Indagação filosófica e educação judaica: as leis do estudo da Torá do Código de Maimônides como guia
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Educação
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/T.48.2012.tde-06062012-154450 |
Resumo: | A tese procura demonstrar que em resposta ao desafio de transmitir o judaísmo para as novas gerações, num mundo freqüentemente hostil à cosmo-visão judaica, há uma proposta que é a visão halakhika da educação judaica que se baseia na articulação do conhecimento dos caminhos mandatórios ou leis judaicas, transformados em ações e comportamentos concretos que as realizam, na qual é fundamental e estruturante a indagação filosófica sobre os princípios que as fundamentam e suas aplicações em outros casos e situações. Tudo isso se dá dentro do referencial judaico, que reúne diversos conceitos específicos como HaSchem, Shabat, Torá e Olam Habá. Eles produzem uma visão da educação judaica com diferenciais próprios. O autor apresenta, para fundamentar a tese, algumas Leis do Estudo da Torá, conforme ensinamentos de Maimônides, bem como o pensamento de dois filósofos contemporâneos, Isadore Twersky e Moshe Greenberg, que focaram seu trabalho acadêmico nas fontes judaicas tradicionais, especialmente na Torá ou Bíblia Hebraica, no Talmud e no Mischnê Torá. |
id |
USP_bbef6d0079ceb4fae0af221b384ffff7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-06062012-154450 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Indagação filosófica e educação judaica: as leis do estudo da Torá do Código de Maimônides como guia Philosophical enquire and Jewish education: the Laws of the Torah Study from the Maimonides Code as a guide 2012-04-27Roseli FischmannCarlota Josefina Malta Cardozo dos Reis BotoLuiz Jean LauandSamuel Pinto NetoAri Marcelo SolonAlberto Samuel Milkewitz TrzonowiczUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Educação judaica e indagação Filosofia e educação judaica Indagação filosófica Jewish education and enquire Jewish laws or halakhot Leis judaicas ou halakhot Maimonides Maimônides Philosophical enquire Philosophy and Jewish education A tese procura demonstrar que em resposta ao desafio de transmitir o judaísmo para as novas gerações, num mundo freqüentemente hostil à cosmo-visão judaica, há uma proposta que é a visão halakhika da educação judaica que se baseia na articulação do conhecimento dos caminhos mandatórios ou leis judaicas, transformados em ações e comportamentos concretos que as realizam, na qual é fundamental e estruturante a indagação filosófica sobre os princípios que as fundamentam e suas aplicações em outros casos e situações. Tudo isso se dá dentro do referencial judaico, que reúne diversos conceitos específicos como HaSchem, Shabat, Torá e Olam Habá. Eles produzem uma visão da educação judaica com diferenciais próprios. O autor apresenta, para fundamentar a tese, algumas Leis do Estudo da Torá, conforme ensinamentos de Maimônides, bem como o pensamento de dois filósofos contemporâneos, Isadore Twersky e Moshe Greenberg, que focaram seu trabalho acadêmico nas fontes judaicas tradicionais, especialmente na Torá ou Bíblia Hebraica, no Talmud e no Mischnê Torá. The thesis aims at to demonstrate that, as an answer to the challenge of transmitting Judaism to the new generations in a world that is frequently hostile to this world vision there is a proposal, that is the halakhik vision of Jewish education based on the articulation of knowledge of the Jewish mandatory pathways or laws, expressed into concrete actions and behaviors, in which the philosophical enquire is fundamental, structuring the principles that underlie them and its applications in other cases and situations. All this happens inside the Jewish referencial which brings together diverse specifical concepts, like HaSchem, Shabat, Torah and Olam Habah. These produce a vision of Jewish education with its own differences. The author, to fundament the thesis, presents some of the Laws of the Torah Study, according to the teachings of Maimonides and the thought of two philosophers, Isadore Twersky and Moshe Greenberg, who focused his academic work in traditional Jewish sources, especially Torah, the Hebrew Bible, the Talmud and the Mishne Torah. https://doi.org/10.11606/T.48.2012.tde-06062012-154450info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:19:35Zoai:teses.usp.br:tde-06062012-154450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Indagação filosófica e educação judaica: as leis do estudo da Torá do Código de Maimônides como guia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Philosophical enquire and Jewish education: the Laws of the Torah Study from the Maimonides Code as a guide |
title |
Indagação filosófica e educação judaica: as leis do estudo da Torá do Código de Maimônides como guia |
spellingShingle |
Indagação filosófica e educação judaica: as leis do estudo da Torá do Código de Maimônides como guia Alberto Samuel Milkewitz Trzonowicz |
title_short |
Indagação filosófica e educação judaica: as leis do estudo da Torá do Código de Maimônides como guia |
title_full |
Indagação filosófica e educação judaica: as leis do estudo da Torá do Código de Maimônides como guia |
title_fullStr |
Indagação filosófica e educação judaica: as leis do estudo da Torá do Código de Maimônides como guia |
title_full_unstemmed |
Indagação filosófica e educação judaica: as leis do estudo da Torá do Código de Maimônides como guia |
title_sort |
Indagação filosófica e educação judaica: as leis do estudo da Torá do Código de Maimônides como guia |
author |
Alberto Samuel Milkewitz Trzonowicz |
author_facet |
Alberto Samuel Milkewitz Trzonowicz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Roseli Fischmann |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Luiz Jean Lauand |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Samuel Pinto Neto |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Ari Marcelo Solon |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alberto Samuel Milkewitz Trzonowicz |
contributor_str_mv |
Roseli Fischmann Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto Luiz Jean Lauand Samuel Pinto Neto Ari Marcelo Solon |
description |
A tese procura demonstrar que em resposta ao desafio de transmitir o judaísmo para as novas gerações, num mundo freqüentemente hostil à cosmo-visão judaica, há uma proposta que é a visão halakhika da educação judaica que se baseia na articulação do conhecimento dos caminhos mandatórios ou leis judaicas, transformados em ações e comportamentos concretos que as realizam, na qual é fundamental e estruturante a indagação filosófica sobre os princípios que as fundamentam e suas aplicações em outros casos e situações. Tudo isso se dá dentro do referencial judaico, que reúne diversos conceitos específicos como HaSchem, Shabat, Torá e Olam Habá. Eles produzem uma visão da educação judaica com diferenciais próprios. O autor apresenta, para fundamentar a tese, algumas Leis do Estudo da Torá, conforme ensinamentos de Maimônides, bem como o pensamento de dois filósofos contemporâneos, Isadore Twersky e Moshe Greenberg, que focaram seu trabalho acadêmico nas fontes judaicas tradicionais, especialmente na Torá ou Bíblia Hebraica, no Talmud e no Mischnê Torá. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-04-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/T.48.2012.tde-06062012-154450 |
url |
https://doi.org/10.11606/T.48.2012.tde-06062012-154450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1786376606604853248 |