Indagação filosófica e educação judaica: as leis do estudo da Torá do Código de Maimônides como guia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Alberto Samuel Milkewitz Trzonowicz
Orientador(a): Roseli Fischmann
Banca de defesa: Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto, Luiz Jean Lauand, Samuel Pinto Neto, Ari Marcelo Solon
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.48.2012.tde-06062012-154450
Resumo: A tese procura demonstrar que em resposta ao desafio de transmitir o judaísmo para as novas gerações, num mundo freqüentemente hostil à cosmo-visão judaica, há uma proposta que é a visão halakhika da educação judaica que se baseia na articulação do conhecimento dos caminhos mandatórios ou leis judaicas, transformados em ações e comportamentos concretos que as realizam, na qual é fundamental e estruturante a indagação filosófica sobre os princípios que as fundamentam e suas aplicações em outros casos e situações. Tudo isso se dá dentro do referencial judaico, que reúne diversos conceitos específicos como HaSchem, Shabat, Torá e Olam Habá. Eles produzem uma visão da educação judaica com diferenciais próprios. O autor apresenta, para fundamentar a tese, algumas Leis do Estudo da Torá, conforme ensinamentos de Maimônides, bem como o pensamento de dois filósofos contemporâneos, Isadore Twersky e Moshe Greenberg, que focaram seu trabalho acadêmico nas fontes judaicas tradicionais, especialmente na Torá ou Bíblia Hebraica, no Talmud e no Mischnê Torá.
id USP_bbef6d0079ceb4fae0af221b384ffff7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06062012-154450
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Indagação filosófica e educação judaica: as leis do estudo da Torá do Código de Maimônides como guia Philosophical enquire and Jewish education: the Laws of the Torah Study from the Maimonides Code as a guide 2012-04-27Roseli FischmannCarlota Josefina Malta Cardozo dos Reis BotoLuiz Jean LauandSamuel Pinto NetoAri Marcelo SolonAlberto Samuel Milkewitz TrzonowiczUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Educação judaica e indagação Filosofia e educação judaica Indagação filosófica Jewish education and enquire Jewish laws or halakhot Leis judaicas ou halakhot Maimonides Maimônides Philosophical enquire Philosophy and Jewish education A tese procura demonstrar que em resposta ao desafio de transmitir o judaísmo para as novas gerações, num mundo freqüentemente hostil à cosmo-visão judaica, há uma proposta que é a visão halakhika da educação judaica que se baseia na articulação do conhecimento dos caminhos mandatórios ou leis judaicas, transformados em ações e comportamentos concretos que as realizam, na qual é fundamental e estruturante a indagação filosófica sobre os princípios que as fundamentam e suas aplicações em outros casos e situações. Tudo isso se dá dentro do referencial judaico, que reúne diversos conceitos específicos como HaSchem, Shabat, Torá e Olam Habá. Eles produzem uma visão da educação judaica com diferenciais próprios. O autor apresenta, para fundamentar a tese, algumas Leis do Estudo da Torá, conforme ensinamentos de Maimônides, bem como o pensamento de dois filósofos contemporâneos, Isadore Twersky e Moshe Greenberg, que focaram seu trabalho acadêmico nas fontes judaicas tradicionais, especialmente na Torá ou Bíblia Hebraica, no Talmud e no Mischnê Torá. The thesis aims at to demonstrate that, as an answer to the challenge of transmitting Judaism to the new generations in a world that is frequently hostile to this world vision there is a proposal, that is the halakhik vision of Jewish education based on the articulation of knowledge of the Jewish mandatory pathways or laws, expressed into concrete actions and behaviors, in which the philosophical enquire is fundamental, structuring the principles that underlie them and its applications in other cases and situations. All this happens inside the Jewish referencial which brings together diverse specifical concepts, like HaSchem, Shabat, Torah and Olam Habah. These produce a vision of Jewish education with its own differences. The author, to fundament the thesis, presents some of the Laws of the Torah Study, according to the teachings of Maimonides and the thought of two philosophers, Isadore Twersky and Moshe Greenberg, who focused his academic work in traditional Jewish sources, especially Torah, the Hebrew Bible, the Talmud and the Mishne Torah. https://doi.org/10.11606/T.48.2012.tde-06062012-154450info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:19:35Zoai:teses.usp.br:tde-06062012-154450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Indagação filosófica e educação judaica: as leis do estudo da Torá do Código de Maimônides como guia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Philosophical enquire and Jewish education: the Laws of the Torah Study from the Maimonides Code as a guide
title Indagação filosófica e educação judaica: as leis do estudo da Torá do Código de Maimônides como guia
spellingShingle Indagação filosófica e educação judaica: as leis do estudo da Torá do Código de Maimônides como guia
Alberto Samuel Milkewitz Trzonowicz
title_short Indagação filosófica e educação judaica: as leis do estudo da Torá do Código de Maimônides como guia
title_full Indagação filosófica e educação judaica: as leis do estudo da Torá do Código de Maimônides como guia
title_fullStr Indagação filosófica e educação judaica: as leis do estudo da Torá do Código de Maimônides como guia
title_full_unstemmed Indagação filosófica e educação judaica: as leis do estudo da Torá do Código de Maimônides como guia
title_sort Indagação filosófica e educação judaica: as leis do estudo da Torá do Código de Maimônides como guia
author Alberto Samuel Milkewitz Trzonowicz
author_facet Alberto Samuel Milkewitz Trzonowicz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Roseli Fischmann
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luiz Jean Lauand
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Samuel Pinto Neto
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Ari Marcelo Solon
dc.contributor.author.fl_str_mv Alberto Samuel Milkewitz Trzonowicz
contributor_str_mv Roseli Fischmann
Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto
Luiz Jean Lauand
Samuel Pinto Neto
Ari Marcelo Solon
description A tese procura demonstrar que em resposta ao desafio de transmitir o judaísmo para as novas gerações, num mundo freqüentemente hostil à cosmo-visão judaica, há uma proposta que é a visão halakhika da educação judaica que se baseia na articulação do conhecimento dos caminhos mandatórios ou leis judaicas, transformados em ações e comportamentos concretos que as realizam, na qual é fundamental e estruturante a indagação filosófica sobre os princípios que as fundamentam e suas aplicações em outros casos e situações. Tudo isso se dá dentro do referencial judaico, que reúne diversos conceitos específicos como HaSchem, Shabat, Torá e Olam Habá. Eles produzem uma visão da educação judaica com diferenciais próprios. O autor apresenta, para fundamentar a tese, algumas Leis do Estudo da Torá, conforme ensinamentos de Maimônides, bem como o pensamento de dois filósofos contemporâneos, Isadore Twersky e Moshe Greenberg, que focaram seu trabalho acadêmico nas fontes judaicas tradicionais, especialmente na Torá ou Bíblia Hebraica, no Talmud e no Mischnê Torá.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.48.2012.tde-06062012-154450
url https://doi.org/10.11606/T.48.2012.tde-06062012-154450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376606604853248