Elementos para uma educação popular infantil: a experiência do Piá

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Lígia Cavalheiro Freire
Orientador(a): Lisete Regina Gomes Arelaro
Banca de defesa: Ana Lucia Goulart de Faria, Marcia Aparecida Gobbi
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.48.2013.tde-17122013-143904
Resumo: A presente pesquisa dedicou-se à análise da experiência do Piá, projeto de extensão universitária, vinculado à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, que no período de 1997 a 2010 realizou atividades educativas com crianças das classes populares do bairro da Barra Funda. A partir da questão fundamental: Quais os elementos políticos e pedagógicos poderiam caracterizar uma educação popular infantil? O objetivo da pesquisa foi realizar o estudo do histórico e concepções de educação popular e de infância e relacioná-las ás concepções de educação e práticas pedagógicas desenvolvidas pelo Projeto Piá. As considerações apresentadas foram baseadas no levantamento bibliográfico, análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com educadoras e crianças que frequentaram o Projeto Piá. A análise dos materiais permitiu classificar os elementos nas categorias de concepção de educação, quais sejam: a) relação entre projeto de educação e projeto de sociedade; b) relação dialética entre o particular e o universal; c) relação entre teoria e prática e o papel das contradições; d) trabalho coletivo. E ainda nas categorias da prática pedagógica: a) trabalho como princípio educativo; b) cultura e formação omnilateral; c) tempos educativos; d) organização do espaço; e) gestão. O que ficou evidente com a conclusão dos estudos é que ainda que localizada, a experiência do Piá pode ser considerada relevante para pensar a construção de concepções e práticas pedagógicas transformadoras na educação da infância das classes populares.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Elementos para uma educação popular infantil: a experiência do Piá Childhood and popular education: the experience of Piá 2013-09-11Lisete Regina Gomes ArelaroAna Lucia Goulart de FariaMarcia Aparecida GobbiLígia Cavalheiro FreireUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Childhood Children popular education Educação popular Educação popular infantil Infância Popular education Project Piá Projeto Piá A presente pesquisa dedicou-se à análise da experiência do Piá, projeto de extensão universitária, vinculado à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, que no período de 1997 a 2010 realizou atividades educativas com crianças das classes populares do bairro da Barra Funda. A partir da questão fundamental: Quais os elementos políticos e pedagógicos poderiam caracterizar uma educação popular infantil? O objetivo da pesquisa foi realizar o estudo do histórico e concepções de educação popular e de infância e relacioná-las ás concepções de educação e práticas pedagógicas desenvolvidas pelo Projeto Piá. As considerações apresentadas foram baseadas no levantamento bibliográfico, análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com educadoras e crianças que frequentaram o Projeto Piá. A análise dos materiais permitiu classificar os elementos nas categorias de concepção de educação, quais sejam: a) relação entre projeto de educação e projeto de sociedade; b) relação dialética entre o particular e o universal; c) relação entre teoria e prática e o papel das contradições; d) trabalho coletivo. E ainda nas categorias da prática pedagógica: a) trabalho como princípio educativo; b) cultura e formação omnilateral; c) tempos educativos; d) organização do espaço; e) gestão. O que ficou evidente com a conclusão dos estudos é que ainda que localizada, a experiência do Piá pode ser considerada relevante para pensar a construção de concepções e práticas pedagógicas transformadoras na educação da infância das classes populares. This research was devoted to the analysis of the experience of Pia, university extension project, linked to the Faculty of Education, University of São Paulo, in the period from 1997 to 2010 that conducted educational activities with children of the working classes of the Barra Funda district. From the fundamental question: What are the political and pedagogical elements that could characterize a popular children\'s education? The objective of the research was to conduct the study of historical and conceptions of popular education and childhood and relate them ace conceptions of education and pedagogical practices developed by Project Pia. The considerations presented were based on literature review, document analysis and semi-structured interviews with teachers and children who attended the Project Pia. The material analysis allowed us to classify the elements in the categories of design education, namely: a) the relationship between education project and society project, b) dialectical relationship between the particular and the universal, c) relationship between theory and practice and the role of contradictions, d) collective work. And in the categories of teaching practice: a) work as an educational principle, b) culture and omnilateral formation, c) educational times, d) organization of space, and e) management. What became apparent with the completion of the study is that although localized, the experience of Pia can be considered relevant to consider the construction of concepts and transformative pedagogical practices in early childhood education of the working classes. https://doi.org/10.11606/D.48.2013.tde-17122013-143904info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:15:35Zoai:teses.usp.br:tde-17122013-143904Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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