Coal Face, um filme de Alberto Cavalcanti

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Carla Dorea Bartz
Orientador(a): John Milton
Banca de defesa: Mariarosaria Fabris, Marcos Cesar de Paula Soares
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Letras (Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-19122014-190050
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre a figura do cineasta brasileiro Alberto Cavalcanti e sua participação do Movimento Documentário Britânico, como produtor e diretor no GPO Film Unit. Considerado um marco na história do cinema do Reino Unido, este Movimento adquiriu força, entre os anos de 1926 a 1939, ao produzir pequenos filmes que eram experimentos em linguagem e técnica cinematográficas. Para isso, contou com a colaboração de Cavalcanti, cuja contribuição é reconhecida pela crítica de hoje como fundamental. Para analisar como foi sua passagem pelo GPO Film Unit, este trabalho foi dividido em duas partes. A primeira foca as origens de Cavalcanti no Brasil e sua trajetória até a França. Descreve o início de sua carreira no cinema e apresenta o filme mais importante que dirigiu em Paris - Rien que Les Heures. A seguir, conta os motivos que o levaram a deixar a França e aceitar o convite de John Grierson para unir-se ao GPO Film Unit. Outros temas abordados são, o uso do cinema como ferramenta de propaganda, o contexto histórico e a participação de alguns personagens como o compositor Benjamin Britten e o poeta W.H. Auden. Para exemplificar e ao mesmo tempo analisar o trabalho do cineasta, a segunda parte concentra-se no filme Coal Face, dirigido por Cavalcanti em 1935. Esta análise levanta alguns dos recursos estilísticos utilizados pelo cineasta para a criação do filme, e o seu trabalho com a banda sonora. E, a partir desses elementos, faz algumas leituras do filme, buscando interpretá-lo a partir das temáticas apresentadas nas imagens e no som
id USP_a69e98c5f86876767d32a2e768a725a8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19122014-190050
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Coal Face, um filme de Alberto Cavalcanti Coal Face, a film by Alberto Cavalcanti 2003-04-29John MiltonMariarosaria FabrisMarcos Cesar de Paula SoaresCarla Dorea BartzUniversidade de São PauloLetras (Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês)USPBR Alberto Cavalcanti Alberto Cavalcanti British studies Cinema Cinema Coal Face Coal Face Documentário Documentary Estudos britânicos Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre a figura do cineasta brasileiro Alberto Cavalcanti e sua participação do Movimento Documentário Britânico, como produtor e diretor no GPO Film Unit. Considerado um marco na história do cinema do Reino Unido, este Movimento adquiriu força, entre os anos de 1926 a 1939, ao produzir pequenos filmes que eram experimentos em linguagem e técnica cinematográficas. Para isso, contou com a colaboração de Cavalcanti, cuja contribuição é reconhecida pela crítica de hoje como fundamental. Para analisar como foi sua passagem pelo GPO Film Unit, este trabalho foi dividido em duas partes. A primeira foca as origens de Cavalcanti no Brasil e sua trajetória até a França. Descreve o início de sua carreira no cinema e apresenta o filme mais importante que dirigiu em Paris - Rien que Les Heures. A seguir, conta os motivos que o levaram a deixar a França e aceitar o convite de John Grierson para unir-se ao GPO Film Unit. Outros temas abordados são, o uso do cinema como ferramenta de propaganda, o contexto histórico e a participação de alguns personagens como o compositor Benjamin Britten e o poeta W.H. Auden. Para exemplificar e ao mesmo tempo analisar o trabalho do cineasta, a segunda parte concentra-se no filme Coal Face, dirigido por Cavalcanti em 1935. Esta análise levanta alguns dos recursos estilísticos utilizados pelo cineasta para a criação do filme, e o seu trabalho com a banda sonora. E, a partir desses elementos, faz algumas leituras do filme, buscando interpretá-lo a partir das temáticas apresentadas nas imagens e no som The aim of this dissertation is to discuss the contribution of Brazilian filmmaker Alberto Cavalcanti to the British Documentary Film Movement, as a producer and director at the GPO Film Unit. This Movement is considered a key moment in the British film history as its short films became prime examples of film language and technique. Cavalcanti is now considered by critics to be the major figure this movement. This text is divided in two parts. The first is focused on Cavalcanti´s biography: his origins in Brazil, his period to France and the beginning of his career in the cinema. It also presents his most important French film Rien que les Heures. The dissertation also discusses the reasons that made him move from France to England. Other themes discussed are the use of cinema as propaganda, the historical context, and the contribution of artists like composer Benjamin Britten and poet W.H. Auden to the GPO Film Unit. The second part of this text focuses on Coal Face, directed by Cavalcanti for the GPO Film Unit in 1935 and describes and interprets his stylistic techniques and his work with sound on this film https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-19122014-190050info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:28:05Zoai:teses.usp.br:tde-19122014-190050Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-07-08T21:34:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Coal Face, um filme de Alberto Cavalcanti
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Coal Face, a film by Alberto Cavalcanti
title Coal Face, um filme de Alberto Cavalcanti
spellingShingle Coal Face, um filme de Alberto Cavalcanti
Carla Dorea Bartz
title_short Coal Face, um filme de Alberto Cavalcanti
title_full Coal Face, um filme de Alberto Cavalcanti
title_fullStr Coal Face, um filme de Alberto Cavalcanti
title_full_unstemmed Coal Face, um filme de Alberto Cavalcanti
title_sort Coal Face, um filme de Alberto Cavalcanti
author Carla Dorea Bartz
author_facet Carla Dorea Bartz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv John Milton
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mariarosaria Fabris
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcos Cesar de Paula Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Carla Dorea Bartz
contributor_str_mv John Milton
Mariarosaria Fabris
Marcos Cesar de Paula Soares
description Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre a figura do cineasta brasileiro Alberto Cavalcanti e sua participação do Movimento Documentário Britânico, como produtor e diretor no GPO Film Unit. Considerado um marco na história do cinema do Reino Unido, este Movimento adquiriu força, entre os anos de 1926 a 1939, ao produzir pequenos filmes que eram experimentos em linguagem e técnica cinematográficas. Para isso, contou com a colaboração de Cavalcanti, cuja contribuição é reconhecida pela crítica de hoje como fundamental. Para analisar como foi sua passagem pelo GPO Film Unit, este trabalho foi dividido em duas partes. A primeira foca as origens de Cavalcanti no Brasil e sua trajetória até a França. Descreve o início de sua carreira no cinema e apresenta o filme mais importante que dirigiu em Paris - Rien que Les Heures. A seguir, conta os motivos que o levaram a deixar a França e aceitar o convite de John Grierson para unir-se ao GPO Film Unit. Outros temas abordados são, o uso do cinema como ferramenta de propaganda, o contexto histórico e a participação de alguns personagens como o compositor Benjamin Britten e o poeta W.H. Auden. Para exemplificar e ao mesmo tempo analisar o trabalho do cineasta, a segunda parte concentra-se no filme Coal Face, dirigido por Cavalcanti em 1935. Esta análise levanta alguns dos recursos estilísticos utilizados pelo cineasta para a criação do filme, e o seu trabalho com a banda sonora. E, a partir desses elementos, faz algumas leituras do filme, buscando interpretá-lo a partir das temáticas apresentadas nas imagens e no som
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-19122014-190050
url https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-19122014-190050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras (Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês)
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376965275516928