determine what is the effect of positive or negative recommendations from social media influencers on antecedents and consumer purchase intention. As focus of that experiment we have manipulated two types of services (low and high price), peer groups (personal and external) and nature of message (negative and positive recommendation). The results show that the only relevant factor which brings impact on the trust, satisfaction, recommendation and purchase intention is the type of message - positive or negative - and in general greater impact is attributed to positive messages. This study contributes to the understanding of the consumer behavior face this new environment and can drive to discuss the marketing efforts required in a new reality in the corporate scenario - the era of collaboration and increasing role of influencers. https://doi.org/10.11606/D.12.2013.tde-06022014-191749info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:18:26Zoai:teses.usp.br:tde-06022014-191749Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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